Ruy Hellmeister Novaes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rui Hellmeister Novais)
Ruy Novaes
Ruy Hellmeister Novaes
Ruy Hellmeister Novaes
40º e 43º Prefeito de Campinas
Período 1956-1959
Antecessor(a) Antônio Mendonça de Barros
Sucessor(a) José Nicolau Ludgero Maselli
Período 1964-1969
Antecessor(a) Miguel Vicente Cury
Sucessor(a) Orestes Quércia
Dados pessoais
Nascimento 28 de outubro de 1924
Campinas, SP
Morte 30 de março de 2000 (75 anos)
Campinas, SP
Primeira-dama Haydée Maria Pupo Hellmeister Novaes

Ruy Hellmeister Novaes (Campinas, 28 de outubro de 1924 — Campinas, 30 de março de 2000) foi um empresário e político brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Empresário dos ramos rural, comercial, industrial e imobiliário (foi de sua autoria a ideia[1] da realização, construção e incorporação do Edifício Itatiaia, projetado por Oscar Niemeyer), Ruy Novaes elegeu-se prefeito de Campinas, município do interior do Estado de São Paulo, em 1955. Três anos depois, elegeu-se deputado federal, renunciando à prefeitura em janeiro de 1959 para assumir seu mandato parlamentar.

Após apoiar o golpe militar de 1964, retornou ao posto de prefeito de Campinas, no qual permaneceu até 1969. Em 9 de novembro de 1968, inaugurou o novo Paço Municipal, o Palácio dos Jequitibás, edifício que até hoje desempenha essa função. Suas gestões tiveram como característica o desenvolvimentismo, com grandes obras viárias que modernizaram ruas e avenidas da região central de Campinas, tendo ainda levado asfalto e rede de água e esgoto a vários bairros da cidade. Mantinha os hábitos de fiscalizar obras no centro de Campinas durante a madrugada e de visitar bairros periféricos nos finais de semana. Foi durante seu segundo mandato que ocorreu a controversa demolição do Teatro Municipal de Campinas.

A partir de 1970, passou a dedicar-se exclusivamente ao ramo agrícola, abandonando a política.[2] Suas atividades concentraram-se na fruticultura, na produção de cereais e na haveicultura. Em 1975, participou de um programa da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo para o fomento ao cultivo de seringueiras no Planalto Paulista.

Em 1986, fundou uma empresa dedicada ao processamento de látex e borracha, a Borracha Paulista Indústria, Comércio, Exportação e Importação Ltda., por meio da qual promoveu atividades de pesquisa agrícola, sobretudo no ramo da haveicultura, tais como o desenvolvimento de novas técnicas de cultivo, o melhoramento genético de plantas e o desenvolvimento de biotecnologia para controle fitossanitário. Nesse sentido, firmou parcerias com diversas instituições públicas, como o IAC, a Unesp, o Sudhevea e o Ibama.

Faleceu aos 75 anos, após alguns anos com a saúde abalada devido a um derrame cerebral.

Referências

  1. LEME, Roberto Silva; SALGADO, Ivone (2009). «Arquitetura Moderna em Campinas: o Edifício Itatiaia» (PDF). Revista Risco (IAU-USP). Consultado em 24 de julho de 2014 
  2. Redação - Folha Campinas (30 de março de 2000). «Afastado da política, Ruy Novaes morre». Folha de S.Paulo. Consultado em 10 de abril de 2017 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Antônio Mendonça de Barros
Prefeito de Campinas
Campinas

1956-1959
Sucedido por
José Nicolau Ludgero Maselli
Precedido por
Miguel Vicente Cury
Prefeito de Campinas
Campinas

1964-1969
Sucedido por
Orestes Quércia
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.