Rubén Fernández

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rubén Fernandez)
Rubén Fernández
Informação pessoal
Nome nativo Rubén Fernández Andújar
Nascimento 1 de março de 1991 (33 anos)
Múrcia
Estatura 1,77 m
Cidadania Espanha
Ocupação ciclista desportivo (en)
Informação equipa
Equipa atual Cofidis
Desporto ciclismo
Disciplina estrada e pista
Equipas profissionais
2013-2014
2015-2019
2020
2021-
Caja Rural
Movistar Team
Euskaltel-Euskadi
Cofidis
Estatísticas
Rubén Fernández no ProCyclingStats


Rubén Fernández Andújar (Múrcia, 1 de março de 1991) é um ciclista profissional espanhol. Desde 2021 corre para a equipa Cofidis.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Categorias inferiores[editar | editar código-fonte]

Em 2012 o Chato completou a sua terceira temporada em equipas do norte de Espanha. Na primeira correu no Koplad-Uni2 de David Etxebarría e em 2010 se enrolou no Caja Rural, onde deu o salto de qualidade que lha permitiu dar o salto ao profissionalismo.

O murciano realizou em 2012 uma temporada de sucesso na equipa amador do Caja Rural. O ciclista conseguiu a vitória na primeira prova da Copa da Espanha da categoria Sub-23 disputada em Dom Benito (Extremadura), bem como os triunfos em Villatuerta (Navarra), Circuito do Guadiana, Troféu Fornecimentos Monjardín, Campeonato Regional Contrarrelógio, Busturiako Udala Saria e Martin Deunaren Saria. Ademais disputou os Campeonatos da Espanha de Ciclismo em Pista com a Seleção de Múrcia,[1] onde foi segundo nas especialidades de Madison e de Perseguição. Devido a esses resultados destacados foi seleccionado para disputar o Tour de l'Avenir.

Ciclismo profissional[editar | editar código-fonte]

Suas vitórias conseguidas em 2012 valeram-lhe para ganhar-se a confiança dos seus diretores assinando para a temporada de 2013 com a equipa navarro do Caja Rural, de categoria Profissional Continental dando assim o salto ao profissionalismo,[2] o corredor conhecido no pelotão como 'El Escayolas', assina um contrato por dois anos com a equipa estabelecida em Navarra.

Tour do porvenir[editar | editar código-fonte]

Em 2013, consegue vencer no Tour de l'Avenir depois de uma exibição na etapa rainha e pôr-se de líder, coisa que aguentou até final da corrida. Com esta vitória, consegue entrar num elenco no que já figuravam grandes ciclistas como Greg LeMond, Miguel Induráin, Laurent Fignon ou mais recentemente, Nairo Quintana. A destacar que chegou depois de só disputar a Volta a Portugal como preparação devido a um rompimento da clavícula.[3]

A Volta 2016[editar | editar código-fonte]

Rubén fazia seu estreia na Volta a Espanha em 2016. Na terceira etapa foi segundo depois de uma grande ascensão ao Olhador de Ézaro a poucos segundos do primeiro. Ao sacar-lhe tempo aos demais favoritos, pôs-se líder da Volta, sendo Valverde segundo a 7" de Rubén.

As lesões marcaram suas duas últimas campanhas no Movistar Team, com diversos problemas físicos que lhe impediram render a um alto nível.

Em 2020 mudaria de ares e assinou pela Fundação Euskadi, chegando estar convocado com a seleção espanhola.

Cofidis[editar | editar código-fonte]

a 24 de setembro de 2020 fez-se oficial seu contrato pela esquadra francesa Cofidis por duas temporadas a partir de 2021.[4]

Palmarés[editar | editar código-fonte]

Pista[editar | editar código-fonte]

Estrada[editar | editar código-fonte]

Resultados em Grandes Voltas[editar | editar código-fonte]

Durante a sua carreira desportiva tem conseguido os seguintes postos nas Grandes Voltas:

Corrida 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021
Giro d'Italia 62.º 85.º
Tour de France 84.º
Volta a Espanha 33.º Ab.

—: não participa
Ab.: abandono

Equipas[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]