Sônia Saturnino Braga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sônia Saturnino Braga
Nascimento 14 de dezembro de 1950
São Paulo
Cidadania Brasil
Alma mater
Ocupação socióloga, política

Sônia Maria Saturnino Braga Santos (Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 1950) é uma professora universitária, bacharel em Ciências Sociais - UFF (Universidade Federal Fluminense), feminista e política brasileira.

Foi a primeira mulher eleita vereadora pelo voto direto em Niterói em 1982, pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista) de Leonel Brizola.

Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (IHGN), é membro do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural de Niterói.

Teve participação efetiva em vários congressos de mulheres, inclusive com a defesa da tese A Inserção da Mulher na Política, durante o Primeiro Encontro Nacional de Mulheres do Brasil, em São Paulo.

Como vereadora foi a precursora de projetos voltados para o deficiente físico, como rampas de acesso, reserva do primeiro banco de ônibus e respaldo de concreto em volta dos orelhões, para evitar acidentes ao portador de deficiência visual.

Conseguiu trazer para Niterói a Delegacia de Mulheres.

Publicou o livro A história das mulheres em Niterói em 2006, onde resgata a memória das mulheres que fizeram história em Niterói, independente de terem nascido na cidade.