Ruínas maias de Belize

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ruínas maias de Xunantunich

As ruínas maias de Belize [1][2] incluem uma série de sítios arqueológicos maias pré-colombianos conhecidos e historicamente importantes. Belize é considerada parte das planícies maias do sul da área de cultura mesoamericana , e os locais encontrados lá foram ocupados desde o pré - clássico (2000 aC-200 dC) até depois da chegada dos espanhóis no século XVI.

Muitos locais estão em perigo devido à destruição por parte de empresas de construção, que frequentemente obtêm enchimentos das antigas ruínas.[3]

Caracol[editar | editar código-fonte]

Historicamente, o local mais importante, Caracol, está localizado no oeste de Belize, perto da fronteira com a Guatemala e dentro da parte de Belize da floresta tropical de Peten . Caracol era o centro de um dos maiores reinos maias e hoje contém os remanescentes de milhares de estruturas. A cidade foi um local importante nas lutas políticas do período clássico das planícies maias do sul, e é conhecida por derrotar e subjugar Tikal (enquanto aliada a Calakmul , localizada em Campeche , México ).

Cerros[editar | editar código-fonte]

O local de Cerros , localizado na Baía de Corozal no norte de Belize, é notável como um dos primeiros locais maias, alcançando seu apogeu durante o período pré-clássico na Baía de Corozal e pela presença de um E-Group , um complexo estrutural único encontrado em Arquitetura maia .muito boa.

Lamanai[editar | editar código-fonte]

Lamanai , localizado em New River em Orange Walk District , é conhecido por ser o local mais ocupado continuamente na Mesoamérica . O assentamento inicial de Lamanai ocorreu durante o Pré-clássico, e foi continuamente ocupado até e através da colonização da área. Durante a conquista espanhola de Yucatán , os conquistadores estabeleceram uma igreja católica romana em Lamanai, mas uma revolta dos maias nativos expulsou-os dali. Os restos existentes da igreja estão de pé ainda hoje.

Outros sítios[editar | editar código-fonte]

Abaixo, uma lista de outros sítios arqueológicos localizados em Belize:

Referências[editar | editar código-fonte]

ligações externas amais[editar | editar código-fonte]