Royale Association Athlétique Louviéroise

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Louviéroise
RAA Louviéroise.png
Nome Royale Association Athlétique Louviéroise
Alcunhas Les Loups (Os Lobos),
RAAL
Fundação 26 de Janeiro de 1913
Extinção Junho de 2009
Estádio Stade du Tivoli
Capacidade 11.000
Treinador Bélgica Frédéric Tilmant
Competição Bélgica Campeonato Belga
3ª divisão
Website raal.be
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Royale Association Athlétique Louviéroise também conhecido como La Louvière ou RAAL, foi um clube de futebol da Bélgica situado na cidade de La Louvière, na província de Hainaut. Fundado em 1913, o Anderlecht tem como estádio Stade du Tivoli, com capacidade para cerca de 11.000 pessoas. Dois jogadores foram convocados para a Seleção Belga de Futebol enquanto atuavam pelo La Louvière, Guy Dardenne (6 convocações enquanto atuava pelo La Louvière e 11 convocações no total) e Silvio Proto (5 convocações enquanto atuava pelo La Louvière).

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado em 26 de janeiro de 1913 durante uma reunião no Place Maugrétout em La Louvière. Foi nomeado A.A. Louviéroise. Após uma temporada na Liga Provincial, o futebol parou devido a Primeira Guerra Mundial. O clube não disputou jogos oficiais até 1921 pois não possuia estádio. Entre 1921 e 1937 o Louviéroise jogou nas Ligas Provinciais. Em 1937 o clube mudou seu nome para R.A.A. Louviéroise e alcançou a promoção.

O clube disputou suas primeiras Jupiler League's entre 1977 e 1979. Em 1984 foi rebaixado à Terceira divisão do futebol nacional e ficaram lá por 10 anos. Entre 1994 e 2000 jogou na segunda divisão.

Em 2006 o clube foi citado como um dos participantes num dos maiores escândalos do futebol que balançou o futebol belga. Alegou-se na imprensa que diversos jogadores, membros da diretoria e o presidente Gilbert Bodart tinham negociado uma grande quantia em dinheiro do homem de négócios chinês Zheyun YE, para manipularem resultados dos jogos do time a fim de lucrar com apostas de jogos de azar. No início o clube negou fortemente as alegações, mas em 21 de fevereiro de 2006 Bodart renunciou ao cargo de gerente.

O antes assistente do La Louvière Frédéric Tilmant, serviu de substituto ao cargo de presidente para a continuação da Liga mas não pode evitar o último lugar do RAAL na Liga. Com isso o time teria que disputar a segunda divisão na temporada 2006-07.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Elenco Atual[editar | editar código-fonte]

Nota: Bandeiras indicam equipe nacional, conforme definido pelas regras de elegibilidade da FIFA. Os jogadores podem ter mais de uma nacionalidade não-FIFA.

N.º Posição Jogador
Bélgica G Fabian Cremers
Bélgica G Sébastien Henry
20 Bélgica D Dimitri Leurquin
Bélgica D Benoit Ladrière
Bélgica M Anas Amerkad
Bélgica M Emmanuel Massaux
10 Bélgica M Geraldo Sprio
N.º Posição Jogador
Turquia M Soner Yurdakul
Bélgica M Michael di Franco
Bélgica A Ricardo Magro
Bélgica A Lorenzo Lai
Bélgica A Benjamin Kabongo
Bélgica A Jason Duchatelet

Jogadores famosos[editar | editar código-fonte]

Bélgica

Argélia

Camarões

Canadá

Eslovênia

Estados Unidos

 

França

Gana

Haiti

Macedônia

Nigéria

Turquia

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BélgicaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol belgas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.