Rothmans International

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rothmans International
Rothmanslogo pt.PNG
Tipo Pública
Indústria Tabaco
Fundação 1890
Sede Londres, Reino Unido
Pessoas-chave Louis Rothman
Produtos Cigarros

Rothmans International plc foi um fabricante de tabaco britânico. Suas marcas incluíam a Rothmans e a Dunhill. Sua sede mundial residia em Hill Street, Londres e suas operações internacionais foram executados a partir de Denham Place, Denham Village, em Buckinghamshire.

História[editar | editar código-fonte]

A empresa foi fundada por Louis Rothman em 1890 como um pequeno quiosque na Fleet Street, em Londres. Em 1900 Rothman abriu um showroom em Pall Mall, de onde lançou sua famosa marca de cigarros Pall Mall. Sua reputação era tal que o rei Eduardo VII concedeu a Rothmans uma premiação em dinheiro. Rothmans foi listada na Bolsa de Londres em 1929.

Em 1954, a Rembrandt Tobacco Company adquiriu o controle acionário da Rothmans. Rembrandt foi se expandindo e em 1958 adquiriu a Carreras que, por sua vez teve um stoke de 51% na Alfred Dunhill em 1967. Na década de 1970, a Rothmans se envolveu como patrocinadora da equipe olímpica britânica em 1972 e da inauguração de Hong Kong Sevens, em 1976. Em janeiro de 1996, o Grupo Richemont Rembrandt fundiu seus negócios sob o nome de Rothmans International1 . Então, em 1999 a Rothmans foi adquirida pela British American Tobacco2 .

Esportes[editar | editar código-fonte]

Jacques Villeuneuve, pilotando pela WilliamsF1, com patrocinio notável da Rothmans

Como marca de cigarro, a Rothmans esteve bastante participativa em vários desportos, porém a que mais destacou, foi a participação em categorias de automobilismo. Em 1982, a Rothmans esteve participativa, como principal patrocinadora da Porsche, nas 24 Horas de Le Mans 1982, estampando seu logotipo em tres Porsche 956. Porém, o patrocinio que possa ter lhe dado a grande fama relacionado ao desporto automobilistico, se deu na Fórmula 1, donde patrocinou a equipe WilliamsF1, de 1994 até 1997. Pilotos famosos como Ayrton Senna, Damon Hill, Jacques Villeneuve estamparam o logotipo de cigarro em seus trajes de corrida.

Referências

  1. Richemont: History
  2. BAT will buy Rothmans New York Times, 12 January 1999
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.