Rua Barão de Mesquita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Rua Barão de Mesquita é uma importante via de uma região da zona norte da cidade do Rio de Janeiro conhecida como Grande Tijuca.

Rua Barão de Mesquita. Foto de André Luiz Pereira Nunes

História[editar | editar código-fonte]

Foi aberta, em 1875, com o nome de Estrada do Andarahy, viabilizando o loteamento do bairro Grajaú nas primeiras décadas do século XX e a futura ligação da Tijuca com o bairro Engenho Novo.

Até então, os atuais bairros do Grajaú e Andaraí correspondiam a um conjunto de várias propriedades rurais, muitas delas produtoras de café, formando o então denominado Andaraí Grande.

Com a construção da via, viabilizou-se o parcelamento do solo a fim de ser promovida a expansão urbana do Rio de Janeiro, edificando nessas áreas da cidade luxuosas residências.

Atualmente, a rua inicia-se na Rua São Francisco Xavier, como prolongamento da Rua Santa Sofia, na Tijuca e termina no cruzamento com a Rua Barão de Bom Retiro, no Grajaú, tendo a sua mão invertida diversas vezes durante sua longa extensão e gerando não poucas vezes diversos congestionamentos no trânsito de veículos. Trata-se hoje de um logradouro misto, contendo residências e estabelecimentos comerciais.

O seu nome é uma homenagem a Jerônimo Roberto de Mesquita.