São Lourenço (Curitiba)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2010)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
São Lourenço
Subprefeitura Boa Vista
Área 2,26 km²
População 5.556 hab.
Densidade 24,64 hab/km²
Bairros Limítrofes Abranches, Ahú, Barreirinha, Boa Vista, Bom Retiro e Pilarzinho.
Principais Vias Avenida Anita Garibaldi
Rua Mateus Leme
Rua Flávio Dallegrave
Rua Professor Nilo Brandão
Rua Lívio Moreira
Rua Alberto Erthal
Rua Casemiro José Marques de Abreu
Rua Nilo Peçanha
Pontos de referência Parque São Lourenço

São Lourenço é um bairro da cidade brasileira de Curitiba, Paraná. As primeiras pessoas que chegaram na região onde hoje localiza-se o bairro do São Lourenço, foram os portugueses.

História[editar | editar código-fonte]

O nome do bairro veio em homenagem ao santo católico, São Lourenço de Huesca - diácono mártir de Roma -, um dos mais celebres dos mártires de roma, porque foi condenado a morte. A lenda diz que ele teria sido assado vivo em uma grelha. São Lourenço de Huesca conseguiu tanta credibilidade que desde o século IV a grelha tem sido seu símbolo.

Em 1853, o bairro São Lourenço já aparece como pertencente ao distrito de São Casemiro, com um total de 5.726 habitantes.

Em 1920 a água encanada, a energia elétrica e o transporte coletivo ainda não faziam parte do cotidiano dos moradores do bairro. Os meninos caçavam passarinhos nos matagais da região onde agora se encontra a Av. Anita Garibaldi. Também, nos finais de semana, havia a corrida de cavalos na atual rua Marechal Hermes, a região era muito conhecida por suas criações de cavalos.

As famosas batidas do descendente de italianos, chamado Victor, tornaram-se uma das atrações do bairro em 1957. No pequeno bar em que ocorriam, atraia centenas de pessoas que saboreavam as batidas e seus saborosos quitutes, considerados um dos mais tradicionais endereços gastronômicos da cidade.

Devido às constantes enchentes que ocorriam na região, inaugurou-se em 1972 o parque São Lourenço, que oferece lazer à população e um centro de criatividade e cultura.

Recentemente, o parque, durante um passeio ciclístico foi palco da, até então, primeira manifestação nudista de Curitiba. Alguns ciclistas utilizaram-se da nudez para chamar a atenção para uma vida mais saudável, livre dos atuais automóveis como meios de transporte individuais. Eles defendem o uso da bicicleta como transporte individual ou de meios coletivos de transporte (ônibus/trem/metrô) como formas de obter uma vida mais saudável e um ambiente menos poluído.

No Bairro São Loureço estão o Parque São Lourenço, o Colégio Marista Santa Maria e as mundialmente conhecidas Ópera de Arame (um dos palcos em que ocorrem os festivais de teatro de Curitiba, dentre outras apresentações) e a Pedreira Paulo Leminski.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.