Sérgio Lopes (músico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura pelo político brasileiro do século XIX, veja Sérgio Lopes Falcão.
Sérgio Lopes
Conhecido(a) por "O poeta da música gospel"
Nascimento 27 de outubro de 1965 (58 anos)[1]
Gênero literário MPB, música cristã contemporânea, Soft rock, Bolero, Gospel, Folk, Country, Hard Rock, Música clássica, Jazz, Blues, ópera
Serviço militar
País  Brasil
Carreira musical
Período musical 1985 - 1989 (Altos Louvores); 1989 - atualmente (carreira solo)
Instrumento(s) violão, baixo
Gravadora(s) Line Records (2011 - 2013)
Art Gospel (2005 - 2010)
Top Gospel (2001 - 2005)
Zekap Gospel (2000 - 2001)
Line Records (1996 - 2000)
Som e Louvores (1989 - 1995)
Afiliações
Página oficial
Site Oficial

Sérgio Ricardo Lopes de Souza[2] (Campina Grande, Paraíba, 27 de outubro de 1965), conhecido como Sérgio Lopes, é um cantor, compositor, músico de música cristã, poeta, escritor e advogado.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Educação e religiosidade[editar | editar código-fonte]

Foi no ensino fundamental (antigo primário), que Sérgio Lopes envolveu-se com teatro no Colégio Estadual da Liberdade, em Campina Grande, quando conheceu um colega chamado Alfrânio, com o qual compartilhava poemas próprios ou achados dos poetas Augusto dos Anjos e Gonçalves Dias. Filho do radialista Magidiel Lopes de Souza e de Maria das Mercês Lima de Souza, era o mais velho de cinco irmãos. Seu pai escrevia poemas românticos e os lia nos programas de rádio noturnos que locucionava nas rádios AM Caturité e Cariri. Na adolescência iniciou curso de teatro no Teatro Municipal de Campina Grande e sua primeira participação como ator foi na peça "Vestido de Noiva", dirigido pela dramaturga Maria de Lourdes Capozolli.

Sérgio Lopes compõe desde sua adolescência, quando também cantava no coral jovem da Igreja Evangélica Congregacional de Campina Grande[3], onde permaneceu até 1979. Sérgio Lopes perdeu seus pais precocemente, pois sua mãe morreu de câncer aos trinta e cinco anos e seu pai faleceu em 1988, aos quarenta e seis anos, o que o levou anos mais tarde a alistar-se na Marinha do Brasil para garantir sua sobrevivência e a continuação de seus estudos.[4]

Teatro e Marinha do Brasil[editar | editar código-fonte]

Em 1978, inscreve uma peça teatral de sua autoria no I FENAE (1º Festival de Artes Evangélicas, realizado em João Pessoa-PB). A peça, intitulada Ananias e Safira recebeu o troféu de 1º lugar. Nesse período, cria o GTE - Grupo Teatral Evangélico, sediado em Campina Grande.

Em 1980 ingressou no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha em Natal, Rio Grande do Norte[5].

Em 1982 foi transferido para o Rio de Janeiro, onde fixou residência definitiva.[6] No Rio, inicia seus estudos teóricos de música, estudando baixo elétrico com o Prof. Ronaldo Diamante (Copacabana) e se converte ao protestantismo batista.

Em 1983 criou o Grupo Teatral Evangélico do RJ e dirigiu uma peça intitulada O Intruso dos Nossos Natais, apresentada no Teatro Cacilda Becker (Catete) para um público predominantemente evangélico.

Em 1984 iniciou curso de Direito da Universidade Santa Úrsula, no Rio, o qual durou dois anos.

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

Em 1986, estimulado pelo prêmio recebido no I Festival Nacional de Música Sacra com a apresentação da música "Agora posso Crer", ingressa no grupo Altos Louvores[7] liderado por Edvaldo Novaes e grava com eles, pela gravadora Desperta Brasil, do Rio de Janeiro, o long-play intitulado Anseios, cuja faixa-título é uma bela canção de sua autoria. O grupo começa a dar certo e Sérgio Lopes interrompe a faculdade para se dedicar às atividades e viagens do grupo.

Em 1988 grava o terceiro Long-Play com o grupo (Altos Louvores - Vol III), que continha a música "Para onde vão as aves". Nesse mesmo ano, Sérgio Lopes recebe da Rádio Melodia o Troféu de Melhor Música, pela canção "Para onde vão as aves" composta ao violão.[carece de fontes?]

Em 1989, grava com o grupo mais um disco (Altos Louvores - Vol IV), que continha a música "Entre nós outra vez". Nesse mesmo ano, resolve retornar à faculdade e deixa definitivamente o grupo Altos Louvores, após uma participação de quatro anos.

Ao final desse mesmo ano, recebe o convite das gravadoras Desperta Brasil e Som & Louvores para voltar a gravar, desta vez em carreira solo. Decide então fechar seu primeiro contrato profissional com a Som & Louvores.

Em 1990 grava seu primeiro trabalho solo, intitulado Nossos Dias, produzido por Pedro Braconnot (banda Rebanhão), e lançado em circuito nacional com eventos realizados simultaneamente no Rio (teatro SUAM), Porto Alegre (estádio Gigantinho), Recife (Clube Português), Brasília (Clube Primavera, Taguatinga), Vitória (Espírito Santo) (Ginásio Pedro Álvares Cabral), Salvador (Teatro do ICEA), Belém-PA (Ginásio do SESI), Manaus (Louvor-Norte) e outras cidades, em uma turnê que se estendeu durante o primeiro semestre de 1990, que são executadas em todas as rádios FM evangélicas no Brasil[8], ajudando a tornar conhecidas as suas composições.

Em 1991 grava seu segundo trabalho, intitulado Libertação produzido por ele mesmo em parceria com o peruano Papi.[9]

Em 1992 grava seu terceiro trabalho, intitulado O Amigo, produzido por Pedro Braconnot.

Em 1993 grava seu quarto trabalho, intitulado Canaan. A produção do CD foi feita pela sua própria banda, composta pelos músicos Cizinho Felix (saxofone); Eli Miranda (guitarra); Davi Mendes (teclados); Cristian (bateria) e pelo próprio Sérgio Lopes, que na época era o baixista da banda.

Em 1994 grava seu quinto trabalho, intitulado Sonhos produzido por Melk Carvalhedo (SP).

Em 1995, deixa a Marinha para dedicar-se integralmente à música. Este ano foi especialmente marcado por muitas viagens pelo Brasil e participação nas programações de televisão nas Redes CNT e Record.

Em 1996 recebe o seu primeiro convite internacional, para participar em Miami, Estados Unidos na primeira quinzena de agosto, de um Congresso Anual das Igrejas Batistas Brasileiras, e em igrejas de várias cidades americanas, entre elas Boston, Dallas e Nova Iorque entre outras. .[carece de fontes?]

Em 1996 lança seu sexto trabalho, intitulado Vidas e Futuros, produzido por Ronald Fonseca, em um lançamento independente do seu selo próprio: Eklesia. Ainda no mesmo ano, lança sua primeira coletânea, intitulada Seleção de Ouro, pela Line Records.

Em 1997 Sérgio Lopes assina contrato para produção de dois trabalhos pela Line Records e lança seu sétimo CD, intitulado O Sétimo, produzido por Pedro Braconnot. Durante este ano, também realiza sua primeira viagem internacional para a Itália e Israel, neste último permanecendo em excursão durante dez dias, onde produziu dois videoclipes musicais para a Rede Record de Televisão.

No segundo semestre de 1998, Sérgio Lopes lança seu oitavo CD Noites e Momentos, pela Line Records, produzido por Tadeu Chuff.

Em 1999 lança pela Line Records o seu nono CD - A Fé, com produção de Tadeu Chuff e participação especial de Fernanda Brum na faixa "A Samaritana".

Em 2000 lança pela Line Records o seu primeiro CD em língua estrangeira, intitulado Cánticos para El Alma. Este é o décimo CD em sua carreira solo e o quarto e último de seu contrato com a Line Records.[10] Em agosto daquele ano, a Zekap Gospel lança em todo o Brasil o álbum Sérgio Lopes Ao Vivo. Este CD rendeu ao cantor segundo disco de ouro de sua carreira.[carece de fontes?]

Reconhecimento e turnê[editar | editar código-fonte]

Em 1998 recebe o Troféu Talento de "Música do Ano", pela canção "O Lamento de Israel", na cidade de Belo Horizonte-MG[11]. Ainda no mesmo ano, recebe um convite formal da Embaixada Internacional Cristã de Jerusalém para representar o Brasil na II Festa dos Tabernáculos - que comemorava também 50 anos de Israel - realizada em junho do mesmo ano no Canecão, Rio de Janeiro.

Ainda em 1998, recebe o primeiro disco de ouro de sua carreira, concedido pela Sonopress pela vendagem de 100.000 cópias do CD O Sétimo[12]. A entrega do prêmio foi divulgada nacionalmente pela televisão nos programas Gospel Line, apresentado por Nill e no programa de auditório do Raul Gil, Rede Record de Televisão.[carece de fontes?]

Em maio de 2001 realiza sua primeira viagem como cantor aos Estados Unidos, para ministrar na Igreja Batista do Calvário, em Summerville, Boston, e também em Framingham. Apresentado por um amigo baterista (Sidnei Amaro), Sérgio Lopes se apresenta no dia 3 de junho, um domingo, na Roxbury Presbyterian Church (Pr. Remington).

Carreira na gravadora Top Gospel[editar | editar código-fonte]

Ainda em 2001, assina com a gravadora Top Gospel, e grava o CD Yeshua: O Nome Hebraico de Jesus[13], recebendo disco de ouro três meses depois.[carece de fontes?] No mesmo ano, lança uma nova versão do seu site na internet e também assina um contrato de dois anos com cláusula condicional de mais dois com a Gravadora Top Gospel.

Em 2003 lança pela gravadora Top Gospel o CD Gálatas, produzido mais uma vez por Tadeu Chuff e contando com a brilhante participação do Pr. Paulo César do Grupo Logos.

Em 2004 lança o CD Apocalipse: Cartas às 7 Igrejas, seu terceiro trabalho pela gravadora Top Gospel, produzido por Vagner Santos. Em Setembro desse mesmo ano, sofre um acidente gravíssimo na Rodovia Rio-Teresópolis, fraturando várias costelas e sendo submetido a uma delicada cirurgia para retirada do baço, ficando durante 14 dias hospitalizad.o[14][15] Teve uma recuperação rápida e em dezembro do mesmo ano retoma sua agenda.

Em julho de 2005 Sérgio Lopes recebe dois discos de ouro da gravadora Top Gospel, pelos CDs Apocalipse (Abr/2004) e pelo até então recém lançado Lentilhas[16] (Maio de 2005), este último, tendo o mérito de ter sido o mais rápido disco de ouro de toda sua carreira, certificado em menos de três meses após o lançamento.[carece de fontes?] Nesse mesmo ano, Sérgio Lopes assina novo contrato com a gravadora Art Gospel, para a gravação de dois CDs e dois DVDs. O contrato duraria aproximadamente 4 anos.

No dia 15 de setembro de 2005, exatamente um ano após o acidente de 2004, Sérgio Lopes lança pela gravadora Art Gospel seu segundo CD/DVD ao vivo intitulado O Amor de Deus[17], gravado no Teatro Guararapes em Recife, Pernambuco, com a casa completamente lotada.[carece de fontes?] A produção musical ficou por conta de Vagner Santos com participação do saxofonista Marcos Bonfim, responsável pelos arranjos de metais.

Em 2007 lança o CD Getsêmani[18] No CD, participam os seus três filhos, Serginho (guitarra), Arthur (baixo) e Gabriel (bateria), que tocam na faixa "Dose Over", uma regravação do cantor da época em que estava no grupo Altos Louvores.

Em 2008 é o grande homenageado do ano no Troféu Talento em um evento realizado em São Paulo no Credicard Hall. No mesmo ano, lança pela Art Gospel o CD Bethesda com produção de Alcimar Rangel.

Em 2009 lança seu terceiro trabalho ao vivo, intitulado Sérgio Lopes Acústico.[19][20]

Retorno à Line Records[editar | editar código-fonte]

Em 2011, 11 anos depois de ter saído da Line Records, Sérgio Lopes retoma a parceria com a gravadora e lança o CD A Melhor Escolha, com produção musical de Marco Santos durante a ExpoCristã, maior feira de produtos e serviços cristãos da América Latina[21][22].

Sony Music[editar | editar código-fonte]

Em 17 de setembro de 2014, Sérgio firma parceria com a Sony Music e lança em outubro do mesmo ano o seu mais recente álbum, intitulado Coração Discípulo.[23]

Em 6 de dezembro de 2017, o cantor lançou o CD Somos.[24]

E em 19 de agosto de 2019, lança seu mais novo álbum, titulado com seu próprio nome Sergio Lopes, contendo 3 regravações em um ritmo novo e 5 faixas inéditas, lançando o seu single O Ateu carregando letras profundas e intimas no estilo clássica operática, juntamente com faixa Se Apenas Minha Fé Sobreviver no estilo Soft rock.[25]

Em 2021 de janeiro a junho lança 6 singles[26], acompanhados pelas plataformas incluído youtube: Adonai, No Barulho da Cidade, O Céu de Deus, Tudo Vem do Senhor[27]; no dia 14 de maio regrava a canção ''Lamento de Israel'' devido ao maior bombardeio de Israel contra Gaza e que deixou ao menos 139 mortes[28] , dia 30 de junho lança o single ''Meu Filho, Eu Te Avisei'', Sendo este o último do ano.

Em 28 de junho de 2022 lança o single "Anjos da Escada", lançando posteriormente o álbum com mesmo nome.[29].

Em dezembro de 2022 lança nas plataformas digitais a música "Soldado Ferido", composta durante os dias de recuperação.[30]

Em fevereiro de 2023 lança o single "ÉS MEU FAROL" e em abril do mesmo ano lança a música "SIMÃO CIRENEU".

Vida pessoal e área jurídica[editar | editar código-fonte]

Sergio Lopes sempre manteve uma vida pessoal discreta. Em 1988 casou-se com a pedagoga Simone de Meira Lima, com quem teve três filhos: Sergio Victor de Meira Lopes (1990), Arthur de Meira Lopes (1991) e Gabriel de Meira Lopes (1993). Divorciou-se litigiosamente em 2000. Em 2007 casou-se com a psicóloga Marceli Farias de Menezes, com quem teve duas filhas: Izabela de Menezes Lopes (2015) e Manuela de Menezes Lopes (2017).

Em 2013, conclui o curso de Direito e é aprovado no VIII Exame unificado da OAB, passando a exercer a advocacia. Inicia curso de pós-graduação em Direitos Autorais na PUC-RJ.

No dia 27 de junho de 2022 sofre um AVC Isquêmico e é levado às pressas para o hospital São José em Teresópolis e transferido para o Instituto do cérebro Dr. Paulo Niemeyer no Rio de Janeiro, onde foi internado para uma análise mais profunda. Recebeu alta hospitalar no dia 1 de julho, após 4 dias de internação..[31]

Discografia[editar | editar código-fonte]

com Altos Louvores[editar | editar código-fonte]

  • 1986 - Vol. 2 - Anseios
  • 1988 - Vol. 3 - Para Onde Vão As Aves
  • 1989 - Vol. 4 - Brilhante (Faixa-título de sua autoria)

Carreira solo[editar | editar código-fonte]

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

Videografia[editar | editar código-fonte]

Participações em outros projetos[editar | editar código-fonte]

Parcerias e Composições cedidas a outros artistas[editar | editar código-fonte]

Publicações[editar | editar código-fonte]

  • Cantores Evangélicos - O Sucesso e o Altar - Editora AlfalitBrasil/1997
  • O Observador da Vida - Poemas e Crônicas - Meira Lopes Editora/2005

Referências

  1. «SÉRGIO LOPES IDADE: revelada IDADE do cantor gospel que sofreu AVC isquêmico». TV Jornal. 30 de junho de 2022. Consultado em 22 de setembro de 2023 
  2. «Consulta Web - União Brasileira de Compositores». Consultado em 24 de fevereiro de 2020 
  3. Rádio Novo Tempo. «Sérgio Lopes, o poeta da música cristã, fala sobre sua história e estilo musical». Novo Tempo. Consultado em 3 de abril de 2013 
  4. Andréa Santos. «Biografia do cantor Sérgio Lopes». Jornal Livre. Consultado em 3 de abril de 2013 
  5. «Biografia Sérgio Lopes». Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Consultado em 8 de janeiro de 2013 
  6. Elvis Tavares. «Sérgio Lopes volta às origens nordestinas». Efrata Music. Consultado em 28 de abril de 2014 
  7. Programa Frequência Jovem. «Programa "Frequência Jovem" entrevista Sergio Lopes». Frequência Jovem. Consultado em 3 de abril de 2013. Arquivado do original em 10 de abril de 2012 
  8. Mix Gospel. «Entrevista com Sérgio Lopes». Portal Mix Gospel. Consultado em 3 de abril de 2013. Arquivado do original em 2 de março de 2014 
  9. Gospel no Divã. «Sérgio Lopes: Libertação». Gospel no Divã. Consultado em 3 de abril de 2013 
  10. «Dados artísticos - Sérgio Lopes». Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Consultado em 8 de janeiro de 2013 
  11. Gospel no Divã. «Sérgio Lopes - O Lamento de Israel». Gospel no Divã. Consultado em 3 de abril de 2013 
  12. Associação Brasileira de Produtores de Discos. «Certificação ABPD». ABPD. Consultado em 3 de abril de 2013. Arquivado do original em 9 de fevereiro de 2015 
  13. Georgeton Leal. «Análise do cd "Yeshua"». Portal Super Gospel. Consultado em 3 de abril de 2013 
  14. Gospel 10. «Artigo Sérgio Lopes». Redação Gospel 10. Consultado em 3 de abril de 2013 
  15. Gospel no Divã. «Entrevista com Sérgio Lopes». Gospel no Divã. Consultado em 3 de abril de 2013 
  16. Georgeton Leal. «Análise do cd "Lentilhas"». Portal Super Gospel. Consultado em 3 de abril de 2013 
  17. Georgeton Leal. «Análise do cd "O Amor de Deus"». Portal Super Gospel. Consultado em 3 de abril de 2013 
  18. Gospel +. «Lançamento do cd "Getsêmani" de Sérgio Lopes». Portal Gospel Mais. Consultado em 3 de abril de 2013 
  19. Gospel +. «Gravação do cd/dvd "Sérgio Lopes Acústico"». Portal Gospel Mais. Consultado em 3 de abril de 2013 
  20. Rafael Ramos. «Análise do cd "Sérgio Lopes Acústico"». Portal Super Gospel. Consultado em 3 de abril de 2013 
  21. Assessoria Line Records. «Line Records define atrações para cada dia de EXPOCRISTû. Portal Guia-me. Consultado em 24 de fevereiro de 2014 
  22. «Em entrevista Sérgio Lopes fala sobre sua carreira e a volta para a Line Records depois de 11 anos». Gospel Mais. 9 de setembro de 2011. Consultado em 22 de setembro de 2023 
  23. NewsGospel. «Sérgio Lopes prepara para lançar seu primeiro CD pela Sony Music». FM Novo Som. Consultado em 23 de outubro de 2014. Cópia arquivada em 23 de outubro de 2014 
  24. «Sérgio Lopes lança obra inédita - Somos». Portal Super Gospel. 7 de dezembro de 2017. Consultado em 22 de setembro de 2023 
  25. Abreu, Tiago (26 de agosto de 2019). «Sérgio Lopes lança novo álbum homônimo - confira o review». Super Gospel. Consultado em 29 de outubro de 2021. Cópia arquivada em 1 de março de 2021 
  26. «Sergio Lopes lança seu primeiro single de 2021 - Adonai». www.supergospel.com.br. Consultado em 30 de junho de 2022 
  27. «Sérgio Lopes lança novo single - Tudo Vem do Senhor». www.supergospel.com.br. Consultado em 30 de junho de 2022 
  28. «Em dia de maior bombardeio de Israel contra Gaza, conflito se espalha com mortos na Cisjordânia». Folha de S.Paulo. 14 de maio de 2021. Consultado em 30 de junho de 2022 
  29. «Anjos da Escada (Playback)». america.easybranches.com (em inglês). Consultado em 30 de junho de 2022 
  30. Prado, Emília (7 de julho de 2022). «RETORNO DE SÉRGIO LOPES: Cantor gospel que sofreu AVC sinaliza possível retorno aos palcos». TV Jornal. Consultado em 8 de julho de 2022 
  31. Freitas, Suzyanne (29 de junho de 2022). «URGENTE! Cantor gospel Sérgio Lopes sofre AVC isquêmico, e esposa pede oração; veja estado de saúde». TV Jornal. Consultado em 30 de junho de 2022 
  32. Supergospel. «Lenilton regrava sucessos que fez pro Novo Som ao lado de grandes nomes do Gospel nacional». Supergospel. Consultado em 15 de janeiro de 2013 
  33. Salvador de Sousa. «Contato Vital - A Marca». Arquivo Gospel. Consultado em 13 de junho de 2012. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  34. «Letras do cd "O Encontro" de Val Martins». oocities.org. Consultado em 6 de abril de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]