Roy Mustang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Roy Mustang
ロイ・マスタング
Primeira aparição Capítulo 3
Criado por Hiromu Arakawa
Vozes Japão Tōru Ōkawa (primeiro anime)[1]
Japão Shinichiro Miki (segundo anime)[2]
Brasil Hermes Barolli (nos dois animes)[3]
Diego Lima (filme live action)
Vida no animangá
Título Alquimista das Chamas
Personagem de Fullmetal Alchemist
Portal Animangá

Roy Mustang (ロイ・マスタング Roi Masutangu?) é um personagem fictício da série de anime e mangá Fullmetal Alchemist criado por Hiromu Arakawa. Na série, Mustang é um Alquimista Federal do Estado Militar de Amestris, bem como o superior do protagonista da série, Edward Elric. Roy ostenta o título de "Alquimista das Chamas" (焔の錬金術師 Honō no Renkinjutsushi?) pela sua habilidade de criar fogo com a alquimia, e esforça-se ambiciosamente para se tornar o próximo líder de Amestris. Apesar de sua ambição, conforme a série continua Mustang decide derrubar o Estado Militar após seu melhor amigo, Maes Hughes, ser morto por homúnculos, que estão controlando os militares. Consequentemente, junto de seus companheiros mais confiáveis Mustang decide derrotar a força militar.

Além de suas aparições no mangá e no anime, Mustang também foi destaque noutras mídias da série como jogos eletrônicos, OVAs e light novels. Desde sua introdução à série de mangá, Roy Mustang foi bem recebido pelos leitores, mantendo-se em segundo lugar nas pesquisas de popularidade. Seu personagem também recebeu elogios de diversas mídias, com muitos deles focalizando seu caráter e desenvolvimento, tanto no mangá como no anime.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Roy é uma pessoa fria, calculista,e sarcástica e é meio pervertido, mas por trás dessa fachada se esconde uma pessoa sentimental, que se preocupa com seus subordinados e amigos. Quer fazer tudo pelo o que acredita ser justiça. É preguiçoso, sempre evitando o trabalho. Outra mania dele é sair com várias garotas, sendo odiado por roubar a namorada de todo mundo. É jovem, e por ter conseguido subir tão rapidamente na carreira militar, ao posto de Coronel, tem vários inimigos. Sua maior ambição é virar marechal e acabar com as coisas erradas no exército (e que todas as mulheres do exercito usem minissaia). Roy é um grande amigo da tenente Hawkeye Riza Hawkeye, que é uma de seus subordinados,e demonstra ter um profundo sentimento em relação a ela. Nasceu em 1885.[4]

Alquimia[editar | editar código-fonte]

É conhecido como Alquimista das Chamas (Flame Alchemist) e manipula o fogo. Usando uma luva especial com um círculo de alquimia, Roy Mustang cria uma fagulha de fogo com a fricção do dedo com a mão, e com o círculo ele controla o oxigênio, criando uma combustão seguida de uma explosão, a potência e distância que pode ter a explosão podem variar e serem controlados. Outro uso de sua alquimia é para conquistar garotas. Manipulando o oxigênio, ele as deixa tontas. Elas caem, e ele aparece cavalheiramente para segurá-la, uma técnica tida como infalível. A técnica foi desenvolvida pelo pai de Riza Hawkeye, mestre de Mustang.

Essa tecnica foi guardada em total segredo, o criador disse que queria ensinar para Roy sobre sua alquimia mais poderosa, mas começa a ter um ataque, e morre dizendo que sua filha, sabe dessa alquimia, que um dia ela irá contar. O segredo dessa alquimia tão poderosa estava gravado nas costas de Riza como uma tatuagem, um círculo de transmutação enorme.

A Alquimia das chamas foi muito usada por Mustang na guerra de Ishbal, condecorando-o com um posto mais elevado no exercito e como Herói. Mais detalhes sobre tal alquimia no episódio 30 de Full Metal Alchemist Brotherhood.

História[editar | editar código-fonte]

Estudou alquimia com um homem, muito inteligente. Aprendeu a manipular o oxigênio rapidamente. Quando contou para seu mestre sobre entrar no Exército, ele não ficou feliz. Roy tentou se defender, mas seu mestre não estava interessado. Ele disse que queria ensinar para Roy sobre sua alquimia mais poderosa, mas começa a ter um ataque, e morre dizendo que sua filha, Riza Hawkeye, sabe dessa alquimia, que um dia ela irá contar.

Desde muito cedo, participou no exército. Como Alquimista Federal, participou na guerra em Ishbal, ou como ele gostava de chamar, um massacre. Foi lá que ele mudou, ganhando uma maturidade nunca antes alcançada. Fez amigos importantes, como o doutor Nox e Maes Hughes.

Ao voltar, recebeu a missão de recrutar jovens alquimistas para o exército. Recebeu a missão de ver a vida de Edward Elric, se espantando ao ver que Ed tinha apenas 11 anos. Ele percebe que Ed e seu irmão, Alphonse Elric, fizeram uma transmutação humana, e diz que se Ed quer o corpo de volta dos dois, ele deve virar um Alquimista Federal, ganhando direito a pesquisa em lugares proibidos para outras pessoas. 1 ano depois, Ed consegue seu posto.

Numa pesquisa de Ed, Roy dá para eles o nome Shou Tucker, um alquimista que fez uma Quimera falante. Deixa os dois sob o comando de Tucker. Mais tarde, ele pede para Hughes ir ver como está Tucker e o encontra morto, junto com uma quimera, a sua filha. Roy percebe que isso é caso de Scar. Os boatos sobre Scar se espalham rapidamente, um assassino que mata Alquimistas Federais. Andando pela rua, Edward e Alphonse encontram Scar. Os dois lutam, mas Scar usa sua alquimia para destruir a armadura de Alphonse e o braço de Edward. Mustang, Riza Hawkeye, Alex Louis Armstrong e outros membros do exército chegam e Scar revela ser um Ishbaliano, fugindo.

Certa vez à noite, Maes Hughes liga para Roy, desesperado com alguma coisa que seria uma crise pro exército, porém ele é morto no orelhão por Envy fingindo ser outra pessoa. Roy decide investigar. Ele pede informações sobre o caso para o Major Alex Louis Armstrong, mas o que recebe são as respostas por meio de código: uma organização, que está atrás da Pedra Filosofal, o matou, e por ordens superiores à do Coronel Armstrong não fala mais nada.

Roy Mustang recebe uma promoção, indo para a Central. Ele vai levar pessoas de sua confiança: Kain Fuery, Vato Falman, Heymans Breda, Jean Havoc e Riza Hawkeye.

Riza, no seu dia de folga, encontra Barry andando nas ruas. Ela chama o Coronel. Ao saber que ela conhece Alphonse, ele decide ajudá-la. Ele conta para Roy Mustang o que ele sabe sobre o Laboratório 5, onde era guardião, usado como fábrica da Pedra Filosofal. Investigando mais a fundo, descobre que Maria Ross foi acusada do assassinato de Hughes. Roy arma um plano: enviar Barry para salvá-la da prisão. Barry chega na prisão e salva Ling Yao, fazendo o mesmo com Maria Ross, e os três fogem. Roy, com um plano armado, finge carbonizar Maria Ross. Ele conseguiu fazê-la fugir, e colocou no lugar um corpo falso. Edward chega e entende mal, brigando com Roy.

Roy está quieto na sua sala e recebe uma ligação avisando do ataque dos Homunculus. Rapidamente ele parte para onde estão seus subordinados. Ele consegue chegar a tempo para impedir que Gluttony coma Riza, o derrubando. Depois de lutar mais um pouco, os Homunculus fogem. Barry sente o corpo verdadeiro dele, que o havia localizado para o início do ataque, e o segue. Riza, Al, Roy e Jean Havoc vão atrás, se separando dentro de um hospital. Jean e Roy encontram Lust. Roy consegue queimá-la, mas ela machuca Roy e depois o Jean.

Ela vai atrás de Riza, mas Roy chega e a impede. Querendo matá-la, ele a queima até a morte total dela, o que acontece. No hospital onde Roy é internado, Riza tem uma ideia: com um mapa, traçar mais ou menos onde está a sala secreta onde eles estavam. como eles não sabem a direção que tomaram, traçaram um círculo em volta do 3° Laboratório. Roy achou estranho o fato da sala do King Bradley estar exatamente no círculo. Depois, Havoc diz não sentir as pernas por causa das garras da Lust.

Roy percebe, quando volta ao trabalho, que Ed está chamando atenção demais para si. Os dois sentam e discutem as informações que têm. Depois de conversarem, Scar chega. Roy, para despistar, faz várias ligações avisando que Scar está em todos os lugares da cidade. No meio da luta os Homunculus aparecem. Ling põe uma granada na boca do Gluttony. Depois de explodido, Ed cria um cabo de aço, usado para amarrar Gluttony. Riza aparece e leva Ling e Gluttony embora.

Ed e Al encontram Roy, que os leva até um doutor, o doutro Nox, que vai com eles ajudar Ran Fan numa cabana escondida. O doutor, companheiro de Roy na guerra, aceita. Ling conta que o Führer é um Homunculus. Ao ouvir o nome Mustang, Gluttony fica irado pela morte da Lust, abrindo sua barriga, saindo das cordas. O Gluttony, com sua barriga aberta, cria uma espécie de feixe de luz que suga tudo para dentro da sua barriga. Ele quer Roy. Mustang, ferido, foge no carro do doutor Nox com Riza e Ran Fan. Ling, Al e Ed dizem que vão ficar para limpar a sujeira deles.

Roy decide ir falar com King Bradley para ver a verdade. Ele entra e encontra um oficial. Ele solta como uma brincadeira o fato do Führer ser um Homunculus. O oficial ri, e pede para ele contar essa piada para todo mundo de uma sala. O King Bradley entra na sala e pede para Roy repetir a piada. Wrath explica para Roy o que ele sabe, o seu passado, como foi criado: era uma criança criada no meio de várias outras. Todas elas aprenderam desde pequeno teorias sobre como ser o Führer de Amestris, junto com técnicas de luta. Somente um deles conseguiria esse posto. Na verdade, o corpo de quem aceitasse a Pedra Filosofal subiria de vida. Ele conseguiu, e recebeu uma família, um posto e um nome: King Bradley. Ele explica que todos os subordinados de Roy foram expalhados por Amestris.

Roy senta para tomar chá com King Bradley. Ed e Al aparecem. Wrath explica a situação deles, que se fizerem qualquer burrada, algo ruim acontecerá. Roy decide continuar. Ele explica a situação para o Major Armstrong, que decide lutar de verdade pela justiça.

Após isso Mustang continua pesquisando sobre o exércio e recebe a informação de que Selim Bradley, filho do Marechal é na verdade Pride o primeiro dos homunculos a ser criado pelo Pai e que ele os está observando de longe.

Junto com seus antigos subordinados ele monta um plano e junto com as tropas do General Gruman e da Generala Major Armstrong eles atacam a cidade central e avançam contra os homunculos e os grandes generais.

Mustang finalmente encontra Envy que lhe diz que matou Hugues, ele então passa a atacar Envy o ferindo e o humilhando varias vezes até ele se reduzir novamente, a sua forma mais vulneravel, antes que ele o matá-se ele é parado por Ed, e pela Tenente Hawkeye que com Al e Scar, o convencem a não se vingar de Envy se tornando perdido na vingança como o próprio Scar.

Envy acaba se suicidando e o Pai leva Ed, Al e Izumi para seu recinto, faltando segundo ele, o 5º sacrificio, quando um dos cientistas aliados dos homunculos os para e o manda fazer uma transmutação humana para que ele abrisse a porta e se tornasse o ultimo sacrificio, ao se negar ele fere gravemente a Tenente Hawkeye, mas está é salva por Mey Chang e duas quimeras que trairam Kimbley, por fim, após salvar a Tenente e prender o cientista, o Marechal e Selim invadem a sala, e prendem Mustang no chão, em seguida matam o cientista e dizem que estão com todos os sacrificios sumindo nas sombras de Pride em seguida.Roy se ve em frente ao Portão da Verdade (Portão da Alquimia). Ao chegar na sala,ele conta a Ed que esteve na frente de um portão enorme,Ed se espanta e ve se ele esta com todos os membros no lugar. Roy diz que não esta vendo Ed e pergunta ao mesmo se ele esta vendo alguma coisa,Ed diz que esta vendo. Roy caminha pelo lugar e tropeça,descobrindo que ao passar pelo Portão da Verdade,sua visão foi levada e fica inutilizavel na luta dos sacrificios humanos contra o Pai dos Humunculos,se envergonhando disso.Quando todos saem da sala,ele reencontra Riza e os outros,contando a Tenente que esta cego.Ele pergunta a Riza se ela ainda consegue lutar,Riza confirma,e Roy usa os olhos de sua subordinada para continuar lutando.

Referências

  1. Director: Seiji Mizushima (18 de outubro de 2003). «おかあさん......». Fullmetal Alchemist. Tokyo Broadcasting System 
  2. Director: Yasuhiro Irie (5 de abril de 2009). «鋼の錬金術師». Fullmetal Alchemist: Brotherhood. Tokyo Broadcasting System 
  3. «JBC indicada ao Oscar da Dublagem 2006». Henshin!. 5 de maio de 2006. Consultado em 15 de novembro de 2012 
  4. FMA Perfect Guidebook 2