Rua do Lavradio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Casa do Marques do Lavradio.

A Rua do Lavradio é uma via da cidade do Rio de Janeiro, localizada no bairro da Lapa, começando na Rua do Riachuelo e terminando na Rua Visconde do Rio Branco.

Foi aberta em 1771[1] e mandada alinhar em 1777 pelo 2º Marquês do Lavradio, Luis de Almeida Portugal Soares de Alarcão Eça e Melo Silva e Mascarenhas, que entre 1769 e 1779 foi também Vice-Rei do Brasil.

O marquês mandou construir a sua residência nessa rua, à esquina com a Rua da Relação. Nela foram promovidas muitas festas e reuniões sociais como forma de compensar as poucas opções de lazer da capital da colônia. A construção abriga hoje a Sociedade Brasileira de Belas Artes.

A Rua do Lavradio, na região central do Rio, conta hoje com concorridos bares e restaurantes e nela são promovidas feiras de antiguidades prestigiadas pelos mais conhecidos antiquários da cidade.

Também se encontra ali o jornal "Tribuna da Imprensa", cujo antigo proprietário, o jornalista Carlos Lacerda, sustentou uma campanha política contra o segundo governo de Getúlio Vargas.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • BERGER, Paulo, Dicionário Histórico das Ruas do Rio de Janeiro, Gráfica Olímpica Editora Ltda. Rio de Janeiro, 1974

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]