Ryan Tedder

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ryan Tedder
Ryan Tedder em 2013.
Informação geral
Nome completo Ryan Benjamin Tedder
Também conhecido(a) como Alias
Ryan "Alias" Tedder
Nascimento 26 de junho de 1979 (38 anos)
Origem Tulsa, Oklahoma
País  Estados Unidos
Género(s) Pop rock, R&B, alternative rock, adult contemporary
Ocupação(ões) Cantor, músico, compositor, produtor musical, multi-instrumentista
Instrumento(s) Vocal, guitarra, piano, baixo, bateria, clarineta, glockenspiel
Extensão vocal Tenor
Período em actividade 1999 – presente
Gravadora(s) Columbia Records
Interscope Records
(2007–present)
Afiliação(ões) OneRepublic
Far East Movement
Gym Class Heroes
Adele
Página oficial www.onerepublic.net

Ryan Benjamin Tedder[1](Tulsa, Oklahoma, 26 de Junho de 1979),mais conhecido como Ryan Tedder,é um cantor,compositor,produtor musical e multi-instrumentista norte-americano.[2]conhecido mundialmente por ser o vocalista da banda OneRepublic. É também compositor, tendo produzido diversas canções interpretados por diversos cantores como Beyoncé, Far East Movement, Jordin Sparks, Leona Lewis, Gavin DeGraw, Demi Lovato, Adele, Ariana Grande, e Paul Oakenfold, incluindo a sua própria banda. Tedder é creditado tendo escrito as duas músicas mais tocadas na história do rádio ("Apologize" e "Bleeding Love"). Ele ganhou dois Grammys o primeiro em 2012 pelo álbum 21 de Adele e outro em 2016 pelo álbum 1989 de Taylor Swift, ambos foram nomeado o Álbum do Ano. Ele recebeu quatro indicações ao Grammy, Gravação do Ano pela canção "Halo" de Beyoncé, uma para o álbum de Beyoncé (Álbum do Ano), Gravação do Ano para "Bleeding Love" de Leona Lewis, uma para o álbum de Paul Oakenfold, "A Lively Mind", e um para o seu próprio single "Apologize" da banda OneRepublic (Melhor Performance Pop por um Duo ou Grupo). Foi eleito pela Billboard o compositor mais bem-sucedido do segundo semestre de 2013. O hit Counting Stars da banda OneRepublic ficou em segundo lugar na Billboard Hot 100 e ficou por vários meses na lista.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A vida antes e a educação[editar | editar código-fonte]

Nascido em Tulsa, Oklahoma, foi criado por uma família de missionários e pastores. Ele começou a aprender a tocar piano aos três anos de idade através do método Suzuki. Seu interesse pela música foi solicitado pelo seu pai músico e professor da escola-mãe, que persuadiu seu jovem filho a praticar piano em troca de milho doce. Tedder começou a cantar aos sete anos. Vocalista auto-didata, Tedder começou a aprimorar essa habilidade aos doze, imitando seus artistas favoritos, que variou de The Beatles à artistas tão diversos como Peter Gabriel, Stevie Wonder e Sting. Ele comentou: "Eu cantei duas horas por dia todos os dias da minha vida até fazer dezoito anos." Ele continuou a se apresentar musicalmente durante a sua adolescência por meio da igreja, escola e grupos de pessoal formado.

Em seu último ano, mudou-se para Colorado Springs, Colorado. Lá ele conheceu e fez amizade com futuro companheiro de banda Zach Filkins em sua equipe de futebol no Colorado Springs Christian School. Ele freqüentou a Oral Roberts University, em Oklahoma e começou a mostrar seu próprio material lá. Tedder completou a sua educação universitária e graduou-se ORU em 2001 com um grau de Bacharel de Artes em Relações Públicas e Publicidade.

Antes da carreira musical[editar | editar código-fonte]

Durante anos Tedder trabalhou como garçom, e também como assistente de loja na Pottery Barn, antes de fixar um estágio na DreamWorks SKG em Nashville, cantando em demos para entrar no cenário musical. Ele produziu demos para compositores e gravadoras, cobrando $300 a $400 por faixa. Tedder afirma que a DreamWorks ofereceu-lhe seu negócio publicado logo após sua chegada. Porém, ele tinha a intenção de prosseguir uma carreira como artista e seu primeiro empreendimento nessa arena veio através de uma rota diferente de todos.

Com 21 anos, Tedder participou de uma competição como cantor e compositor e foi selecionado por Lance Bass como um dos cinco finalistas para executar em um especial de uma hora na MTV, apresentando material original na frente de milhões de espectadores. O prêmio para o vencedor foi um contrato musical com o selo musical agora extinto, Free Lance Entertainment. Os competidores tocaram ao vivo e foram, então, avaliado por juízes e pelo público. O artista de maior pontuação ganharia o contrato. Tedder fez uma performance de uma de suas canções, "The Look", e recebeu a maioria dos votos dos juízes e fãs, e venceu a competição, no entanto, um contrato com uma gravadora não foi finalizado e o álbum não foi lançado. Mais tarde revelou o contrato de gravação e publicação que ofereceram "não era real. Era só um monte de hype que não se transformou em qualquer coisa.".

Produção e composição[editar | editar código-fonte]

Antes de sua eventual passagem para Los Angeles para começar o OneRepublic, Tedder chamou a atenção do produtor de hip-hop Timbaland. Tedder comentou que ele estava com Timbaland de 2002 à 2004 para desenvolver como artista ao produzir para outros artistas da época. O trabalho de Tedder cruzou vários gêneros musicais (que vão desde o hip-hop, R&B, rock, pop, dance e techno) e ele teve sucesso tanto na América como no Reino Unido com vários artistas. Em junho de 2007, Tedder assinou um contrato de administração em todo o mundo editorial com Kobalt Music Publishing. O acordo incluiu novas obras de Tedder e todas as músicas não tocadas por OneRepublic.

Ryan Tedder em Show na Áustria com o OneRepublic (2008)

Tedder é o autor do sucesso mundial, "Apologize", da prória banda OneRepublic, que a partir de 2008 foi o single de maior venda da década. Foi o número um mais tocado por cinco meses até 7 de maio de 2008, quando "Bleeding Love" de Leona Lewis (uma canção que Tedder co-escreveu e produziu com Jesse McCartney), quebrou o recorde anteriormente estabelecido por "Apologize". "Bleeding Love" foi o single mais vendido de 2007 no Reino Unido, no topo das paradas britânicas por sete semanas e foi o CD mais rapidamente vendido de 2007 recebendo o airplay de rádio em todo o mundo mais antes de sua estréia nos EUA. A canção também ganhou uma indicação ao prêmio Melhor Single Britânico no Brit Awards em fevereiro de 2008 e alcançou o número um em mais de 35 países. Tedder e o co-escritor Jesse McCartney receberam um prêmio ASCAP por escrever a canção. Tedder também é creditado por ter escrito o tratamento para o vídeoclipe que foi filmado para o lançamento nos EUA de "Bleeding Love". Ele também ganhou uma nomeação do Record Of The Year (Gravação do Ano) em fevereiro de 2009 no Grammy.[3]

Mais recentemente, Ryan é creditado na composição e produção de sucessos de diversos álbuns de 2011, incluindo 21 de Adele, All of You de Colbie Caillat, Unbroken de Demi Lovato, entre outros. Nos três álbuns citados, uma canção produzida por ele foi ou está prevista para ser lançada como single: "Rumour Has It" será o quarto single do 21, "Brighter Than the Sun" foi o segundo do All of You e "Who's That Boy" será o segundo do Unbroken.

No final de 2009, Tedder lançou sua própria gravadora, Patriot Records. Tedder também formou sua própria companhia de publicação, Patriot Games Publishing, em 2009, em aliança com Publishing Worldwide Kobalt Music.

Tedder também foi um jurado para a 10ª Independent Music Awards para apoiar as carreiras dos artistas independentes. [4] Recentemente, Ryan escreveu e produziu para Maroon 5 (Maps, New Love, Love Somebody), Ed Sheeran, Gwen Stefani (Baby Don't Lie), Ariana Grande, Ellie Goulding (Burn), Demi Lovato (Neon Lights), Beyoncé (Beyoncé), etc. É um dos maiores compositores e hitmakers dos últimos anos, e maioria das músicas das quais tem participação são grandes hits ou entraram na Billboard Hot 100. Tedder está trabalhando nos novos álbuns de Madonna e Adele, ambos com lançamento previsto para 2015, e também no quarto álbum da sua banda OneRepublic.

OneRepublic[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: OneRepublic

Discografia[editar | editar código-fonte]

Lista de singles, com posições nas paradas selecionadas, vendas certificações
Ano Canção Melhores posições Vendas Certificações Álbum
EUA
[5]
ALE
[5]
AUS
[5]
CAN
[5]
HOL
[5]
IRL
[5]
NZL
[6]
UK
[5]
2011 "Rocketeer"
(Far East Movement Ft Ryan Tedder)
7 40 14 22 20 25 4 14
  • Estados Unidos: 1,433,000[7]
* Austrália: Platina[8] Free Wired
2012 "Calling (Lose My Mind)"
(Sebastian Ingrosso and Alesso Ft Ryan Tedder)
58 47 19 Sem álbum
"The Fighter"
(Gym Class Heroes Ft Ryan Tedder)
25 7 37 39 4 The Papercut Chronicles II
2012 "Never Let You Go"
(B.o.B Ft Ryan Tedder)
2014 "S.T.O.P."
(David Guetta Ft Ryan Tedder)
Strange Clouds
"—" denota singles que não entraram nas paradas musicais ou não foram lançados no país.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Ryan Tedder é casado. Ele reconheceu abertamente e agradeceu a sua esposa, Genevieve, com quem está junto desde os tempos de faculdade, no encarte do álbum de estréia do OneRepublic, Dreaming Out Loud. Ryan e Genevieve tem dois filhos, Copeland Cruz Tedder, nascido em 2 de agosto de 2010 em Denver, Colorado[11] e Miles Tedder, nascido em setembro de 2014. Os primos de Tedder, Adam, Ashley e Austin Clark compõem a banda Sons of Sylvia e estavam anteriormente na banda The Clark Family Experience. Ele co-escreveu a canção "Love Left To Lose".[12]

Referências

  1. «Bio». oru. Consultado em 21 de outubro de 2007. Arquivado do original em 12 de outubro de 2007 
  2. Guerra, Joey (17 de janeiro de 2008). «Keep an eye on OneRepublic». Houston Chronicle. Consultado em 17 de maio de 2012 
  3. http://www.chron.com/disp/story.mpl/ent/music/5460153.html Ryan Tedder's back-up plan Houston Music on Chron.com
  4. http://www.independentmusicawards.com/ima_new/pastjudges.asp
  5. a b c d e f g {cite web|url=http://acharts.us/performer/ryan_tedder%7Ctitle=Ryan Tedder - Music Charts|work=aChart.us||acessodata=10 de Junho de 2012}} Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "achart" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  6. «Ryan Tedder - Discography». Consultado em 11 de Junho de 2012 
  7. «The Republic of Ryan Tedder». Billboard (em inglês). Consultado em 5 de Julho de 2012 
  8. «Top 50 Singles Chart». (G) in Brackets. ARIA - Australian Recording Industry Association Ltd. Consultado em 20 de março de 2011 
  9. «ARIA Top 50 Singles». ARIA (em inglês). Consultado em 5 de Julho de 2012 
  10. «Top 40 Singles Weekly». RIANZ (em inglês). Consultado em 2 de Julho de 2012 
  11. http://celebritybabies.people.com/2010/08/10/ryan-tedder-welcomes-son-copeland-cruz/?xid=rss-topheadlines
  12. http://www.theboot.com/2010/08/11/sons-of-sylvia-love-left-to-lose-lyrics/ Love Left to Lose" — Story Behind the Lyrics". The Boot.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.