Sótão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Sótão de uma casa em Berlim, Alemanha

O sótão é o último andar de um edifício, com difícil entrada, e que normalmente é utilizado para a caixa d'água e como armazém.

Trata-se de uma divisão que surge dos desníveis do telhado no último pavimento de uma construção. Por norma, trata-se de um espaço de difícil acesso e, por isso, aproveitado para acomodar diversos equipamentos de manutenção e de conforto da habitação (p. ex. caixa - d'água, sistemas de climatização, acumuladores fotovoltaicos) ou como área de armazenamento.

Como o sótão costuma ser de baixa altura e de difícil acesso, costuma virar um lugar empoeirado, o que o caracteriza como um lugar propício para o crescimento de ratos e baratas.

Em alguns países, de clima frio, onde os telhados são mais inclinados, costuma-se reutilizar esse espaço do sótão, como quarto de hóspedes.

Alguns modelos de casas possuem as mansardas, que são aberturas no telhado, para iluminação natural.

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.