São Paulo Obras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2017)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.

A São Paulo Obras - SPObras é uma empresa pública municipal, criada sob a forma de sociedade simples, pertencente à Prefeitura de São Paulo, sendo vinculada à Secretaria Municipal de Serviços e Obras (SMSO). Atualmente tem como presidente o engenheiro civil Vitor Levy Castex Aly.

Presidentes de SPOBRAS:

2009 - 2010: Marcelo Cardinale Branco

2010 - 2011: Elton Santa Fé Zacarias

2012 - 2013: Oswaldo Spuri (Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras da Prefeitura Municipal de São Paulo - SIURB)

2013 - 2016: Roberto Nami Garibe (Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras da Prefeitura Municipal de São Paulo - SIURB)

2017: Vitor Levy Castex Aly

Funções[editar | editar código-fonte]

A SPObras

A São Paulo Obras é uma empresa da Prefeitura de São Paulo vinculada à Secretaria Municipal de Serviços e Obras - SMSO. Sua criação foi autorizada pela Lei Municipal nº 15.056, de 08 de dezembro de 2009, que determinou a cisão da Empresa Municipal de Urbanização – EMURB. Sua constituição efetiva, no entanto, ocorreu em 10 de maio de 2010, quando foi registrado seu Contrato Social. A empresa tem como atribuição a execução de obras definidas pela Secretaria Municipal de Serviços e Obras, o controle dos assuntos referentes ao mobiliário urbano, e ainda, desenvolver atividades econômicas sempre que necessário, para a consecução de seus objetivos.

O que faz

A SPObras é uma empresa inovadora que tem como objetivo executar programas, projetos e obras definidos pela Administração Municipal. Busca equilibrar as demandas de seus clientes com os recursos advindos do Tesouro Municipal, dos financiamentos públicos e das Operações Urbanas.

A SPObras elabora, ainda, licitações para outros órgãos da Administração Municipal e executa obras, definidas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, nas áreas de abrangência das Operações Urbanas.

A empresa é responsável, também, pela outorga e pela gestão das concessões do mobiliário urbano, tendo como objetivo a criação, confecção, instalação e manutenção de relógios eletrônicos digitais, bem como de abrigos e de totens indicativos de parada de ônibus, com exploração publicitária.

Cabe, ainda, à SPObras executar a contratação, a supervisão e a fiscalização de concessão urbanística, nos termos da Lei Nº 14.917, de 07 de maio de 2009.

Outras competências

Também compete à SPObras desenvolver toda e qualquer atividade econômica correlata ao seu objeto social, podendo, inclusive, adquirir, alienar e promover a desapropriação de imóveis declarados de utilidade pública pela Prefeitura de São Paulo. Além disso, pode realizar financiamentos e outras operações de crédito e celebrar convênios com entidades públicas.

Além de ser responsável pela execução de serviços e obras das entidades municipais, a SPObras se destaca pelas Operações Urbanas, que visam promover melhorias em regiões da cidade por intermédio de parcerias entre o Poder Público e a iniciativa privada. As Operações Urbanas são as seguintes:

Localização e contato[editar | editar código-fonte]

  • Av. São João, 473 - Andares 19º, 20º e 21º - Galeria Olido - Centro - São Paulo

Veja no mapa

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

SPObras (website oficial)
Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras


Portal Prefeitura de São Paulo