Síndrome de Churg-Strauss

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Síndrome de Churg-Strauss
Classificação e recursos externos
CID-10 M30.1
CID-9 446.4
DiseasesDB 2685
eMedicine med/2926
MeSH D015267
Star of life caution.svg Aviso médico

A síndrome de Churg-Strauss (também conhecida como granulomatose alérgica) é uma vasculite auto-imune de vasos sanguíneos médios e pequenos, que conduz à necrose. Costuma aparecer entre 30-40 anos.

Surge com uma fase prodrômica de rinite alérgica, polipose nasal que pode durar muito tempo, evoluindo para uma fase com aumento de eosinófilos onde afeta pulmões principalmente (começa como um tipo severo de asma), sistema gastrointestinal e nervos periféricos, mas também afeta o coração, pele e rins. Depois surge a fase vasculítica propriamente dita.

É uma doença rara que é não é herdada, nem transmissível e freqüentemente é mal diagnosticada. A síndrome de Churg-Strauss foi considerada um tipo de poliarterite nodosa uma vez devido às suas morfologias semelhantes.

Fazer uma diferenciação de granulomatose de Wegener pode ser difícil, entretanto o uso crescente de ANCA (anticorpo citoplásmico anti-neutrófilo) faz uma distinção, já que naquela há a presença de c- ANCA e nesta de p-ANCA.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.