Nostra Signora del Sacro Cuore

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de São Tiago dos Espanhóis)
Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração
Nostra Signora del Sacro Cuore
Nostra Signora del Sacro Cuore
Fachada
Tipo
  • igreja católica
Estilo dominante Renascentista
Fim da construção 1450
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Website Site oficial
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 53' 54" N 12° 28' 25" E

Nostra Signora del Sacro Cuore ou Nossa Senhora do Sagrado Coração, conhecida também como San Giacomo degli Spagnoli ou São Tiago dos Espanhóis, é uma igreja titular dedicada à Virgem Maria localizada na Piazza Navona, em Roma, Itália.

O atual cardeal-diácono protetor da diaconia de Nossa Senhora do Sagrado Coração é Kurt Koch.

História[editar | editar código-fonte]

Uma igreja mais antiga já existia no local, que fica sobre as ruínas do antigo Estádio de Domiciano, no século XIII. A primeira menção desta igreja está no testamento de Henrique de Castela (1230–1304), filho do rei Fernando III de Castela, que doou o dinheiro para construí-la em 1259. A nova igreja foi construída para o Jubileu de 1450, financiada por uma doação de Alfonso de Paradinas. A fachada, que no passado estava do lado oposto do atual, foi projetada por Bernardo Rossellino. O papa Alexandre VI, que era espanhol, posteriormente criou uma praça à frente da igreja. Em 1506, a igreja passou a ser também a igreja nacional dos espanhóis em Roma, uma situação que perdurou até a construção de Santa Maria in Monserrato degli Spagnoli, no século XVII, que passou então a ser a igreja da comunidade espanhola.

No final do século XIX, o papa Leão XIII mandou reformar o edifício, que perigava desabar. Na mesma época, toda a orientação da igreja foi alterada para que a entrada passasse a ficar de frente para a Piazza Navona. A abside e o transepto foram demolidos em 1938 para permitir a abertura da avenida Corso del Rinascimento.

Interior[editar | editar código-fonte]

A peça-de-altar sobre "Assunção da Virgem em Glória entre Anjos e Apóstolos" é do pintor flamengo Francisco de Castello. A maior parte das obras de arte e monumentos funerários que decoravam a igreja foram transferidos para Santa Maria quando a comunidade espanhola se mudou para lá. O que restou são algumas obras renascentistas, como o presbitério em mármore multicolorido e o fundo em mármore do altar-mor. Além disso, a Capella di San Giacomo também está intacta. Alguns afrescos de Annibale Carracci que decoravam a Capela Herrera foram transferidos para o Museu Nacional d'Art de Catalunya, em Barcelona, e para o Museu do Prado, em Madrid[1].

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Nostra Signora del Sacro Cuore