SBT Realidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2016).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
SBT Realidade
Informação geral
Formato Programa jornalístico
Gênero Jornalismo
Duração 60 minutos
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Paulo Nicolau
Apresentador(es) Ana Paula Padrão
Exibição
Emissora de televisão original SBT
Transmissão original 26 de março de 200727 de abril de 2009

SBT Realidade foi um programa de reportagens do SBT comandado pela jornalista Ana Paula Padrão, que estreou no dia 26 de março de 2007[1].

O programa exibia matérias sobre comportamento, cultura e turismo produzidas no Brasil e no exterior.

O programa[editar | editar código-fonte]

Vice-líder de audiência, o programa trazia documentários sobre diferentes assuntos produzidos pela equipe do SBT ou pelas produtoras associadas à emissora.

Na estreia, em 26 de março de 2007, o programa mostrou a "Sociedade Tuareg", e entrou no ar por volta das 23h30, logo após o programa da Hebe.

Em julho de 2007, o SBT Realidade passou a ser exibido às quartas-feiras às 23h30. Em abril de 2008 passa a ser transmitido às quintas-feiras, mas voltou para quarta-feira, após o SBT Repórter.

Em julho de 2008, o SBT Realidade passou a ser exibido às segundas-feiras logo após Pantanal. E em dezembro do mesmo ano, passou a ser exibido às segunda-feiras logo após Revelação as 23h50. A partir de abril de 2009 passou a ser transmitido as 23h15, após a telenovela Dona Beija, pois Revelação começava mais cedo as 21h45.

Com fim do contrato de Ana Paula Padrão, no último dia 30 de abril, que não foi renovado devido a falta de um novo acordo entre Silvio Santos e a jornalista, o programa foi cancelado. O último SBT Realidade foi ao ar no dia 27 de abril de 2009 com o tema "felicidade".

Uma curiosidade é que durante a despedida de Ana Paula na última exibição do programa, o plasma atrás dela mostrava o "The End", símbolo dos filmes americanos, enquanto ela falava: "Busque a sua felicidade sempre". Porém, não houve nenhum tipo de menção explícita de que aquela era a última edição do SBT Realidade.

O programa foi substituído pelo seriado "O Exterminador do Futuro" a partir de 4 de Maio. Ana Paula Padrão foi apresentar o Jornal da Record na Rede Record.

Apresentadora[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

O SBT Realidade sobre "Portugal", exibido em 21 de maio de 2007, foi premiado pela Comissão Europeia de Turismo na América Latina como o melhor programa de televisão sobre a Europa, em 2007. A repórter e apresentadora Ana Paula Padrão, a editora Beatriz Alessi e o cinegrafista Daniel Vergara viajaram a Portugal em abril, antecipando-se à comemoração dos duzentos anos da vinda da família real portuguesa para o Brasil. O programa reconstitui os dias que antecederam a viagem – quando toda a corte se transferiu para a remota capital da colônia nos trópicos, fugindo do avanço das tropas de Napoleão – e mostra o que ainda une os brasileiros à terra mãe, duzentos anos depois.

Referências

  1. «Ana Paula Padrão estréia novo programa no SBT em março». Estadão. 23 de novembro de 2006. Consultado em 27 de março de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]