Síndrome de Meckel-Gruber

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Síndrome de Meckel)

A síndrome de Meckel-Gruber (também conhecida como Síndrome de Meckel, Síndrome de Gruber, Dysencephalia Splanchnocystica) é uma desordem genética , uma doença rara e letal, ciliopática, caracterizada por displasia renal cística, malformações do sistema nervoso, polidactilia, defeitos de desenvolvimento hepático, e hipoplasia pulmonar, devido ao oligoidrâmnio. Nesta síndrome, o feto tem o sistema nervoso e o fígado bem comprometidos, fenda labio-palatina, anomalias nasais, língua lobulada, fenda de epiglote, dentes no período neonatal, o coração tem defeitos atriais ou ventriculares, estenose da válvula aórtica, dentre outras má formações. A síndrome de Meckel-Gruber recebe este nome em alusão a Johann Meckel e Georg Gruber.[1][2]

O feto tem expectativa de vida muito curta decorrente a tantos problemas de saúde

Julgado favorável a interrupção da gestação[editar | editar código-fonte]

Em 2007 o STJ através do julgamento favorável pelo ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, autorizou uma gestante do estado do Rio Grande do Sul a interromper a gestação por atestar através de laudos médicos que o feto possuía a síndrome de Meckel-Gruber, desta forma trazendo riscos de saúde e morte, inclusive para a própria gestante. Hoje no Brasil há um julgado do STF de 2012 que autoriza mulheres com gestação de fetos anencéfalos a realizarem a interrupção, sem a necessidade de autorização judicial. É possível que em breve se retome essa discussão pelos magistrados, expandindo a decisão para outras patologias em fetos.

Referências

  1. J. F. Meckel. Beschreibung zweier durch sehr ähnliche Bildungsabweichungen entstellter Geschwister. Deutsches Archiv für Physiologie, 1822, 7: 99–172.
  2. G. B. Gruber. Beiträge zur Frage "gekoppelter" Missbildungen (Akrocephalossyndactylie und Dysencephalia splancnocystica. Beitr path Anat, 1934, 93: 459–476.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.bago.com.bo/sbp/revista_ped/Vol43_1/imagenes/Holoprosencefalia%25201.JPG&imgrefurl=http://www.bago.com.bo/sbp/revista_ped/Vol43_1/html/holoprosencefalia.html&usg=__R0WfXFG9VF0o4uvPSxxFgfqkVP0=&h=256&w=227&sz=14&hl=pt-BR&start=115&tbnid=2n5MdNVIX58d3M:&tbnh=111&tbnw=98&prev=/images%3Fq%3DS%25C3%25ADndrome%2Bde%2BMeckel-Gruber%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26start%3D100  Em falta ou vazio |título= (ajuda)

Ícone de esboço Este artigo sobre medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.