Russell Norman Champlin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Março de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Russell Norman Champlin (Salt Lake City, 22 de dezembro de 1933) é um religioso e escritor estado-unidense, radicado no interior de São Paulo.

Referência de muitos teólogos cristãos, por ter sido um dos poucos, senão o único, a publicar um comentário português-grego no Brasil durante os anos 70 e 80. Russell concluiu bacharelado em Literatura Bíblica no Imannuel College; os graus de M.A. e Ph. D. em línguas Clássicas na Universidade de Utah; fez estudos de especialização (em nível de pós graduação) do Novo Testamento na Universidade de Chicago. Em sua carreira como professor universitário e escritor (atuando na UNESP por 30 anos), publicou vários livros sobre cristianismo. Foi professor universitário no Brasil por mais de 30 anos na Universidade Estadual de São Paulo - UNESP. Lecionou por quatro anos no ITA (Instituto Tecnológico Aeronáutico) , também na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá e na Fundação Valeparaibana de Ensino. Entre as brilhantes obras publicadas como Antigo Testamento Interpretado, Novo Testamento Interpretado e Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia, também se destacam três publicações em inglês: Family Pi in Matthew (estudo de 19 manuscritos antigos do Novo Testamento) e Family E and Its Allies in Matthew, (estudo sobre outro grupo de manuscritos do Novo Testamento) publicados pela University of Utah Press 1964 e 1966 respectivamente. Texts for Reading Scientific English, publicado pela UNESP, Guaratinguetá.

Controvérsias entre as diversas comunidades cristãs do Brasil[editar | editar código-fonte]

Russell se considera cristão de cunho protestante, mas devido a grande variedade de crenças cristãs de cunho evangélico Neopentecostal no Brasil, alguns desses grupos evangélicos neopentecostais, consideram que os livros de Russell teriam influências espíritas.

É importante ressaltar que assim como alguns grupos cristãos evangélicos pentecostais consideram que Russell tem influência espírita, alguns grupos de cristãos protestantes, consideram que são os grupos evangélicos Neopentecostais que tem influência espírita (Primeiro pela forma como o Espírito Santo incorporaria as pessoas, tirando o controle das mesmas e, segundo, pela forma como espíritos de demônios também, incorporariam pessoas, trazendo-lhes doenças).

A maioria dos livros de Russell foi traduzida pelo Pastor João Marques Bentes, da Igreja Batista Brasileira, uma igreja cristã protestante, de origem estado-unidense.

É comum, no Brasil, que comunidades cristãs acusem outras comunidades cristãs, de espiritismo. Isto ocorre pelos mais diversos motivos, pois o espiritismo vem sendo muito criticado por cristãos brasileiros desde a época que Chico Xavier o difundiu pelo país, tendo em vista que a doutrina espírita colide frontalmente com os preceitos bíblicos, conforme se vê em Deuteronômio 18, 09-19: "Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás, como o Senhor teu Deus. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o Senhor teu Deus não permitiu tal coisa. O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis; Conforme a tudo o que pediste ao Senhor teu Deus em Horebe, no dia da assembléia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do Senhor teu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra. Então o Senhor me disse: Falaram bem naquilo que disseram. Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele".

Desta forma, compreende-se porque variações teológica no Brasil e no mundo que envolvam o estudo sobre vida após a morte são frequentemente classificadas como sendo de influência espírita. O que não significa necessariamente que esta abordagem seja espírita, pois o espiritismo abrange muito mais conceitos do que estas variações teológicas sobre a vida após a morte.

Como exemplo, o cristianismo protestante possui algumas correntes doutrinárias e religiões, dentre elas destacam-se luteranos, calvinistas/presbiterianos, pentecostais, assembleianos em sua maioria arminianos, metodistas e batistas, as quais em suma caracterizam-se pela centralidade do Evangelho em Jesus Cristo, tomando por base a Bíblia que de Gênesis a Apocalipse narra e anuncia o envio do Filho de Deus, João 3:16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" - doutrinas como: a justificação pela fé, a trindade, a necessidade do batismo, a imortalidade da alma, a volta de Cristo para a Terra (seja em forma de arrebatamento ou outra maneira), o inferno, a não existência do purgatório, a salvação obtida somente através de Jesus único intercessor e mediador entre Deus e o homem, etc. Nenhuma destas doutrinas é usada no Espiritismo, com exceção da imortalidade da alma, um dos cinco princípios do espiritismo.

O cristianismo evangélico Neopentecostal se classifica, falando de maneira resumida e simplista, por crer nas doutrinas protestantes acima e adicionar outras mais como: a experiência de incorporação pelo Espírito Santo, fazendo a pessoa se movimentar, girar e falar palavras que são incompreensíveis - línguas estranhas - para as pessoas comuns e, também, por definir que muitas doenças são causadas por espíritos demoníacos que estão incorporados na pessoas. Estes espíritos precisam ser exorcizados para que a pessoa possa ser liberta e curada.

De Russell Norman Champlin[editar | editar código-fonte]

Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos.

Como descobrir o sentido dos seus sonhos. 152 páginas. São Paulo: Nova Época Editorial.

Estamos entrando agora nos quarenta anos finais da Terra? 272 páginas. São Paulo: Nova Época Editorial.

Evidências científicas demonstram que você vive depois da morte. 275 páginas. São Paulo: Nova Época Editorial.

Novo Testamento interpretado versículo por versículo. 6 volumes. São Paulo: Hagnos.

O homem que sabia. São Paulo: Nova Época Editorial