São Luís de Montes Belos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outras cidades contendo este nome, veja São Luís.
Município de São Luís de Montes Belos
São Luís M. Belos.jpg

Bandeira de São Luís de Montes Belos
Brasão de São Luís de Montes Belos
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 12 de outubro
Fundação 12 de outubro de 1953 (63 anos)
Gentílico monte-belense
CEP 76100-000
Prefeito(a) Eldecirio da Silva (PDT)
(2017–2020)
Localização
Localização de São Luís de Montes Belos
Localização de São Luís de Montes Belos em Goiás
São Luís de Montes Belos está localizado em: Brasil
São Luís de Montes Belos
Localização de São Luís de Montes Belos no Brasil
16° 31' 30" S 50° 22' 19" O16° 31' 30" S 50° 22' 19" O
Unidade federativa  Goiás
Mesorregião Centro Goiano IBGE/2008[1]
Microrregião Anicuns IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes Firminópolis, Aurilândia, Sanclerlândia, Turvânia e Córrego do Ouro
Distância até a capital 120 km
Características geográficas
Área 825,999 km² [2]
População 32 808 hab. (GO: 35º) –  IBGE/2016[3]
Densidade 39,72 hab./km²
Altitude 581.42 m
Clima tropical A
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,731 alto PNUD/2010[4]
PIB R$ 379 554 mil IBGE/2010[5]
PIB per capita R$ 12 637,47 IBGE/2010[5]
Página oficial
Prefeitura www.saoluisdemontesbelos.go.gov.br

São Luís de Montes Belos é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população segundo estimativa de 2016 do IBGE, é de aproximadamente 32.808[3].

História[editar | editar código-fonte]

A cidade de São Luís de Montes Belos teve seu início em uma fazenda, datada de 1857, que possuía o mesmo nome, onde nasceu o fundador da cidade, José Netto Cerqueira Leão Sobrinho. O nome da cidade está relacionado com as serras com picos muito finos na entrada da cidade e também com o nome da fazenda que deu origem a cidade.

Em 1953, o governo do estado determinou a construção de uma estrada cortando o local, ligando a parte central do estado de Goiás com a região sudeste e também ao estado do Mato Grosso. Na medida em que as construções avançavam, os engenheiros João Neto de Campos Carneiro e Vicente Ferreira Adorno foram nomeando as serras, os córregos e os rios, relacionados a algum acontecimento ou data do dia.

Com a queda do Estado Novo, implantado por Getúlio Vargas, veio a constituinte que deu liberdade para criar novos municípios e distritos.

A região da cidade de São Luis de Montes Belos pertencia ao distrito de Mossãmedes, consequentemente ao município da Cidade de Goiás, onde Jose Netto era vereador. Firminópolis era um município criado após a abertura política, que quis se apossar das fazendas da região de São Luis para cobrar impostos. Ao ter conhecimento das invasões, Jose Netto convocou uma reunião em julho de 1948 para dar início a emancipação de São Luis de Montes Belos.

A população se mobilizou em prol da causa e José Netto levou a questão à Câmara de Vereadores da Cidade de Goiás.

"Voltei a Goiás e fiz a exposição ao Prefeito de Goiás Hermógenes Coelho, e à Câmara de Vereadores, que tinha por dever de nos ajudar para defender a integridade do município que estava sendo invadido", afirmou José Netto em entrevista. Após exposição na Cidade de Goiás, Jose Netto recebeu autorização para agir pela emancipação de São Luis.

Com a autorização do Prefeito, o fundador adquiriu mais terrenos nos arredores da fazenda que pertencia à sua família. As margens do "Barreirinho" José Netto junto com seu irmão Jutair Netto e os pioneiros da cidade, construiu ranchos, um galpão, uma farmácia, alojamento, armazém, açougue e uma cadeia, dando início a construção de São Luis de Montes Belos.

No dia 4 de outubro de 1948 foi votada a Lei que emancipou o município São Luis de Montes Belos. No dia 17 de janeiro o município foi instalado.

De sua emancipação até os dias atuais, a cidade cresceu num ritmo rápido e coordenado. Durante estes anos, São Luís de Montes Belos recebeu inúmeros imigrantes que, ao longo dos anos, compuseram a história da cidade.

O comércio local se desenvolveu, escritórios regionais de órgãos estaduais e federais se instalaram na cidade, a indústria iniciou sua exploração e, com o aumento da população, São Luís de Montes Belos firmou-se no cenário estadual como referência do Centro-Oeste Goiano.

Pioneiros de São Luís[editar | editar código-fonte]

José Netto Cerqueira Leão Sobrinho, Jutair Netto Cerqueira Leão, José Luiz Pereira Júnior, Valdemar Basílio da Silva(Neném Basílio), Deusdedith Delfino de Brito, João Antonio dos Santos (João Piau), José Netto Cerqueira Leão (Zeca Netto), Domingos Luiz Pereira, Pedro Luiz Pereira, Joaquim Ferandes de Morais, Basílio de Araújo, José Torquato da Silva, Joaquim Marinho Barbosa (Joaquim Leonardo), João Silva Costa (Dandico), José Mineiro, Pedro Joaquim dos Santos e muitos outros. Muitas Senhoras se destacaram no pioneirismo de São Luís de Montes Belos, tais como: Sebastiana Ferreira Netto (Dona Nêga), Colombina Netto (Dona Bina), Custódia Maria, Joaquina Rita de Jesus (Dona Quininha) e outras mais[6].

Cartões-Postais da Cidade[editar | editar código-fonte]

A cidade possui como cartão-postal o "Espelho D'Água dos Buritis", situado em região nobre da cidade. E na região mais afastada, se localiza o "Lago Caires Maia". O Parque de Exposições Oscar Moreira (Rodovia GO-060, km 123) recebe anualmente as grandes festas da cidade. A Praça da República e a Igreja Matriz são tradicionais e, por muito tempo, foram o ponto de encontro da juventude. Possui ainda a Biblioteca Pública Municipal Fagundes Varela, um Ginásio de Esportes, o Estádio Jutair Neto e vários campos.

Referências

  1. a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. a b «ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO RESIDENTE NO BRASIL E UNIDADES DA FEDERAÇÃO COM DATA DE REFERÊNCIA EM 1º DE JULHO DE 2016» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 16 de janeiro de 2017 
  4. «Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2013. Consultado em 30 de julho de 2013 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  6. Apostila da Prefeitura de São Luís de Montes Belos. Município de São Luís de Montes Belos, disponível na Biblioteca Municipal Fagundes Varela.

Ver também[editar | editar código-fonte]