Rose Tyler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rose Marion Tyler
Personagem de Doctor Who
Origem Londres, Inglaterra
Sexo Feminino
Espécie Humana
Família Jackie Tyler
Peter Tyler
Tony Tyler
Amigo(s) Mickey Smith
Capitão Jack
Sarah Jane
Harriet Jones
Criado por Russel T. Davies
Seriado(s) Doctor Who
Temporada(s) Primeira, Segunda e Quarta
Primeira aparição Rose
Última aparição The end of time (part 2)
Interpretado por Billie Piper
Projecto Televisão  · Portal Televisão

Rose Marion Tyler é uma personagem ficcional interpretada por Billie Piper no decorrer da série Britânica de ficção cientifica Doctor Who, e foi criada pelo produtor da série Russell T Davies. Com a ressurreição de Doctor Who em 2005, Rose foi apresentada no episódio 'Rose', como a nova companheira de viagem do protagonista da série O Doutor, em sua Nona e décima encarnação.

Quando o Nono Doctor conheceu Rose Tyler, ela era uma garota de 19 anos muito emocional que vivia em um conjunto habitacional em Londres e havia abandonado sua educação escolar sem muitas realizações. Ela vivia com sua mãe, Jackie Tyler, que contava histórias de um pai que ela nunca conheceu. Rose parecia destinada a viver a vida como uma vendedora de roupas em varejo.

Mas o Doctor explodiu seu local de trabalho e pouco tempo depois os dois começaram a viajar juntos na TARDIS. Ela ajudou Doctor a se sentir mais confortável sendo o último sobrevivente da Última Grande Guerra do Tempo. Antes de Rose conhecer o Doctor, ela namorava Mickey Smith, mas o relacionamento se deteriorou depois que Rose começou a viajar com Doctor, e voltou sua atenção para o Time Lord .

Histórico:[editar | editar código-fonte]

Rose Tyler, filha de Jackie e Peter Tyler, nasceu em torno de 1986. (TV: Rose, The Unquiet Dead, Dalek, Father's Day, Army of Ghosts) Seu pai morreu quando atingido por um carro enquanto ela ainda era um bebê. Uma futura Rose que tinha viajado de volta para esse mesmo dia com o Doctor estava presente para esses eventos, e interagiu com ela mesma do passado. (TV: Father's Day)

Ela estudou em Jericho Street Junior School, onde ela se juntou ao clube de ginástica, e ganhou uma medalha de bronze na competição. (TV: Rose) Ela deixou a escola com dezesseis anos a por causa de um relacionamento romântico com Jimmy Stone local, que terminou mal e, aparentemente, levou a sua falta de níveis. (PROSA: The Stone Rose)

Várias vezes durante sua infância, ela era, sem que ela soubesse, visitada e vigiada por seu futuro amigo, o Capitão Jack Harkness, que estava preso na Terra, depois de ter sido deixado no Satellite Cinco. Jack não falava com ela, a fim de evitar danos a sua linha do tempo. (TV: Utopia)

Quando Rose estava no final da adolescência, ela e sua mãe, Jackie, foram viver na Powell Estate, no sul de Londres. Rose trabalhou como assistente de loja na loja de departamento Henrik's. Ela entrou em um relacionamento com Mickey Smith algum tempo antes de 2005. (TV: Rose, The End of Time)

COM O DOUTOR[editar | editar código-fonte]

Primeiro encontro:[editar | editar código-fonte]

Quando ela tinha uns dezenove anos, Rose teve seu primeiro encontro com o doutor logo após a meia-noite de 1 de janeiro de 2005. Enquanto caminhava para casa com sua mãe, Rose tropeçou no Décimo Doutor que estava morrendo de envenenamento por radiação. Confundindo-o com um bêbado, ela perguntou se ele estava bem, e disse-lhe a data em que ele perguntou. O médico disse a ela que 2005 ia ser um grande ano para ela. Sorrindo, Rose continuou. (TV: The End of Time)

Encontro com o Doctor novamente:[editar | editar código-fonte]

Em março de 2005, Rose estava trabalhando na loja de departamentos, Henrik's , quando ela foi levar o dinheiro da loteria para o chefe eletricista, Wilson. Não foi possível encontrá-lo, e Rose percebeu que ela não estava sozinha, e foi, de fato, presa e prestes a ser morta por criaturas de plástico chamados Autons. O nono Doctor puxou Rose para longe e correu com ela. Escapando dentro de um elevador, ele puxou o braço de um Auton fora. O Doutor lhe disse que Wilson tinha sido morto pelos Autons. Ele alertou Rose que ele ia usar explosivos contra a transmissão de retransmissão para as Autons e disse-lhe para ser executado. The Doctor destruiu a loja logo após Rose sair, deixando-a sem emprego.

No dia seguinte, Rose encontrou o Doutor em sua casa. Ela questionou-o sobre os seres vivos de plástico. O braço de Auton que Mickey já havia descartado acompanhou o Doutor para o apartamento e atacou o Doutor e Rose. Depois que o Doutor desativou o sinal para o braço, ele saiu, dizendo para Rose esquecê-lo.

Usando a Internet, Rose encontrou um site que tinha informações sobre o Doutor. Mickey levou Rose para a casa do dono do site, Clive. Lá, Clive advertiu Rose que o Doutor era perigoso. Rose voltou para o carro do Mickey, onde, embora ela não soubesse, Mickey tinha sido substituído por uma duplicata Auton , e eles saíram para jantar. No restaurante, o médico encontrou o Auton Mickey e puxou-lhe a cabeça.

Escapando corpo atacando do Auton Mickey, o doutor e Rose entraram na TARDIS, onde o Doutor usou a cabeça para rastrear o sinal da Consciência Nestene. Descobrindo a consciência e o Mickey original em uma base embaixo da London Eye, o Doutor pediu a Consciência para deixar a Terra. Ela se recusou, e ordenou dois Autons para levar o Doctor prisioneiro e confiscar o anti-plástico que estava segurando.

Incapaz de escapar da base da Consciência Nestene sem acesso à TARDIS, Rose chutou os Autons, e o anti-plástico, no tanque contendo a Consciência Nestene. Isso salvou a vida do Doutor, e destruiu a Consciência. Escapando com Rose e o real Mickey para a segurança na TARDIS, o Doutor chamou Rose para viajar com ele no tempo e no espaço. Rose aceita, e esse foi o começo. (TV: Rose)

Bad Wolf[editar | editar código-fonte]

Em uma de suas viagens na TARDIS, Rose causou um paradoxo temporal, criando seu alter-ego "Bad Wolf", e espalhando através da história pistas que apareciam sempre em suas viagens com o Doctor, para lembrá-la de que precisava voltar para ele. Sem saber como pilotar a TARDIS, Rose foi forçada a olhar no coração da máquina, absorvendo assim a energia de seu vórtex temporal, e se transformando em um ser onipotente que poderia salvar o Doctor. Isso quase a matou, mas o Doctor conseguiu absorver a energia e transferi-la de volta para a TARDIS.

Ao adquirir os poderes do Vórtex, ela pilotou a TARDIS do Doctor de volta ao Nono Doctor. Uma nuvem de luz a cercou, e brilhou através de seus olhos. O sotaque londrino natural de Rose desapareceu. Com poderes criativos e destrutivos de um deus, ela pode destruir toda uma frota de Daleks, além de ter uma enorme influência sobre o tempo e o espaço.

Enquanto possuída, a entidade espalhou seu nome por muitos mundos e muitas eras para que, deste modo, o Nono Doctor e Rose do passado pudessem eventualmente seguir as pistas que possibilitariam a eles destruir os Daleks. Neste processo, a entidade acabou criando um paradoxo ontológico. Bad Wolf destruiu toda a frota de Daleks e todos os Daleks em Satélite Cinco, incluíndo o Imperador Dalek. Ela também alterou a realidade para trazer Jack Harkness de volta à vida. (TV: The Parting of the Ways)

Posteriormente, Jack descobriria ser aparentemente imortal, e levaria quase um século e meio de tempo subjetivo até que ele finalmente descobrisse que ela havia sido a responsável. (TV: Utopia) Como instigadora da imortalidade de Jack, Bad Wolf foi, portanto, indiretamente responsável pelo evento conhecido como Dia do Milagre na Terra. (TV: The New World, et al)

Rose não conseguiu manter estes poderes permanentemente sem destruiu a si mesma, e por isso o Nono Doctor restaurou sua condição de humana absorvendo a energia do Vórtex para seu próprio corpo, um processo que provaria ser destrutivo para sua estrutura celular, fazendo com que se regenerasse. (TV: The Parting of the Ways) Subsequentemente, Rose perdeu quase toda sua memória referente ao período em que foi Bad Wolf, dizendo que todo aquele conhecimento havia sido trancado como se fosse "proibido", e que a tentativa de repetir o feito poderia causar a destruição do universo. (TV: The Christmas Invasion) Rose é uma das únicas companions a causar a regeneração do Doctor, juntamente com Peri Brown e Wilfred Mott.

Habilidades:[editar | editar código-fonte]

A entidade Bad Wolf era incrivelmente poderosa e podia destruir toda uma frota de Daleks dividindo todos os átomos de suas naves, e dos próprios Daleks. (TV: The Parting of the Ways) Ela tinha também a habilidade de ressucitar seres já mortos e fazê-los imortais. (TV:The Parting of the WaysUtopia) Além disso, ela podia formar um campo de força para se defender das armas dos Daleks, e fazer com que as palavras "Bad Wolf" fossem espalhadas para vários pontos do tempo e do espaço para que Rose e o Doctor as encontrassem, o que eventualmente fez com que Rose se tornasse Bad Wolf, criando, assim, um paradoxo. Nas palavras de Bad Wolf, "eu criei a mim mesma". (TV: The Parting of the Ways)

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada: Episódio: Como:
Primeira Temporada Rose Rose Tyler
The End of the World
The Unquiet Dead
Aliens of London (parte 1)
World War Three (parte 2)
Dalek
The Long Game
Father's Day
The Empty Child (Parte 1)
The Doctor Dances (Parte 2)
Boom Town
Bad Wolf (Parte 1)
The Parting of the Ways (Parte 2) Rose Tyler/ Bad Wolf
Segunda Temporada The Christmas Invasion Rose Tyler
New Earth
Tooth and Claw
School Reunion
The Girl in The Fireplace
Rise of the Cyberman (Parte 1)
The Age of Steel ( Parte 2)
The Idiot's Lantern
The Impossible Planet (Parte 1)
The Satan Pit (Parte 2)
Love & Monsters
Fear Her
Army of Ghosts
Doomsday
Mini Episódio Children in Need Special
Quarta Temporada Partners In Crime
The Poison Sky
Midnight
Turn Left
The Stolen Earth (Parte 1)
Journey's End (Parte 2)
The End of Time: Part Two
Quinta Temporada Let's Kill Hitler TARDIS Voice Interface
Sexta Temporada The Day of The Doctor O Momento

Referências:[editar | editar código-fonte]

Lista de Episódios

O Momento (em inglês)

Rose Tyler (em inglês)

Bad Wolf (Lobo Mau) (em inglês)

Resenha Doctor Who 4ª temporada

Doctor Who 4ª temporada

The Day of The Doctor (em inglês)

The End of Time (em inglês)