Rudolph Berthold

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rudolf Berthold
Rudolph Berthold
Rudolf Berthold, o terceiro da direita para a esquerda, na fila de baixo em 1916
Nascimento 24 de Março de 1891
Ditterswind, Império Alemão
Morte 15 de Março de 1920
Hamburgo, Alemanha
Nacionalidade
Cargo Piloto
Serviço militar
Patente Capitão

Rudolph Berthold, também escrito Rudolf Berthold, (24 de Março de 1891 - 15 de Março de 1920) foi um piloto alemão da Primeira Guerra Mundial que atingiu a impressionante marca de 44 vitórias,[1] sendo assim considerado um ás da aviação da grande guerra.

Entrou para a vida militar em 1910, sendo incorporado na infantaria. Por volta de 1913 aprenderia a pilotar aeronaves.[2] Quando a guerra começou, foi transferido para os Serviços Aéreos Alemães e foi incumbido de ser um observador, porém, em 1916, começou a pilotar aeronaves de combate.[3] Alcançou por seis vezes uma proeza que poucos conseguiam na época, que consistia em ser abatido e, sem paraquedas, sobreviver e voltar tempos depois. Berthold foi várias vezes atingido e abatido, mas sempre encontrou maneira de sobreviver e voltar ao combate. No último ano da guerra foi abatido e ficou gravemente ferido no braço direito, forçando-o a pilotar apenas com um braço até ao final da guerra.[4]

Com o final da guerra, Berthold viu a força aérea alemã a ser desintegrada e lançou-se no báltico para combater a crescente ameaça comunista na época. Ao voltar para a Alemanha em 1920, juntando-se a um dos Freikorps, é assassinado por estrangulamento por uma multidão socialista. Mais tarde, quando o regime nacional-socialista tomou o poder na Alemanha, Berthold foi elevado a herói nacional.

Referências