SIC Comédia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
SIC Comédia
Sociedade Independente de Comunicação Comédia
Siccomedialogo.jpg
Tipo Canal de televisão por assinatura
País Portugal
Fundação 18 de outubro de 2004 (Portugal)
Extinção 31 de dezembro de 2006
Pertence a SIC
Proprietário Francisco Pinto Balsemão
Slogan Divirta-se
Cobertura Portugal

A SIC Comédia foi um canal temático da cadeia televisiva SIC, especialmente desenvolvido para a rede cabo/satélite, cujas emissões se iniciaram no dia 18 de outubro de 2004, terminando a 31 de dezembro de 2006.

Este canal surgiu em substituição do SIC Sempre Gold. As sitcoms que este último canal emitia transitaram para a SIC Comédia. Relativamente a outras sitcoms, cuja transmissão já tinha terminado nos canais SIC Radical e SIC Mulher, essas iniciaram a sua repetição na SIC Comédia. Além destas sitcoms, o canal também transmitia britcoms já emitidas noutros canais de televisão portugueses.

Algumas produções antigas da SIC ligadas ao humor foi também retransmitidas neste canal.[1]

Quanto a programação inédita em Portugal, o canal emitiu dois talk-shows norte-americanos, The Tonight Show with Jay Leno e Late Night with Conan O'Brien, e ainda emissões antigas do prestigiado Saturday Night Live, antes disponíveis apenas em canais de língua estrangeira e sem legendas em português (inicialmente no canal NBC Europe e posteriormente no CNBC Europe).[2]

A SIC Comédia contou também com as prestigiadas sitcoms 'Allo 'Allo!, ALF, Everybody Loves Raymond, Cheers, Frasier, Caroline in the City, Whoopi e Seinfeld, bem como algumas produções próprias.[3]

O fim[editar | editar código-fonte]

Foi anunciado no início de dezembro de 2006 que o canal SIC Comédia seria retirado da grelha da TV Cabo Portugal q 31 de Dezembro de 2006[4], surgindo prontamente uma petição online para a reconsideração desta decisão.

Apesar de assinada por mais de 3000 espectadores descontentes, a petição de nada serviu: à meia noite de 31 de dezembro de 2006 para 1 de janeiro de 2007 o canal deixou de emitir, tanto na TV Cabo como em todos os outros operadores. Everybody Loves Raymond foi a última série que o canal transmitiu. A programação humorística do canal pôde ser vista posteriormente na SIC Mulher, na SIC Radical e também noutros canais por cabo (como o +TVI e a RTP Memória).

Referências