STS-28

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
STS-28
Sts-28-patch.png
Informações da missão
Operadora NASA
Ônibus espacial Columbia
Astronautas Brewster Shaw
Richard Richards
James Adamson
David Leestma
Mark Brown
Base de lançamento Plataforma 39B, Centro
Espacial John F. Kennedy
Lançamento 8 de agosto de 1989
12h37min00s UTC
Cabo Canaveral, Flórida,
Estados Unidos
Aterrissagem 13 de agosto de 1989
13h37min08s UTC
Base Aérea de Edwards,
Califórnia, Estados Unidos
Órbitas 81
Duração 5 dias, 1 hora,
8 segundos
Altitude orbital 306 quilômetros
Inclinação orbital 57 graus
Distância percorrida 3,4 milhões de
quilômetros
Imagem da tripulação
Richards, Brown, Shaw, Adamson e Leestma
Richards, Brown, Shaw, Adamson e Leestma
Navegação
STS-30
STS-34

STS-28 foi uma missão do ônibus espacial Columbia, realizada em agosto de 1989 para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.[1][2][3]

Tripulação[editar | editar código-fonte]

[1][2][3]

Hora de acordar[editar | editar código-fonte]

Nessa missão não foi possível se ouvir música, pois os receptores de antenas do ônibus espacial ficaram danificados por causa de um impacto de um micrometeorito o que fez os sistemas via satélite onde as músicas eram ouvidas ficarem em constantes reparos na Terra.

Principais fatos[editar | editar código-fonte]

[1][2][3]

Esta foi a quarta missão dedicada ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos, e o primeiro voo do Columbia desde a missão STS-61-C. Devido à natureza desta missão, os detalhes são classificados. Acredita-se que foram lançados dois satélites, possivelmente incluindo uma segunda geração do Satellite Data System relay.

Foi reportado que a STS-28 também lançou o satélite de reconhecimento de imagem Advanced KH-11 que utilizava um sistema de imagens totalmente digital para o retorno das imagens. O satélite foi colocado numa órbita baixa com uma elevada inclinação em relação ao equador para permitir a cobertura da maior parte da superfície terrestre. A série KH-11 pe um satélite digital de reconhecimento de imagem com sensores visuais e infravermelhos.

O ônibus espacialColumbia, o primeiro veículo espacial reutilizável na frota da NASA, foi lançado da Plataforma B, do complexo de lançamento 39, no Centro Espacial John F. Kennedy, em 8 de Agosto de 1989. O momento do lançamento foi às 8:37 a.m. EDT. Este era o trigésimo voo de um vaivém espacial, e o primeiro voo do Columbia recondicionado desde a STS-61-C em 12 de Janeiro de 1986. A aterragem ocorreu na Base Aérea de Edwards às 9:37 p.m. EDT. A missão teve a duração de 5 dias e 1 hora.

Durante o voo, o grupo desligou um propulsor no sistema de controle de reação (RCS) devido às indicações de existência de uma fenda. Além disso, um aquecedor RCS apresentou um erro de funcionamento.

A análise pós-voo da STS-28 descobriu um aquecimento anormal do Sistema de Proteção Térmica (TPS) durante a reentrada. Um relatório detalhado [1] identificou como provável causa uma fenda que se projectava na entrada de combustível. Este material é o mesmo material que foi removido durante uma caminhada no espaço no retorno da STS-114 em 2005.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c Mark Wade. «STS-28». Encyclopedia Astronautica. Consultado em 24 de julho de 2019 
  2. a b c Joachim Becker e Heinz Janssen (1 de janeiro de 2019). «STS-28». SPACEFACTS. Consultado em 24 de julho de 2019 
  3. a b c «STS-28». NASA. Consultado em 24 de julho de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
STS-30
Programa de Ônibus espaciais
Sucedido por
STS-34