Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de SAEB)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de sistemas de avaliação do ensino brasileiro, desenvolvido e gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia do Ministério da Educação (MEC) e é baseado na Teoria Teoria da Resposta ao Item.

O SAEB é realizado de dois em dois anos por amostragem de alunos. O sistema é composto por dois processos, a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc).

A Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) produz informações a respeito da realidade educacional por regiões brasileiras. É aplicada para os alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, da rede pública e particular. É uma avaliação amostral.

A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC) ou Prova Brasil, se diferencia da ANEB por focar nos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, por ser uma avaliação censitária e por ser aplicada apenas na rede pública.

A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) produz informações a respeito da realidade educacional por regiões brasileiras. É aplicada para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da rede pública avaliando a proficiência de português (leitura e escrita) e matemática. Ela ocorre a cada 2 anos, sendo que a ultima foi em 2016. Possui como objetivos específicos avaliar o nível de alfabetização dos alunos e produzir indicadores sobre as condições de oferta do ensino. Como objetivo geral, busca a melhoria da qualidade do ensino e a redução das desigualdades.

História[editar | editar código-fonte]

O Saeb foi criado em 1990 e realiza avaliações a cada dois anos desde 1995. Os levantamentos de dados abrangem uma amostra probabilística representativa dos 26 estados e do Distrito Federal. O sistema tem como objetivos aferir os conhecimentos e habilidades dos alunos, mediante aplicação de testes, com a finalidade de avaliar a qualidade do ensino ministrado; verificar os fatores contextuais e escolares que incidem na qualidade do ensino — condições infra-estruturais das unidades escolares; perfil do diretor e mecanismos de gestão escolar; perfil do professor e práticas pedagógicas adotadas; características socioculturais e hábitos de estudo dos alunos.[1]

Ícone de esboço Este artigo sobre Educação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf