Ruínas da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, também conhecida localmente como Igreja do Almagre ou Ruínas do Almagre, localiza-se na praia de Ponta de Campina, no município de Cabedelo, no litoral norte do estado brasileiro da Paraíba.

História[editar | editar código-fonte]

A igreja foi erguida no final do século XVII, no contexto do processo de conquista do território e de catequização dos indígenas na Paraíba.

Em 1676 João Fernandes Vieira vendeu a Jorge Homem Pinto várias propriedades, entre elas a praia do Poço. Não há referência ao templo nesse período.

Em 1804 há notícia de "igreja de pedra e cal coberta de telhas", como parte da propriedade.

As suas ruínas encontram-se tombadas desde 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) [1].

Em nossos dias, as ruínas encontram-se em áreas particulares, havendo um acesso provisório ao local desde o início de 2012, enquanto não se encerra a ação civil pública 0006513-60.2011.4.05.8200, em curso na 3ª Vara Federal em João Pessoa.

Características[editar | editar código-fonte]

O templo apresentava planta no formato retangular, com apenas uma nave, medindo 26 metros de comprimento por 12 metros de largura, erguendo-se a 12 metros de altura.

A fachada principal foi construída em pedra calcária, orientada para o norte. No alto da portada central havia um medalhão no qual estava esculpido um cavaleiro à beira de um penhasco, caçando um cervo com a sua lança, referência à lenda de D. Fuas Roupinho, na região de Nazaré, em Portugal. Havia também na fachada um nicho com a imagem de N. Sra. de Nazaré[2].

Em 1931 ainda existia um lavatório na sacristia, talhado em cinco lâminas de pedra sobrepostas, com seu característico golfinho.

Referências

  1. PONTES, Anna Maria de Lira. Entre fragmentos: os ditos e não-ditos das ruínas patrimoniais. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Federal da Paraí­ba. João Pessoa, 2010, p. 20. Recuperado de Repositório Institucional - UFPB.
  2. PONTES, Anna Maria de Lira. "A vivência do morto: a preservação de monumentos histórico-culturais em ruínas". Domínios da Imagem. Londrina, UEL, vol. 7, 2010, p. 45-51. Recuperado de Domínios da Imagem.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.