Rupia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura por rúpia, veja Ruppiaceae.
Roxo : países que usam uma rupia como moeda oficial Índia, Indonésia, Maldivas, Maurício, Nepal, Paquistão, Seychelles, Sri Lanka
Laranja : países onde a rupia de um país estrangeiro tem curso legal
Rupia indiana : Butão, Nepal, Zimbábue

Rupia indonésia : Timor Leste

A rupia[1] (em híndi e urdu: रुपया, transl. rupayā, do sânscrito rúpya, rūpyakam, "moeda de prata") é o nome comum das moedas oficiais da Índia, Paquistão, Sri Lanka, Nepal, Maurícia, Seicheles, Indonésia e Maldivas.

Divide-se em cem unidades, denominadas centavos nas ilhas Seicheles, Maurícia e Sri Lanka; paise (singular: paisa) na Índia, Paquistão e Nepal; sen na Indonésia; laaris nas Maldivas. O símbolo genérico é ₨ ou Rs, com variações nacionais. Para diferenciar das demais rupias, a índia introduziu o símbolo INR em 2011.[2]

Rupia também foi usada pela Nintendo como moeda em forma de gemas na série de jogos: The Legend of Zelda

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O precursor imediato da rupia é o Rūpiya - a moeda de prata pesando 178 grãos (11,53 gramas) cunhada no norte da Índia pelo primeiro Sher Shah Suri durante seu breve governo entre 1540 e 1545 e adotada e padronizada mais tarde pelo Império Mughal . O peso permaneceu inalterado muito além do final dos mongóis até o século XX. [3]

A palavra hindi - urdu rūpaya é derivada da palavra sânscrita rūpya, que significa "prata forjada, uma moeda de prata", [4] na origem um adjetivo que significa "bem torneado", com um significado mais específico de "estampado, impresso", de onde "moeda". É derivado do substantivo rūpa "forma, semelhança, imagem". A palavra rūpa é ainda identificada como relacionada à raiz dravidiana uruppu, que significa "um membro do corpo". [5] Além disso, a palavra rūpam está enraizada no tâmil como uru (forma) derivada de ur (forma), que em si está enraizada no ul, que significa "aparecer". [6]

História[editar | editar código-fonte]

A variante Rūpaya foi usada para a moeda criada , no século XVI por Sher Shah Suri, um afegão que reinou por um breve período (1540 a 1545) em Délhi. A Rūpaya original era uma moeda de prata cujo peso correspondia a 178 grãos[7] ou 11,5344 gramas.[8] A moeda circulou desde então, até mesmo durante o período da Índia Britânica, com 11,66 gramas e 91,7% de conteúdo de prata por peso (isto é, prata no valor de cerca de US$ 4 em preços atuais). No final do século XIX, a taxa de câmbio usual era de 1 rupia para 1 xelim e 4 pence britânicos, ou 1/15 da libra esterlina.

O uso da prata como padrão teve consequências sérias no século XIX, quando as maiores economias do mundo adotavam o padrão-ouro. A descoberta de grandes quantidades de prata nos Estados Unidos e em colônias europeias resultou no declínio do valor da prata em relação ao ouro. Com isto, a moeda-padrão da Índia perdeu valor em relação ao resto do mundo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. O uso da forma rúpia para designar a moeda é incorreto, ainda que frequente.
    Segundo o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras:
    • rupia s.f. inflamação da pele; moeda.
    • rúpia s.f. uma planta.
    Também de acordo com os dicionários Houaiss, Porto Editora, Michaelis, Aulete e Priberam, rupia refere-se à moeda, enquanto os parônimos rúpia e rúppia, segundo Houaiss, Michaelis, Porto e Priberam, referem-se às plantas do gênero Ruppia, da família das ruppiáceas.
  2. Rupia, a moeda indiana, ganha novo símbolo. O Globo, 16 de julho de 2010.
  3. Mughal Coinage at Reserve Bank of India Monetary Museum. Retrieved 1 Dec 2019.
  4. «Etymology of rupee». etymonline.com 
  5. Robert Caldwell. A Comparative Grammar of the Dravidian or South-Indian family of languages. [S.l.: s.n.] ISBN 9781113662552. Tamil noun uruppu, a member of the body, the body itself, a form – e.g., the sign of a case is called the uruppu of the case. Dr. Gundert does not doubt that the Sanskrit rūpa is derived from this Dravidian uruppu, even though uruppu may be a tadbhava of rūpa. 
  6. Devaneya Pavanar (January 2002). A Comprehensive Etymological Dictionary of the Tamil Language. Directorate of Tamil Etymological Dictionary Project,Government of Tamil Nadu (India), W-605, Anna Nagar Western Extension, Madras 600 101. [S.l.: s.n.]  Verifique data em: |data= (ajuda)
  7. Um grão corresponde a 0,0648 gramas
  8. «Mughal Coinage. Consultado em 19 de janeiro de 2010. Arquivado do original em 5 de outubro de 2002