Carola Häggkvist

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Runaway (álbum))
Carola
Carola Häggkvist
Carola
Informação geral
Nome completo Carola Maria Häggkvist
Nascimento 8 de setembro de 1966 (57 anos)
Origem Hägersten, Estocolmo
País  Suécia
Gênero(s) Gospel, Pop, World Music
Período em atividade 1983-atualmente
Gravadora(s) Universal Music
Página oficial www.carola.com
Carola Häggkvist (2006)

Carola é uma cantora sueca que nasceu em Estocolmo em 8 de Setembro de 1966.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Carola Maria Häggkvist surgiu na televisão pela primeira vez depois de ter ganho um programa de novos talentos musicais em 1977. Uns anos mais tarde, o promotor musical Bert Karlsson a descobriu e perguntou a ela se ela não quereria participar do Festival Sueco da Canção, organizado pela SVT (televisão pública sueca) e que iria escolher a representante sueca no Festival Eurovisão da Canção 1982. Mas ela recusou esta oferta. Em 1983, Carola gravou o álbum Stand by with Carola Häggkvist com a banda sueca de heavy metal Standby. Ainda em 1983, decidiu participar do Festival Sueco da Canção com a música "Främling" (Estranho) e venceu com a máxima pontuação de todos os júris do país. Främling foi e é até hoje o maior sucesso da cantora. Um mês mais tarde, ela representou a Suécia no Festival Eurovisão da Canção 1983, realizado em Munique, e um recorde foi batido: 6,1 milhões de Suecos acompanharam a competição, o que corresponde a 84% da população sueca. Até hoje esse recorde nunca foi batido.

O seu álbum de estreia e "Främling " vendeu mais um milhão de cópias (sete discos de platina), um recorde que nunca foi batido e muito dificilmente será batido na Suécia.

A canção "Främling" foi gravada em inglês, alemão e holandês, depois de ter terminado no 3º lugar no Festival Eurovisão da Canção 1983. Entre 1983 e 1984 gravou três álbuns pela Mariann Music (a companhia discográfica de Bert Karlsson) e todos venderam bem. Em 1985, Carola começou a colaborar com o grupo Bee Gees. Carola gravou um álbum, Runaway, com canções escritas por Maurice e Robin Gibb e produzido por Maurice. O disco obteve dois discos de platina quando foi editado na Suécia no ano seguinte.

No Melodifestivalen de 1990 Carola fez um surpreendente regresso com a canção "Mitt i Ett Äventyr" e terminou em segundo lugar. Carola também gravou um novo álbum álbum, Much More, e foi constantemente perseguida pela imprensa tablóide (cor-de-rosa). No ano seguinte, 1991, ela voltou a participar no Melodifestivalen (Festival da Canção da Suécia), interpretando o tema Fångad av en stormvind (Capturada por uma tempestade) e venceu. No Festival Eurovisão da Canção 1991, realizado em Roma, ela empatou com a canção da França interpretada por Amina, mas logrou vencer por ter recebido 10 pontos a mais que a canção adversária. Naquele ano, gravou um disco de músicas de Natal chamado Jul.

Em Maio de 2006, regressou com toda a força ao certame do Eurovisão, representado mais uma vez a Suécia, com o tema "Invincible". Depois de um vistoso espectáculo de voz e dança, arrebatou o quinto lugar da tabela final.

Carola foi a primeira artista pop escandinava a cantar em solo chinês.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

DVD[editar | editar código-fonte]

  • 2003 - Jubileumsshowen
  • 2004 - Julkonsert

Referências

  1. «Carola» (em sueco). last.fm. Consultado em 29 de maio de 2021. Carola Häggkvist (gift Søgaard 1990-2000), känd som Carola, född 8 september 1966 i Hägersten, är en svensk pop- och schlagersångerska 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Carola Häggkvist