São Francisco do Maranhão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São Francisco do Maranhão
  Município do Brasil  
Hino
Gentílico franciscoense
Localização
Localização de São Francisco do Maranhão no Maranhão
Localização de São Francisco do Maranhão no Maranhão
Localização de São Francisco do Maranhão no Maranhão
São Francisco do Maranhão está localizado em: Brasil
São Francisco do Maranhão
Localização de São Francisco do Maranhão no Brasil
Mapa
Mapa de São Francisco do Maranhão
Coordenadas 6° 15' 03" S 42° 51' 25" O
País Brasil
Unidade federativa Maranhão
Municípios limítrofes Barão de Grajaú - MA, Lagoa do Mato - MA, Parnarama - MA, Amarante - PI e Palmeirais - PI
Distância até a capital 594 km
História
Fundação 10 de maio de 1924 (99 anos)
Administração
Prefeito(a) Adelbarto Rodrigues Santos (2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [1] 2 284 km²
População total (https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/?utm_source=ibge&utm_medium=home&utm_campaign=portal) 12 064 hab.
Densidade 5,3 hab./km²
Clima Tropical
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[2]) 0,555 baixo
PIB (IBGE/2008[3]) R$ 33 624,979 mil
PIB per capita (IBGE/2008[3]) R$ 2 298,04
Sítio saofranciscodomaranhao.ma.gov.br (Prefeitura)
mapa de São Francisco do Maranhão

São Francisco do Maranhão é um município brasileiro do estado do Maranhão. Localiza-se na microrregião das “Chapadas do Alto Itapecuru” e na mesorregião “Leste Maranhense”. Sua população é de 12.064 habitantes e sua área territorial é de 2.284,217 km². O município pertence à região imediata de São João dos Patos, bem como, a região intermediária de Presidente Dutra.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

O município de São Francisco do Maranhão está dividido em 3 distritos, criados pela Lei nº 269, de 31 de dezembro de 1948, permanecendo essa divisão territorial até os dias atuais.

DISTRITOS LOCAL
São Francisco do Maranhão SEDE
Caraíbas do Norte ZONA RURAL
Ribeirão Azul ZONA RURAL

A maior parte da população do município de São Francisco do Maranhão vive na zona rural. Os maiores povoados da zona rural do município de São Francisco do Maranhão são:

POVOADOS DISTANCIA DA SEDE
Mimoso 45 km
Caraíbas do Norte 18 km
Várzea Comprida 50 km
Tapera 7 km
Sítio dos Fonseca 38 km
Piquizeiro 46 km
São Bento 52 km

A cidade de São Francisco do Maranhão é dividida em bairros, assim denominados:

  • Centro
  • Alto Sereno
  • Barra do Saco
  • Cachoeirinha
  • Conjunto Luzia Soares
  • Conjunto Zé Reinaldo
  • Morrinhos
  • Verdão

Turismo[editar | editar código-fonte]

São Francisco do Maranhão é um município com grande potencial turístico, no qual pode-se destacar entre as principais atrações turísticas encontradas no município:

  • Prainha no Rio Parnaíba = Fica localizada na zona urbana do município, no mês de julho é a época em que atrai mais visitantes, no local é montado diversas barracas que oferecem bebidas, tira-gostos e a culinária local a base de pescados da região, na ocasião acontece a realização de shows, eventos esportivos, desfile de beleza, etc.
  • Morro da Santa Cruz = O local conta com um mirante que oferece uma visão privilegiada de toda a zona urbana do município, bem como, da cidade vizinha Amarante - PI.
  • Balneário Cachoeirinha = O local conta com uma pequena contenção de água e diversos locais para banho, fica localizado no bairro Cachoeirinha, zona urbana do município.
  • Balneário Adique = O local conta com uma cachoeira perfeita para banho e áreas favoráveis à prática de piqueniques, o local se encontra na zona rural a 10 km da sede do município.
  • Morro da Arara = Fica localizado na zona rural, às margens do rio Parnaíba, sua distância até a sede do município é de 17 km.

Cultura[editar | editar código-fonte]

No município de São Francisco do Maranhão existem diversas manifestações culturais presentes no cotidiano das pessoas, pode-se destacar as mais relevantes como sendo:

  • Aniversário da cidade = acontece no dia 10 de maio, na ocasião ocorre apresentação de shows, eventos esportivos, dentre outras atrações.
  • Festejo de São Francisco = acontece no mês de outubro, com encerramento no dia 4, em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro do município, na ocasião acontece a final do campeonato municipal, a chegada do Divino Espírito Santo à Igreja Matriz, realização de shows, etc.
  • Festejo do Mimoso = acontece no mês de junho, com encerramento no dia 29, homenageando o padroeiro São Pedro, na ocasião é realizado uma grande cavalgada, distribuição de brindes para os vaqueiros, shows em praça pública, etc. O povoado fica localizado a 45 km da sede do município.
  • Festejo de Caraíbas do Norte = acontece no mês de janeiro, com término no dia 20, em homenagem ao padroeiro São Sebastião, o povoado fica localizado a 18 km da sede do município.
  • Festejo do Sítio = acontece no mês de março, com término no dia 19, em homenagem ao padroeiro São José, o povoado fica localizado a 38 km da sede do município.
  • Festa do trabalhador = acontece no dia 1º de maio, no povoado Caraíbas do Norte, localizado a 18 km da sede do município,  na ocasião são distribuídas ferramentas para os trabalhadores e também é realizado shows em praça pública.
  • Romaria da Taboca Redonda = acontece no início do mês de julho, o evento reúne milhares pessoas de diversos municípios do Maranhão e de outros estados, na ocasião acontece missa, cantorias do Divino Espírito Santo, pagamento de promessas, etc. Essa romaria acontece em uma localidade na zona rural do município a cerca de 60 km da sua sede.
  • Peregrinação do Divino = é tradição da Igreja Católica Franciscoense, organizar um evento que percorre todo o município, onde a imagem de uma pomba, mais uma bandeira, que representa o Divino Espírito Santo, visita as residências dos moradores, com a apresentação cantorias que glorificam o Santo. O início do percurso acontece no mês de maio e seu término é marcado pela chegada da imagem à Igreja Matriz no mês de outubro.
  • Festas de Reis = é tradição dos franciscoenses realizarem, nas suas residências, no mês de janeiro, mais precisamente nos dias 6, 16 e/ou 26, um evento em que reúne muitas pessoas das localidades vizinhas. O convite para essas festas é especial, pois é realizado na forma de cantorias ao som de violão e o mesmo acontece a noite, onde os moradores recebem em suas residências a imagem dos 3 Reis Magos, mais uma bandeira, bem como, os cantadores e diversos pessoas que acompanham.

No município ainda existes outras festividades culturais que atualmente  acontecem com menos frequência (rodas de São Benedito, Envenção da Santa Cruz, Biri e Baia)

Filhos ilustres[editar | editar código-fonte]

  • Alarico Nunes Pacheco - foi um médico e político brasileiro e exerceu o mandato de deputado federal pelo Maranhão entre 1946 e 1951 ajudando a escrever a Constituição de 1946.
  • Bernardino Soares Viana - foi um advogado e político brasileiro e exerceu o mandato de senador pelo Piauí entre 1979 e 1983 na vaga antes ocupada por Petrônio Portela.

Hino do Município[editar | editar código-fonte]

Letra e música: Ermelino Sales de Oliveira

Salve São Francisco do Maranhão

Amada cidade de tradição

José soares, Eugênio de Holanda

Povoaram teu solo, sem demanda

Porto Riachuelo, Manga do Iguará, Iguaratinga, te chamar

Bem o quiseram, dissemos não

Hoje és São Francisco do Maranhão

Estribilho O teu nome, é São Francisco

Porque teu povo assim o quis

Seja na sorte, seja no risco

Louvamos São Francisco de Assis

Riacho do Adique, Lagoa Grande

Tua grandeza, se expande

Ribeirão azul, Caraíba do Norte Hospitalidade, é teu forte

Quem vai ao morro de Santa Cruz Bem deslumbrado, alegre deduz

Que tuas belezas, são de admirar

Razão pra teus filhos te amar

Babaçu, carnaúba, arroz, algodão Enriquecem teu solo em profusão

Cultivando a terra com ardor Demonstra teu povo, ser trabalhador

Salve São Francisco do Maranhão

A quem amamos de coração

Cantava o poeta, Alexandre Sobrinho

Que és rica em flora, amor e carinho.

Origem[editar | editar código-fonte]

Diante do que foi exposto, o processo de povoamento do núcleo que deu origem à cidade de São Francisco do Maranhão se explica por meio da instalação das primeiras fazendas de gado na região, aliada ao movimento fluvial que alimentava o comércio no rio Parnaíba. O município de São Francisco do Maranhão situa-se na região 18 – Chapadas do Alto Itapecuru, conta com os seguintes municípios limítrofes: ao Norte, confina com Parnarama; a Leste, com o rio Parnaíba; ao Sul com o de Barão de Grajaú, e a Oeste, com Lagoa do Mato.

A imigração de pessoas[editar | editar código-fonte]

Em 1850, os fazendeiros Egildo Soares e Francisco Alves dos Santos foram os primeiros a chegar em São Francisco do Maranhão, após veio João Afonso e Pedro Afonso, que ao ver muitas terras devolutas, começou a empoçar-se aos poucos, trazendo muitas pessoas e gado. Daí começou o movimento e a ter uma população suficiente pra urbanização da Vila.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

Quando foi criada a Vila, primeiro se chamou Manga do Iguará, depois São Francisco e depois Iguaratinga que passou muito tempo. Após foi chamada Vila São Francisco porque João Afonso era devoto de São Francisco de Assis, o santo, dando inicio a religiosidade. Os agentes do governo ao chegar no estado para nomear o nome atual da cidade, disseram que não podia ser São Francisco pois já havia outro município com esse nome, daí voltaram com o nome acrescido de São Francisco do Maranhão- MA. A cidade tem esse nome em homenagem “ao santo” anteriormente citado.

Emancipação[editar | editar código-fonte]

Sua emancipação se deu em 22 de abril 1924, porém é comemorada em 10 de maio de 1924. Seu primeiro prefeito foi Isaque Vila Nova e Silva, colocado por alguém da alta.

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Maranhão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.