SAKO

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
SAKO, Limited
Tipo Subsidiária
Indústria Defesa
Fundação Riihimäki, Finlândia, 1921
Produtos Armas de fogo, arma
Website oficial www.sako.fi

SAKO, Limited (Suojeluskuntain Ase- ja Konepaja Oy, Arma da Guarda Civil- e Trabalhos de Usinagem Ltd) é uma fabricante de arma de fogo Finlandesa localizado em Riihimäki. Agora é propriedade da holding company italiana de armas de fogo, Beretta Holding.

Origens[editar | editar código-fonte]

Em 1919, dois anos depois após a Finlândia declarar independência do Império russo, a Suojeluskuntain Yliesikunnan Asepaja ("Funcionários da Suprema Guarda Civil") abriu em uma antiga cervejaria Helsinki para reparar armas privadas e recondicionar fuzis militares russos para o serviço finlandês. A oficina de reparação de fuzis tornou-se financeiramente independente da guarda civil em 1921. A Suojeluskuntain Yliesikunnan Asepaja passou de Helsinki para uma fábrica de munições em Riihimäki em 1 de junho de 1927 e reorganizada como SAKO na década de 1930. Sako começou a exportar pistola cartucho para Suécia na década de 1930 e continuou a fabricação de cartuchos de submetralhadoras através da Segunda Guerra Mundial.[1] O fabricante de armas de fogo Tikkakoski, que possuía a marca Tikka, foi fundido a SAKO em 1983. A Valtion Kivääritehdas (VKT) abriu em Tourula, Jyväskylä em 1925 se tornou Uma parte de Valmet na década de 1950 e em 1987, Valmet e SAKO pertenceram ao estado em SAKO-VALMET, com propriedade dividida uniformemente entre Nokia e Valmet. Após várias mudanças organizacionais na propriedade do estado, o nome SAKO permaneceu para a empresa proprietária de armas e cartuchos de propriedade privada localizada nas cidades de Riihimäki e Jyväskylä (antiga fábrica da Valmet em Tourula, que foi encerrada mais tarde ). A empresa agora é de propriedade de Beretta Holdings.


Wiki letter w.svg
Por favor melhore este artigo ou secção, expandindo-o. Mais informação pode ser encontrada nos artigos correspondentes noutras línguas e também na página de discussão.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Meyer, Scott E. (2003). «The Sako Saga». National Rifle Association. American Rifleman. 151 (October): 65&66 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre SAKO