São Francisco do Maranhão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São Francisco do Maranhão
  Município do Brasil  
Hino
Gentílico franciscoense
Localização
Localização de São Francisco do Maranhão no Maranhão
Localização de São Francisco do Maranhão no Maranhão
São Francisco do Maranhão está localizado em: Brasil
São Francisco do Maranhão
Localização de São Francisco do Maranhão no Brasil
Mapa de São Francisco do Maranhão
Coordenadas 6° 15' 03" S 42° 51' 25" O
País Brasil
Unidade federativa Maranhão
Municípios limítrofes Amarante, Barão de Grajaú, Lagoa do Mato, Parnarama
Distância até a capital 594 km
História
Fundação 10 de maio de 1924 (98 anos)
Administração
Prefeito(a) Adelbarto Santos (PCdoB, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [1] 2 745,804 km²
População total (IBGE/2010[2]) 12 163 hab.
Densidade 4,4 hab./km²
Clima Não disponível
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[3]) 0,555 baixo
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 33 624,979 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 2 298,04
Sítio saofranciscodomaranhao.ma.gov.br (Prefeitura)

São Francisco do Maranhão é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população estimada em 2004 era de 12.822 habitantes.

É uma cidade turística da região, contando com praia de água doce, com uma zona de arrebentação (parte de areia) de certa de 250 metros de largura e 80 de comprimento. Possui ainda uma cachoeira "Adique" 12km da cidade, onde tem quedas d'agua, e diversos locais para banho, e até mesmo pedras de salto livre.(há locais ao ar livre com sombra à beira da agua para piqueniques e excursões) Outro ponto é o balneário da cachoeirinha, 6km da cidade ,onde há uma pequena contenção de água, e diversos locais para banho e lazer. É imenso, clima agradável, pedras, lajeiros, arvores e sombras, onde é possível fazer piqueniques) Conta com outras cachoeiras um pouco escondidas, a caminho da zona rural, cachoeiras Marcelo I e Marcelo II.

Filhos ilustres[editar | editar código-fonte]

  • Alarico Nunes Pacheco - foi um médico e político brasileiro e exerceu o mandato de deputado federal pelo Maranhão entre 1946 e 1951 ajudando a escrever a Constituição de 1946.
  • Bernardino Soares Viana - foi um advogado e político brasileiro e exerceu o mandato de senador pelo Piauí entre 1979 e 1983 na vaga antes ocupada por Petrônio Portela.

Hino do Município[editar | editar código-fonte]

Letra e música: Ermelino Sales de Oliveira

Salve São Francisco do Maranhão

Amada cidade de tradição

José soares, Eugênio de Holanda

Povoaram teu solo, sem demanda

Porto Riachuelo, manga do Iguará Iguaratinga, te chamar

Bem o quiseram, dissemos não

Hoje és São Francisco do Maranhão

Estribilho O teu nome, é São Francisco

Porque teu povo assim o quis

Seja na sorte, seja no risco

Louvamos São Francisco de assis

Riacho do Adique, lagou grande

Tua grandeza, se espande

Ribeirão azul, caraíba do norte Hospitalidade, é teu forte

Quem vai ao morro de Santa Cruz Bem deslubrado, alegre deduz

Que tuas belezas, são de admirar

Razão pra teus filhos te amar

Babaçú, carnaúba, arroz, algodão Enriquecem teu solo em profusão

Cultivando a terra com ardor Demonstra teu povo, ser trabalhador

Salve São Francisco do Maranhão

A quem amamos de coração

Cantava o poeta, alexandre sobrinho

Que és rica em flora, amor e carinho.

Origem[editar | editar código-fonte]

Diante do que foi exposto, o processo de povoamento do núcleo que deu origem à cidade de São Francisco do Maranhão se explica por meio da instalação das primeiras fazendas de gado na região, aliada ao movimento fluvial que alimentava o comércio no rio Parnaíba. O município de São Francisco do Maranhão situa-se na região 18 – Chapadas do Alto Itapecuru, conta com os seguintes municípios limítrofes: ao Norte, confina com Parnarama; a Leste, com o rio Parnaíba; ao Sul com o de Barão de Grajaú, e a Oeste, com Lagoa do Mato.

A imigração de pessoas[editar | editar código-fonte]

Em 1850, os fazendeiros Egildo Soares e Francisco Alves dos Santos foram os primeiros a chegar em São Francisco do Maranhão, após veio João Afonso e Pedro Afonso, que ao ver muitas terras devolutas, começou a empoçar-se aos poucos, trazendo muitas pessoas e gado.Daí começou o movimento e a ter uma população suficiente pra urbanização da Vila.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

Quando foi criada a Vila, primeiro se chamou Manga do Iguará, depois São Francisco e depois Iguaratinga que passou muito tempo. Após foi chamada Vila São Francisco porque João Afonso era devoto de São Francisco de Assis, o santo, dando inicio a religiosidade. Os agentes do governo ao chegar no estado para nomear o nome atual da cidade, disseram que não podia ser São Francisco pois já havia outro município com esse nome, daí voltaram com o nome acrescido de São Francisco do Maranhão- MA. A cidade tem esse nome em homenagem “ao santo” anteriormente citado.

Emancipação[editar | editar código-fonte]

Sua emancipação se deu em 22 de Abril 1924, porém é comemorada em 10 de Maio de 1924. Seu primeiro prefeito foi Isaque Vila Nova e Silva, colocado por alguém da alta.

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Maranhão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.