Sônia Ribeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sonia Ribeiro
Nome completo Neyde Mocarzel Blota Junior
Nascimento 20 de março de 1930
São Paulo, São Paulo
 Brasil
Morte 26 de junho de 1987 (57 anos)
São Paulo
Nacionalidade Brasil brasileira
Ocupação apresentadora, atriz e produtora de rádio e televisão

Neyde Mocarzel Blota Junior, de nome artístico Sonia Ribeiro (São Paulo, 20 de março de 193026 de junho de 1987) foi uma apresentadora, atriz e produtora de rádio e televisão.

Sônia Ribeiro começou com radioatriz no Teatro de Manuel Durães, levada por Octávio Gabus Mendes. Aos dezesseis anos, casou-se com Blota Junior e, com ele, foi morar nos Estados Unidos em 1946. Lá, Sônia engravidou de seu primeiro filho, José Blota Neto, mas quando a criança estava por nascer, resolveram voltar para o Brasil.

Sônia produziu e apresentou inúmeros programas na Rádio Record, incluindo Só para mulheres e O Clube abre às cinco. Mais tarde, na TV Record, comandou Sábado com você, Gente's, Esta noite à meia noite, Fim de noite, Encontro com Sônia Ribeiro, entre outros.

Junto com Blota Junior, foi a apresentadora oficial do Troféu Roquette Pinto,[1] do Show do Dia 7, do Troféu Chico Viola, do Prêmio Molière e dos festivais de música popular brasileira da TV Record.[2][3]

Foi presidente da Sociedade Pestalozzi de São Paulo, nos anos sessenta. Como atriz de televisão, atuou na Família Trapo e em outras duas séries: Seu único pecado (1969) e Os fidalgos da casa mourisca (1972).[3]

Do seu casamento com Blota Junior teve três filhos e oito netos. Foi acometida por um câncer de esôfago, vindo a falecer no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.