São João do Estoril

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
São João do Estoril
Distrito Distrito de Lisboa
Concelho CSC.png Cascais
Freguesia Estoril
Área km²
População hab. (2011)
Orago São João
Povoações de Portugal Flag of Portugal.svg

São João do Estoril é uma aldeia da união de freguesias de Cascais e Estoril, antiga freguesia do Estoril, concelho de Cascais, em Portugal.

Possui uma estação ferroviária e é servida por carreiras de autocarros. Possui também uma escola secundária, também conhecida como Liceu de São João, que se encontra retratada no livro de Manuel Arouca "Filhos da Costa do Sol", cuja acção tem lugar por altura do 25 de Abril.

Nos inícios do século XX, São João do Estoril era descrito na "Ilustração Portugueza", revista do Jornal "O Século", como "uma pequenina povoação talhada em ruas perpendiculares, pouco abundante em árvores e sombras e frequentado especialmente pela burguesia abastada de Lisboa". Era também em São João do Estoril que se situava a residência de férias do presidente António de Oliveira Salazar.

Marcos Geográficos[editar | editar código-fonte]

Conhecida pela sua pacatez, a localidade de São João do Estoril encontra-se delimitada a sul pelo estuário do rio Tejo, a este pela zona das Areias de São João, a nordeste pela zona da Alapraia, a norte pela zona da Galiza e a oeste pela zona do Vale de Santa Rita.

Por norma a área compreendida pela Praceta da Quinta da Carreira e pela Estação da CP é considerada como a zona central de São João do Estoril.

São João do Estoril têm na sua área duas praias ambas vigiadas: a Praia da Poça com bandeira azul e a Praia da Azarujinha que aguarda a renovação dos apoios de praia a fim de recuperar a bandeira azul.

São João do Estoril dispõe de um leque alargado de ofertas de serviços aos seus habitantes incluindo duas Farmacias e um centro de Saúde de construção recente.

De destacar ainda na área restauração o restaurante familiar Retiro das 4 Estradas e a gelataria Santini.

Património edificado[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.