Rupia do Sri Lanka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Moedas de cinco rupias, comemorativas da Copa Mundial de Cricket.

A rupia é a moeda corrente oficial do Sri Lanka, dividida em 100 centavos.[1] É emitida pelo Banco Central do Sri Lanka. O código da moeda é LKR, e o símbolo é ₨ (ou, às vezes, SL₨).

As cédulas da rupia cingalesa têm a particularidade de ser impressas verticalmente no verso.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Em 1825, quando o Sri Lanka (então conhecido como Ceilão) era uma colônia britânica, a libra esterlina tornou-se a moeda oficial, substituindo o rixdollar cingalês, a uma taxa de £ 1 = 13⅓ rixdollars. Bônus do tesouro emitidos em libras foram lançados em 1827, substituindo os precedentes bônus em rixdollars. Os bônus em rixdollars que não trocados perderam o valor em 1831.

Em 26 de setembro de 1836, a rupia indiana tornou-se a moeda oficial do Ceilão. Porém os bônus do tesouro emitidos em libras continuaram a circular, juntamente com a rupia, e as contas continuaram a ser feitas em libras, shillings e pence. Todavia, os pagamentos eram efetuados em rupias e annas (1 anna = 1/16 de rupia), a um valor nominal fictício de 2 shillings por rupia (ou seja, 1 libra = 10 rupias).

Em 1844, o Banco do Ceilão foi o primeiro banco privado a emitir cédulas na ilha, e os bônus do tesouro foram retirados de circulação em 1856.

A rupia indiana foi formalmente estabelecida como moeda legal em 18 de junho de 1869. Em 23 de agosto de 1871, a rupia foi decimalizada e tornou-se a moeda do Ceilão e a única a ter curso legal a partir de 1° de janeiro de 1872, substituindo a divisa britânica, convertida à razão de 1 rupia para 2 shillings e 3 pence.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre numismática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.