Rostam Batmanglij

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rostam
Informação geral
Nome completo Rostam Batmanglij
Também conhecido(a) como Rostam
Nascimento 28 de novembro de 1983 (34 anos)
Local de nascimento Washington, D.C.
 Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos norte-americana
Gênero(s) Art pop, indie rock
Ocupação(ões) Músico, compositor, produtor
Progenitores Mãe: Najmieh Batmanglij
Instrumento(s) Piano, teclado, órgão, vocais, guitarra, baixo, programação, flauta, banjo, bateria, percussão
Afiliação(ões) Vampire Weekend, Charli XCX, Carly Rae Jepsen, Solange, Lykke Li
Página oficial officialrostam.com


Rostam Batmanglij (em persa, رستم باتمانقلیچ; Washington, 28 de novembro de 1983[1]), conhecido mononimamente como Rostam, é um produtor e multi-instrumentista de Nova York, sendo ex-tecladista, baixista e 2ª voz da banda de indie rock Vampire Weekend e cofundador do electro grupo Discovery.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Batmanglij cresceu em Washington, D.C.. Sua mãe, Najmieh Batmanglij, é uma ilustre autora de livros culinários, enquanto seu pai é um editor. Ambos seus pais são do Irã e chegaram a Washington DC em 1983. É irmão do diretor Zal Batmanglij.

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

Batmanglij conheceu os membros do Vampire Weekend enquanto participava da Columbia University, onde se formou em música. Eles começaram o grupo em seu último ano. O nome do grupo vem do filme de mesmo nome que Ezra Koenig e seus amigos fizeram sobre as férias de verão. [2] Eles autoproduziram seu primeiro álbum após a graduação, enquanto trabalhavam ao mesmo tempo. Batmanglij toca vários instrumentos na banda, mas também age como um letrista. Ezra Koenig colega descreveu a si mesmo e Batmanglij como "os dois compositores principais do grupo".

Batmanglij começou a gravar com Wes Miles, o vocalista do Ra Ra Riot, em um projeto que era para se tornar em um grupo de electro-funk, Discovery. Eles lançaram seu álbum de estreia, LP, em 7 de julho de 2009, através da XL Recordings. O álbum conta com contribuições vocais dos convidados Ezra Koenig, do Vampire Weekend, e Angel Deradoorian, do Dirty Projectors. [3].

Em 2010, a Converse lançou a canção "All Summer", composta por Batmanglij e que apresenta vocais de Kid Cudi e Bethany Cosentino, do Best Coast. [4]

Rostam também trabalha em solo sob o nome Boys Like Us. [5] Ele produziu a faixa "The Trick", do Das Racist, para o álbum Relax. [6]

Em Janeiro de 2016, por meio de seu Twitter, Rostam anunciou a sua saída da banda Vampire Weekend e afirmou continuar ajudando a banda em futuros projetos.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Batmanglij é abertamente gay e falou sobre sua homossexualidade para a revista Out. [7]

Referências[editar | editar código-fonte]