Royal Mail Ship

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros conceitos com as mesmas iniciais, veja RMS.

Royal Mail ship ou Royal Mail steamer (significando "navio" ou "vapor do Correio Real" e, normalmente, abreviado para RMS) é um prefixo usado em navios mercantes britânicos contratados pela Royal Mail (companhia postal nacional do Reino Unido) para transportarem correio.

A designação começou a ser usada em 1840 e foi usada por um grande número de companhias, mas é associada frequentemente com a Cunard Line, a qual licitou com a Royal Mail um grande contrato de transporte e colocou o prefixo tradicional RMS em todos os seus navios. Hoje em dia, continua a usá-lo nos seus navios, entre os quais o RMS Queen Mary 2 e o RMS Queen Elizabeth 2.

O navio mais famoso a usar o prefixo RMS foi o tão conhecido RMS Titanic da White Star Line, afundado por um iceberg, na noite de 15 de abril de 1912.

Prefixo HMHS[editar | editar código-fonte]

Os navios ingleses com função hospitalar durante a Primeira Guerra Mundial recebiam o prefixo HMHS (de His Majesty's Hospital Ship, significando Navio Hospital de Sua Majestade).[1]

Prefixo SS[editar | editar código-fonte]

Tecnicamente, um navio usaria o prefixo somente quando fosse contratado para transportar correio, caso contrário, usaria o prefixo normal SS (de steam ship, significando "navio a vapor").

Prefixo RRS[editar | editar código-fonte]

Os navios de pesquisa ingleses recebem o prefixo RRS (Royal Research Ship, Navio de Investigação Real). Até aos anos 1960 este navios eram operados pela Royal Navy, como parte da frota auxiliar.

Prefixo M/V[editar | editar código-fonte]

Com o advento dos motores de combustão interna, o prefixo SS caiu em desuso, tendo sido substituído pelo M/V (motor vessel, embarcação a motor).

Prefixo S/V[editar | editar código-fonte]

Actualmente é frequente os iates à vela utilizarem o prefixo S/V (sailing vessel), se bem que a sua utilização é facultativa.

Referências

  1. A. Stahl, Dean; Landen, Karen (2001). Abbreviations Dictionary, Tenth Edition (em inglês). CRC Press. 483 páginas. ISBN 1420036645. Consultado em 13 de março de 2016 


Ver também[editar | editar código-fonte]

Outros prefixos:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.