Motorzinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ruy Castro dos Santos)
Motorzinho
Informações pessoais
Nome completo Ruy Castro dos Santos
Data de nasc. 30 de setembro de 1915
Local de nasc. Alegrete, Rio Grande do Sul, Brasil
Nacionalidade brasileiro
Altura 1,68 m
Apelido Motorzinho
Informações profissionais
Posição meia-esquerda
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos (golos)
1938–1947
1947
1948
Internacional
Renner
Atlético Paranaense
0000? 0000(73)
Times/clubes que treinou
1948– Atlético Paranaense

Ruy Castro dos Santos, mais conhecido como Motorzinho (Alegrete, 30 de setembro de 1915), foi um ex-futebolista brasileiro que jogava como meia e meia-esquerda e técnico de futebol.

Como jogador destacou-se pelo Sport Club Internacional e como técnico, no Clube Atlético Paranaense, quando criou o esquadrão de 1949 que deu origem ao apelido de Furacão ao clube paranaense [1].

Carreira[editar | editar código-fonte]

Jogador[editar | editar código-fonte]

Pelo Internacional, o gaúcho era peça importante no tima da década de 1940, apelidado de Rolo Compressor, onde ganhou o carinhoso apelido de Motorzinho. Foi hexacampeão gaúcho pelo clube colorado[2].

Também jogou pelo Grêmio e no Renner.

Treinador[editar | editar código-fonte]

Após aposentar-se como jogador, criou o clube Força e Luz e em excursão com o time na capital do Paraná, foi convidado a ser treinador do Atlético Paranaense em 1948, montando a base do time que, com motorzinho, seria o campeão de 1949 com uma das equipes mas lembradas da história do clube paranaense[3][4].

Após sair do Atlético, foi para o interior do Paraná e criou o Cambaraense Atlético Clube sendo vice-campeão do Centenário do Estado do Paraná.

Em 1955, foi novamente campeão com o Clube Atlético Monte Alegre, no primeiro título paranaense por um clube do interior do estado.

Retornou o Atlético Paranaense por várias vezes mas foi como treinador do Clube Atlético Ferroviário que lançou um dos ídolos do Atlético Paranaense: Barcímio Sicupira Júnior[3].

Títulos[editar | editar código-fonte]

Internacional
Renner
  • Torneio Extra de Porto Alegre: 1947

Referências