São Luís de Montes Belos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São Luís de Montes Belos
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de São Luís de Montes Belos
Bandeira
Brasão de armas de São Luís de Montes Belos
Brasão de armas
Hino
Gentílico monte-belense
Localização
Localização de São Luís de Montes Belos em Goiás
Localização de São Luís de Montes Belos em Goiás
Localização de São Luís de Montes Belos em Goiás
São Luís de Montes Belos está localizado em: Brasil
São Luís de Montes Belos
Localização de São Luís de Montes Belos no Brasil
Mapa
Mapa de São Luís de Montes Belos
Coordenadas 16° 31' 30" S 50° 22' 19" O
País Brasil
Unidade federativa Goiás
Municípios limítrofes Firminópolis, Aurilândia, Sanclerlândia, Turvânia e Córrego do Ouro
Distância até a capital 120 km
História
Fundação 12 de outubro de 1953 (70 anos)
Administração
Prefeito(a) Eldecírio da Silva[1] (PDT, 2021 – 2024)
Vereadores 13
Características geográficas
Área total [2] 825,999 km²
População total (estimativa IBGE/2021[3]) 34 488 hab.
 • Posição GO: 36º
Densidade 41,8 hab./km²
Clima tropical (A)
Altitude 581.42 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
CEP 76100-000
Indicadores
IDH (PNUD/2010[4]) 0,731 alto
PIB (IBGE/2010[5]) R$ 379 554 mil
PIB per capita (IBGE/2010[5]) R$ 12 637,47
Sítio www.saoluisdemontesbelos.go.gov.br (Prefeitura)

São Luís de Montes Belos é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 34 488 habitantes.[3]

História[editar | editar código-fonte]

A cidade de São Luís de Montes Belos teve seu início em uma fazenda, datada de 1857, que possuía o mesmo nome, onde nasceu o fundador da cidade, José Netto Cerqueira Leão Sobrinho. O nome da cidade está relacionado com as serras com picos muito finos na entrada da cidade e também com o nome da fazenda que deu origem a cidade.

Em 1953, o governo do estado determinou a construção de uma estrada cortando o local, ligando a parte central do estado de Goiás com a região sudeste e também ao estado do Mato Grosso. Na medida em que as construções avançavam, os engenheiros João Neto de Campos Carneiro e Vicente Ferreira Adorno foram nomeando as serras, os córregos e os rios, relacionados a algum acontecimento ou data do dia.

Com a queda do Estado Novo, implantado por Getúlio Vargas, veio a constituinte que deu liberdade para criar novos municípios e distritos.

A região da cidade de São Luis de Montes Belos pertencia ao distrito de Mossâmedes, consequentemente ao município da Cidade de Goiás, onde Jose Netto era vereador. Firminópolis era um município criado após a abertura política, que quis se apossar das fazendas da região de São Luis para cobrar impostos. Ao ter conhecimento das invasões, Jose Netto convocou uma reunião em julho de 1948 para dar início a emancipação de São Luis de Montes Belos.

A população se mobilizou em prol da causa e José Netto levou a questão à Câmara de Vereadores da Cidade de Goiás.

"Voltei a Goiás e fiz a exposição ao Prefeito de Goiás Hermógenes Coelho, e à Câmara de Vereadores, que tinha por dever de nos ajudar para defender a integridade do município que estava sendo invadido", afirmou José Netto em entrevista. Após exposição na Cidade de Goiás, Jose Netto recebeu autorização para agir pela emancipação de São Luis.

Com a autorização do Prefeito, o fundador adquiriu mais terrenos nos arredores da fazenda que pertencia à sua família. As margens do "Barreirinho" José Netto junto com seu irmão Jutair Netto e os pioneiros da cidade, construiu ranchos, um galpão, uma farmácia, alojamento, armazém, açougue e uma cadeia, dando início a construção de São Luis de Montes Belos.

No dia 4 de outubro de 1948 foi votada a Lei que emancipou o município São Luis de Montes Belos. No dia 17 de janeiro o município foi instalado.

Pioneiros de São Luís[editar | editar código-fonte]

José Netto Cerqueira Leão Sobrinho, Jutair Netto Cerqueira Leão, José Luiz Pereira Júnior, Valdemar Basílio da Silva(Neném Basílio), Deusdedith Delfino de Brito, João Antonio dos Santos (João Piau), José Netto Cerqueira Leão (Zeca Netto), Domingos Luiz Pereira, Pedro Luiz Pereira, Joaquim Ferandes de Morais, Basílio de Araújo, José Torquato da Silva, Joaquim Marinho Barbosa (Joaquim Leonardo), João Silva Costa (Dandico), José Mineiro, Pedro Joaquim dos Santos e muitos outros. Muitas Senhoras se destacaram no pioneirismo de São Luís de Montes Belos, tais como: Sebastiana Ferreira Netto (Dona Nêga), Colombina Netto (Dona Bina), Custódia Maria, Joaquina Rita de Jesus (Dona Quininha) e outras mais[6].

Turismo[editar | editar código-fonte]

A cidade possui atrações como o "Espelho D'Água dos Buritis", a "Lago Caires Maia" como principais pontos turísticos. O Parque de Exposições Oscar Moreira também é outro fator turístico da cidade quando realiza, anualmente, as grandes festas da cidade.[carece de fontes?]

Referências

  1. Prefeito e vereadores de São Luís de Montes Belos tomam posse Portal G1 - acessado em 2 de janeiro de 2021
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. a b «Estimativa populacional 2021 IBGE». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 28 de agosto de 2021. Consultado em 28 de agosto de 2021 
  4. «Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2013. Consultado em 30 de julho de 2013 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  6. Apostila da Prefeitura de São Luís de Montes Belos. Município de São Luís de Montes Belos, disponível na Biblioteca Municipal Fagundes Varela.

Ver também[editar | editar código-fonte]