Rugby subaquático

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Campo de jogo do Rugby Subaquático

O Rugby Subaquático (rúgbi (português brasileiro) ou râguebi (português europeu) ) é um desporto coletivo originário da Alemanha, concebido por clubes alemães para a formação da aptidão física e tem pouco em comum com o Rugby Union, exceto o nome.

É jogado debaixo de água em uma piscina com uma profundidade de 3,5 m a 5m. Os tamanhos da largura e do comprimento da piscina são indefinidos, mas normalmente são usadas as mesma piscinas de Polo aquático.

Os gols são aros de arame que são fixados no fundo da piscina, cujos diâmetros são de cerca de 40 centímetros. A "entrance area" é um espaço junto a uma lateral da piscina onde os jogadores entram e saem durante as substituições.

Um jogo tem duração de 30 minutos, divididos em dois tempos de 15. Cada Equipe consiste de 6 jogadores e 6 substitutos, sendo que uma equipe joga com toucas brancas e outra com toucas azuis, que tentam marcar pontos, colocando a bola (que afunda na água, já que é preenchido com água salgada) na cesta da equipe adversária. É um jogo que integra velocidade e resistência, além do fato de que as substituições de jogadores são feitas durante o jogo. A regra é que os substitutos só podem entrar na água quando o outro sair totalmente da piscina.

O rugby é jogado totalmente sob a água, e a bola, que em nenhum momento pode chegar à superfície, pode ser lançado para qualquer direção. A bola percorre cerca de 2m a 3m, antes de ser parado pela resistência oferecida pela água. Isso faz com que o rugby exija tática e um excelente senso de posicionamento (em três dimensões). O jogador pode usar diferentes habilidades, como força, velocidade, mobilidade, ou simplesmente baixo consumo de oxigênio. Às vezes é jogado com equipes mistas em que homens e mulheres fazem parte de uma equipe.

Jogo de Rugby subaquático na Noruega

História[editar | editar código-fonte]

Em 1961, um membro do Clube Alemão Subaquático (DUC), em Colônia, Ludwig von Bersuda, surgiu com a idéia de um jogo de bola debaixo d'água. bolas enchidas com ar não são adequados para jogos subaquáticos, pois eles são dinâmicos e sempre flutuam para a superfície. A primeira bola subaquática foi inventado quando a Bersuda preencheu uma bola com água salgada. Como a densidade da bola agora era maior do que a água normal, já não flutuava à superfície, mas afundava lentamente para o fundo. A taxa de densidade poderia, dentro de certos limites, ser controlada pela concentração da solução de sal. Como bolas de futebol são grandes demais para a prática, bolas de pólo aquático são usadas.

Ludwig von Bersuda estendeu no meio da piscina uma rede, como no voleibol, Que foi fixada 1 metro acima do fundo da piscina. Dois times jogaram umas contra as outras: a equipe ofensiva tentava levar a bola para o campo adversário e colocá-lo em um balde. A idéia de rugby subaquático estava pronto, e a Colónia DUC usou para se aquecer antes do treino normal. Outras equipes viram isso e começaram a usar água salgada cheio de bolas de si.

A "Colónia Discipline" foi demonstrado como um esporte de competição nos jogos nacionais, e em 1963, provavelmente o primeiro jogo oficial submarino. Ao mesmo tempo, porém, não houve muito interesse demonstrado.

Dr. Franz Josef Grimmeisen, um membro do Clube Subaquático alemão Duisburg, Uma cidade perto de Colônia, decidiu fazer uma competição desportiva a partir deste jogo de bola. O alemão Lifeguard Association (DLRG) Dos Mülheim (desde 1967 TSC Mülheim / Ruhr) haviam fundado um clube de mergulhadores, e através do contato com os membros do DUC Duisburg haviam aprendido as regras do esporte. Com sua ajuda, Grimmeisen dispustou o primeiro jogo de rugby subaquático no domingo 4 de outubro de 1964. Decorreu entre DLRG Müllheim e Duisburg-Duc. O DUC Duisburg venceu 5-2.

Grimmeisen manteve a idéia de um torneio de rugby subaquático para dar ao esporte um caráter de competição séria. Juntamente com o seção de mergulho do DUC Mülheim / Ruhr, ele organizou o primeiro torneio de rugby subaquático, e da batalha para a "Bola de Ouro" em Hallenbad Sued em Mülheim / Ruhr. A estréia foi em 5 de novembro de 1965. Seis clubes enviaram equipes para Müllheim: Duc Bochum; DUC Düsseldorf, DUC Duisburg, DUC Essen e TSC Delphin Lüdenscheid. DLRG Müllheim, a equipa da casa, saiu vencedor, contra DUC Duisburg (onde jogou o Dr. Grimmeisen).

O torneio tem sido realizada todos os anos desde então, o que torna o torneio mais antigo na história do esporte. A versão de Colônia de rugby subaquático foi jogado apenas por um curto tempo depois, em Colônia, e tem sido esquecida há muito tempo. A equipe de Colônia, passou a disputar rugby subaquático. Para trazer o jogo para a arena internacional, Grimmeisen buscou contato com dois membros importantes do mundo Federação Mundial Subaquático CMAS, França e URSS. Ele ofereceu jogos de demonstração e cobertura da imprensa. Infelizmente não houve interesse era. Apenas uma revista de desporto francês, L'Equipe, imprimiu um artigo curto em sua edição de 9 de abril de 1965.

Os países escandinavos mostraram mais interesse, e adotaram as idéias em tempo relativamente curto. Uma demonstração em Dinamarca em 1973 e em Finlândia em 1975 foram eficazes. Jogos na Bélgica em setembro de 1973 e Viena em 1979 despertaram pouco interesse. No Bloco de Leste, Somente equipes tcecas estavam interessados, e eles, de acordo com a política da época, só jogavam contra times de outros países comunistas. O único torneio era a Underwater Rugby Tournament em Praga, que acontece todos os anos desde 1975 (com exceção de 1979). Nos anos seguinte, equipes polonesas participaram também, e equipes de Alemanha Oriental, Que usou o Rugby para o condicionamento.

Desde 1972, quando o desporto foi reconhecido como esporte pela União alemã de esportes (VDST), houve o primeiro Campeonato Alemão. O primeiro Campeonato Alemão foi realizado em Mülheim, e é claro, o primeiro campeão alemão foi o TSC Mülheim.

Em 1978, o rugby subaquático e Hóquei subaquático foram reconhecidas oficialmente pelo Underwater World Federation (CMAS), E entre 28 e 30 de Abril de 1978, o primeiro Campeonato Europeu aconteceu em Malmö, na Suécia, e de 15 a 18 de maio de 1980, o primeiro Campeonato Mundial de Mülheim.

Organização[editar | editar código-fonte]

O sistema de campeonatos do mundo e as regras gerais do The Game são coordenadas pelo Underwater World Federation (CMAS).

Em países como o Colômbia, Venezuela, Argentina e Espanha e Peru esporte teve um grande crescimento entre as diversas associações desportivas e mergulhadores.