Roy King

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Roy King
Nascimento 13 de abril de 1894
Bathurst
Morte 28 de novembro de 1941 (47 anos)
Cidadania Austrália
Ocupação militar
Prêmios Ordem de Serviços Distintos, Distinguished Flying Cross (Reino Unido)

Elwyn Roy King (13 de Maio de 1894 – 28 de Novembro de 1941) foi um militar australiano que ás da aviação durante a Primeira Guerra Mundial. Abateu 26 aviões inimigos,[1] fazendo dele o quarto maior ás da Austrália durante a guerra. Entre guerras, foi um piloto civil e engenheiro, entrando para a Real Força Aérea Australiana em 1939. Durante a Segunda Guerra Mundial desempenhou funções de comando em várias unidades de treino até falecer em 1941, com 47 anos.[2]

Nascido em Bathurst, Nova Gales do Sul, inicialmente prestou serviço na cavalaria, no Egipto, em 1916. Foi transferido para o Australian Flying Corps como mecânico em Janeiro de 1917, e posteriormente recebeu treino de voo para se tornar num piloto. Colocado no Esquadrão N.º 4, combateu na Frente Ocidental pilotando aviões Sopwith Camel e Snipe, alcançando sete vitórias aéreas nesta ultima aeronave, mais do que qualquer outro piloto.

A sua prestação de serviço rendeu-lhe a Cruz de Voo Distinto, a Ordem de Serviços Distintos, e uma menção em despachos. Regressando à Austrália em 1919, King passou alguns anos na aviação civil antes de se tornar no co-fundador de uma empresa de engenharia. Voltou a juntar-te à força aérea com o despoletar da Segunda Guerra Mundial e assumiu vários comandos, subindo na carreira até ao posto de Group Captain, pouco antes de falecer subitamente em Novembro de 1941.

Referências

  1. «Elwyn Roy King». www.theaerodrome.com. Consultado em 14 de outubro de 2016. 
  2. Fraser, Alan. King, Elwyn Roy (1894–1941). Canberra: National Centre of Biography, Australian National University 
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.