Rosie Pellizzer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rosie Pellizzer
Rosie Pellizzer
Rosie Pellizzer no Brasil em 2023
Nome completo Roselaine Pelizzer
Nascimento 04 de outubro de 1993 (30 anos)
Caxias do Sul Rio Grande do Sul Brasil
Nacionalidade brasileira
Educação USP Centro de Educación Artística
Ocupação atriz
Atividade 2005 - presente

Rosie Pellizzer (Caxias do Sul, 4 de outubro de 1993), é uma atriz e modelo brasileira e gaúcha. Rosie é conhecida principalmente por seus trabalhos na televisão mexicana, produzidos pela empresa TelevisaUnivision. Algumas de suas atuações mais destacadas são como Daniela Moreno na novela Cita a Ciegas, Renata Garibay na série dramática Como Dice El Dicho, Sophie e Karina nas séries da Televisa Esta Historia Me Suena e La Rosa de Guadalupe, respectivamente. Suas aparições em palcos de teatro incluem Susana Bracknell em The Importance of Being Earnest, Wendla Bergmann em Frühlings Erwachen e Jeannie em Hair — o Musical. Atualmente. Rosie divide suas atividades profissionais entre seu país, Brasil, e o México, país que a acolheu e a permitiu ter seu trabalho exibido em dezenas de países.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Rosie Pellizzer nasceu em 4 de outubro de 1993 em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, como Roselaine Pelizzer. Desde pequena, Rosie mostrou interesse pela arte em suas diferentes formas. Aos 5 anos, Rosie começou a frequentar aulas de dança, aos 8 iniciou as aulas de teatro e aos 10, as aulas de canto. Desde muito cedo Rosie decidiu que queria profissionalizar-se e construir uma carreira como atriz. Ela frequentou diversos cursos de artes dramáticas em sua cidade natal até que, ao completar 17 anos, decidiu mudar-se para São Paulo, uma cidade com muito mais oportunidades artísticas. Em São Paulo, Rosie continuou sua formação além de se experimentar profissionalmente no teatro e no cinema. Aos 24 anos, Rosie Pellizzer decidiu se mudar para o exterior para amplificar sua carreira e oportunidades de trabalho. Em 2018 ela chegou à Cidade do México e iniciou um novo capítulo em sua história.

Formação Artística[editar | editar código-fonte]

Apesar de ter iniciado seus estudos artísticos muito cedo, Rosie sempre levou sua formação artística muito a sério. Aos seus 18 anos, Rosie foi aceita para estudar uma Licenciatura em Artes Cênicas na prestigiosa USP — Universidade de São Paulo, que aceita apenas 10 novos alunos por ano e que tem a melhor avaliação entre as Licenciaturas em Artes Cênicas da América Latina. Na mesma época, ela tomou aulas de teatro musical e na sequência se graduou em um curso técnico de Atuação na Escola de Atores Wolf Maya. Aos seus 24 anos, Rosie decidiu mudar-se para o México para continuar sua formação e enfrentar novos desafios — agora atuando em espanhol. Em 2018, Rosie se graduou no CEA — Centro de Educación Artística da Televisa, a maior produtora e emissora de televisão mexicana. Pellizzer segue constantemente em cursos para ampliar seus conhecimentos.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Rosie Pellizzer como Clarabela em A Farsa da Boa Preguiça de Ariano Suassuna

Teatro[editar | editar código-fonte]

Rosie Pellizzer sempre se declarou apaixonada pelo teatro, tendo este sido seu primeiro contato com a atuação e o mais presente em sua vida e em sua carreira. Rosie iniciou seu contato com o universo teatral através de cursos livres aos seus 8 anos de idade, e, desde então, o teatro tem sido uma constante em sua vida, de uma forma ou de outra. Até seus 17 anos, Rosie participou de diversas montagens teatrais, em sua maioria amadoras, na cidade gaúcha de Caxias do Sul. Dentre estas obras, destacam-se peças infantis, como O Dragão Verde e Escravos de Jó, experiências shakespearianas como Sonho de Uma Noite de Verão, e até mesmo uma obra de construção coletiva rendendo homenagem ao seu povo e suas tradições: é o caso de Farrapos, Histórias de Uma História. Após mudar-se para São Paulo, Rosie abraçou novos desafios no teatro profissional, como a marcante personagem Wendia Bergmann de O Despertar da Primavera, um divisor de águas na carreira de Rosie. Sua especialidade a nível teatral é o drama, gênero que a atriz domina com maestria, porém Rosie já desenvolveu personagens dos mais diversos gêneros e sob a batuta de grandes diretores. Merecem destaque suas atuações em uma tragédia rodrigueana, uma farsa de Ariano Suassuna e uma experiência determinante em sua trajetória: o teatro musical. Seu carisma, beleza e capacidade de transmitir emoções e conectar com o público lhe rendem elogios e críticas positivas cada vez que sobe ao palco. Já estando no México, Rosie não deixou o teatro de lado, mas sim, ampliou seus horizontes. Foi a protagonista feminina da comédia The Importance of Being Earnest, participou da tragédia Romeu e Julieta e se aventurou no teatro de ópera, tendo a oportunidade de se apresentar no icônico Palacio de Bellas Artes com a obra Ascanio in Alba, de Mozart.

Ano Obra Personagem Diretor País
2021 Ópera: Ascanio in Alba[1][2] (Mozart) Corpo de Baile Miguel Santa Rita MéxicoPalacio de Bellas Artes
2019 Romeu e Julieta[3] (William Shakespeare) Rosalina Mauricio García Lozano México – Foro Lucerna
2018 The Importance of Being Earnest [4][5] (Oscar Wilde) Susana Bracknell Pablo Mandoki México – Teatro de La Ciudadela
2016 Píramo e Tisbe [6](Vladimir Capella) Eco, Láquesis e Eurídice Ivo Ueter Brasil – São Paulo
A Farsa da Boa Preguiça [7] (Ariano Suassuna) Clarabela Sérgio Ferrara
2015 Maldito Nelson[8] (Nelson Rodrigues) Aurora (Os Sete Gatinhos) Elias Andreato
Hair – O Musical [9][10](James Rado/Jerome Ragni) Jeannie Hudson Glauber
2014 Frühlings Erwachen[11][12][13] [14][15] (Frank Wedekind) Wendla Bergmann Guilherme Marback
2013 A Pequena Sereia (Alexandre Biondi) Ariel Alexandre Biondi BrasilCampinas
2009/2010 Farrapos — Histórias de Uma História (Criação Coletiva) Julieta Jonas Piccoli BrasilCaxias do Sul e Bento Gonçalves
2008 Sonho de Uma Noite de Verão [16] (William Shakespeare) Hérmia BrasilCaxias do Sul
2006 O Dragão Verde (Maria Clara Machado) Mestre Golias Miguel Beltrami
Escravos de Jó (Carlos Carvalho) Nina Jaqueline Pinzon

Televisão e Cinema[editar | editar código-fonte]

Rosie Pellizzer na apresentação à imprensa de Cita a Ciegas

Apesar de os primeiros anos da carreira de Rosie Pellizzer terem sido exclusivamente dedicados ao teatro, Rosie sempre simpatizou fortemente com o universo da televisão. A oportunidade de viver esse novo desafio de atuar para as telas surgiu no México, após sua graduação no Centro de Educación Artística – CEA da Televisa. As portas da emissora se abriram rapidamente para Rosie, que passo a passo conquistou papeis de maior relevo e constância na televisão mexicana. Sua primeira cena gravada foi uma participação para a série El Dragón, ao lado de Sebastián Rulli, com quem voltaria a contracenar em Vencer El Pasado. O trabalho de Rosie pode ser visto em diferentes facetas em cada um dos seus créditos na televisão. Na pele de vilã, merece destaque sua atuação como Carla Valverde no episódio "Guerra Avisada No Mata Soldados", da série Como Dice El Dicho. Entre seus trabalhos como protagonista, a personagem Renata Garibay é a mais conhecida: o episódio "El Amor Es Como El Fuego, No Es Un Juego" conta com mais de 5 milhões de visualizações no canal do YouTube pertencente à emissora Televisa. Rosie Pellizzer teve contato com o cinema principalmente através de curta-metragens independentes. Nestes, Rosie teve a oportunidade de trabalhar também como diretora, editora e até mesmo autora em algumas das produções das quais participou como atriz.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Rosie Pellizzer como Jeannie em Hair - O Musical
Ano Título Papel País Notas
2022 Vencer la Ausencia Vendedora Joalheria México novela
Esta Historia Me Suena [17][18][19][20] Sophie Episódio “Creo en Mí” – elenco principal
La Rosa de Guadalupe[21][22] Sarahí Episódio “La Sustituta”
2021 Vencer El Pasado[23] Enfermera Renata novela
Mi Fortuna es Amarte Dublê Andrea
La Rosa de Guadalupe[24][25] Karina Episódio “La Mala del Cuento” – elenco principal
Como Dice El Dicho Azucena Episódio “Los Que De Corazón Se Quieren, De Corazón Se Hablan” – elenco principal [26][27]
Como Dice El Dicho Renata Garibay   Episódio “El Amor Es Como El Fuego, No Es Un Juego” [28][29][30][31]– elenco principal
2020 Império de Mentiras[32]   Carla Gómez novela
Como Dice El Dicho Valeria Episódio “Cuándo El Amor Es Fingido, En El Aire Es Conocido” [33][34]– elenco principal
La Rosa de Guadalupe[35][36] Reportera Episódio “La Equivocación”
Como Dice El Dicho Carla Valverde   Episódio “Guerra Avisada No Mata Soldados”[37] – elenco principal
2019 Cita a Ciegas[38] Daniela Moreno 70 episódios
El Dragón Empregada Pizzaria série
Como Dice El Dicho Karla Manescu Episódio “A La Prueba Buen Amor, A La Vista Buen Amor”[39] – elenco principal
Como Dice El Dicho Manuela Episódio “Con Las Glorias Se Olvidan Las Memorias” [40]– elenco principal
2018 Como Los Erizos Tania curta-metragem
Lágrimas En La Lluvia Elena
El Departamento Yolanda
2016 Cidade Fria Angela Brasil
Efígie Monique
2015 Eusébio Tia Firmina
Não Chame o Elevador Deborah
2012 Por Trás do Mundo Melissa
Estação da Luz Rute

Video games[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel País Notas
2012 Sutura Menina Brasil video game

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Além do português, seu idioma materno, Rosie também fala fluentemente inglês e espanhol.
  • Rosie é torcedora do Sport Club Internacional de Porto Alegre.
  • Pellizzer é conhecida por sua postura profissional no set e pelo carinho e respeito com os quais atende fãs e concede entrevistas.
  • Rosie Pellizzer aparece como Rosiany Pelizzer em alguns créditos, nome artístico adotado por ela no início de sua trajetória em São Paulo.

Referências

  1. «pera Ascanio in Alba, de Mozart». INBA - Instituto Nacional de Bellas Artes (em espanhol). Consultado em 5 de agosto de 2023 
  2. «Programa de mão Ascanio In Alba» (PDF) 
  3. Araujo, Juan Carlos (11 de abril de 2019). «ROMEO Y JULIETA». ENTRETENIA (em espanhol). Consultado em 5 de agosto de 2023 
  4. TIM, Televisa. «La Importancia de llamarse Ernesto». Las Estrellas TV (em espanhol). Consultado em 5 de agosto de 2023 
  5. Obra "La importancia de llamarse Ernesto", consultado em 5 de agosto de 2023 
  6. «Versão musical inédita da obra Píramo e Tisbe estreia neste sábado em SP - Acesso Cultural». acessocultural.com.br. 30 de agosto de 2016. Consultado em 5 de agosto de 2023 
  7. WM, Escola (20 de setembro de 2016), PEÇA - FARSA DA BOA PREGUIÇA, consultado em 5 de agosto de 2023 
  8. «EM CARTAZ- MALDITO NELSON | Escola de Atores Wolfmaya». wolfmaya.com.br. Consultado em 5 de agosto de 2023 
  9. «HAIR – O MUSICAL | Escola de Atores Wolfmaya». wolfmaya.com.br. Consultado em 5 de agosto de 2023 
  10. «Musical HAIR ganha nova montagem - Acesso Cultural». acessocultural.com.br. 13 de maio de 2015. Consultado em 5 de agosto de 2023 
  11. http://www.gv8.com.br, GV8 Sites e Sistemas- (7 de julho de 2017). «Teatro - O DESPERTAR DA PRIVAMERA em cartaz no Viga». canalaberto.com.br. Consultado em 5 de agosto de 2023 
  12. «Palco Paulistano». palcopaulistano.blogspot.com. Consultado em 5 de agosto de 2023 
  13. Guia Off RJ (PDF). [S.l.: s.n.] 
  14. «Guia Off» 
  15. «Maurício Destri: "Sempre acreditei que o teatro é a minha morada"». redeglobo.globo.com. Consultado em 5 de agosto de 2023 
  16. «Peça Sonho de uma Noite de Verão é apresentada domingo no Ordovás». Prefeitura de Caxias do Sul. Consultado em 5 de agosto de 2023 
  17. TIM, Televisa. «C1, T5: Creo en mí». Las Estrellas TV (em espanhol). Consultado em 5 de agosto de 2023 
  18. «Anexo:Episodios de Esta historia me suena». Wikipedia, la enciclopedia libre (em espanhol). 1 de agosto de 2023. Consultado em 5 de agosto de 2023 
  19. TIM, Televisa. «Esta historia me suena Vol. 5, capítulo 1: Creo en mí». Las Estrellas TV (em espanhol). Consultado em 5 de agosto de 2023 
  20. Nieto, Adriana; Kotsifakis, Hector; Arguelles, Julia (13 de junho de 2022), Creo en mí, Esta historia me suena, consultado em 5 de agosto de 2023 
  21. TIM, Televisa. «La Rosa de Guadalupe, capítulo 1735: La Sustituta». Las Estrellas TV (em espanhol). Consultado em 5 de agosto de 2023 
  22. TIM, Televisa. «C1735: La Sustituta». Las Estrellas TV (em espanhol). Consultado em 5 de agosto de 2023 
  23. Vencer el pasado (TV Series 2021) - IMDb (em inglês), consultado em 5 de agosto de 2023 
  24. «La rosa de Guadalupe | Capítulo 230 | La mala persona del cuento». La rosa de Guadalupe | Capítulo 230 | La mala persona del cuento (em espanhol). Consultado em 5 de agosto de 2023 
  25. TIM, Televisa. «C1606: La mala del cuento». Las Estrellas TV (em espanhol). Consultado em 5 de agosto de 2023 
  26. TIM, Televisa. «Como dice el dicho capítulo 95, temporada 11: "Los que de corazón se quieren, de corazón se hablan"». Las Estrellas TV (em espanhol). Consultado em 5 de agosto de 2023 
  27. Spoilers (3 de janeiro de 2022). «Actores de Como Dice el Dicho por capítulo de 2021». Spoilers Desde la Cuna (em espanhol). Consultado em 5 de agosto de 2023 
  28. Renata seduce a su profesor Eliseo | El amor es... | Como dice el dicho, consultado em 5 de agosto de 2023 
  29. Renata decide irse a vivir con su profesor | El amor es... | Como dice el dicho, consultado em 5 de agosto de 2023 
  30. «Compra 4325 - TV y Novelas México». www.zinio.com. Consultado em 5 de agosto de 2023 
  31. TIM, Televisa. «C73, T11: "El amor es como el fuego, no es un juego"». Las Estrellas TV (em espanhol). Consultado em 5 de agosto de 2023 
  32. Imperio de mentiras (Cine.com) (em espanhol), consultado em 5 de agosto de 2023 
  33. Univision. «Como Dice el Dicho - 'Cuando el amor es fingido en el aire es conocido'». Univision (em spanish). Consultado em 5 de agosto de 2023 
  34. TIM, Televisa. «C96, T10: "Cuando el amor es fingido, en el aire es conocido"». Las Estrellas TV (em espanhol). Consultado em 5 de agosto de 2023 
  35. Imperio de mentiras (Cine.com) (em espanhol), consultado em 5 de agosto de 2023 
  36. TIM, Televisa. «C1480: La Equivocación». Las Estrellas TV (em espanhol). Consultado em 5 de agosto de 2023 
  37. TIM, Televisa. «C53, T10: "Guerra avisada no mata soldados"». Las Estrellas TV (em espanhol). Consultado em 5 de agosto de 2023 
  38. «Cita a ciegas (2019)». IMDb (em inglês). Consultado em 5 de agosto de 2023 
  39. TIM, Televisa. «C71, T9: "A la prueba buen amor, a la vista buen amor"». Las Estrellas TV (em espanhol). Consultado em 5 de agosto de 2023 
  40. TIM, Televisa. «C41, T9: "Con las glorias, se olvidan las memorias"». Las Estrellas TV (em espanhol). Consultado em 5 de agosto de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]