Sociedade União 1.º Dezembro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de SU 1º Dezembro)
1º Dezembro
Nome Sociedade União 1° Dezembro
Alcunhas Guerreiros de Sintra
Fundação 01 de dezembro de 1880 (143 anos)
Rio de Mouro, Sintra
Estádio Estádio Conde de Sucena
Capacidade 1.000
Localização São Pedro de Penaferrim, Sintra
Portugal Portugal
Presidente José Francisco Gomes
Treinador(a) Bruno Álvares
Competição Campeonato de Portugal
Website http://www.1dezembro.com/
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

A Sociedade União 1º Dezembro é um clube português, localizado na vila de Sintra, distrito de Lisboa. A equipa disputa os seus jogos caseiros no Campo Conde Sucena.

História[editar | editar código-fonte]

A Sociedade Filarmónica União 1º Dezembro foi fundada no dia 1 de Dezembro de 1880, sob foral de D. Carlos, Rei de Portugal, tendo como cor da bandeira o azul, símbolo marcante da monarquia. Os objectivos da Sociedade, à data da sua constituição, eram os de se dedicar à instrução e ao recreio: música, bailes, récitas e outras distracções.

De notar que até 1920 a Sociedade Filarmónica União 1º Dezembro tinha uma magnífica banda de música, designada por Real Filarmónica da Sociedade União 1º Dezembro, que abrilhantava os bailes da Sociedade. Mas mudaram-se os tempos e mudaram-se as vontades. Os “Papos Secos”, assim se designavam os associados do clube, resolveram extinguir a Filarmónica, ficando somente com um pequeno grupo musical.

Sociedade União 1.º Dezembro

Por volta do ano de 1933, um grupo de jovens denominado de “Os Terríveis”, que se dedicava à prática de vários desportos, como Ténis de Mesa, Ciclismo e Futebol, debatia-se com grandes dificuldades financeiras para manter a sua secção desportiva.​

Em meados de 1935, a direcção propôs a sua integração na Sociedade com a criação de uma secção desportiva que,  desde logo, obteve assinaláveis êxitos. Resultante da referida fusão e dada a necessidade de expandir a actividade desportiva, o então Conde de Sucena doou, naquele mesmo ano, os terrenos onde está o nosso Parque de Jogos do 1º Dezembro.

No futebol sénior masculino são de realçar os resultados desportivos obtidos em 2002, com a conquista da Taça da Associação de Futebol de Lisboa.

No ano seguinte, o Clube subiu à 3ª Divisão Nacional e atingiu a quarta eliminatória da Taça de Portugal, considerado o melhor resultado de sempre a nível da região de Sintra, tendo sido eliminado pelo Sporting Clube de Portugal. No futebol sénior feminino, foram inúmeros os títulos conquistados pelas atletas do clube, tendo a equipa dominado por completo o panorama futebolístico nacional na última década e meia.

Futebol feminino[editar | editar código-fonte]

A equipa de futebol feminino jogou no Campeonato Nacional e dominou a primeira década do século XXI. Após o primeiro título no campeonato nacional de 1999-2000, a equipa venceu sempre o principal campeonato desde a época de 2001-02 até 2011-2012, com um total impressionante de 11 título consecutivos. Os 12 títulos são recorde em Portugal. No final da época 2013-2014, a equipa feminina de futebol foi dissolvida devido a problemas económicos [1].

1º Dezembro Futebol SAD[editar | editar código-fonte]

O histórico clube de Sintra constitui a sua SAD a 27 Julho de 2018. Estudámos os modelos de SAD em Portugal e criamos um modelo especificamente pensado para o 1º Dezembro, para a realidade de um clube que só tem futebol. Não olha apenas para a sua 1º equipa, mas para o desenvolvimento integrado de todos os escalões de formação. No 1º Dezembro não existe a separação entre a SAD e o clube. Apesar de serem duas entidadedistintas, a gestão passa a ser feita pela SAD, através de uma estrutura profissional, com 3 áreas de intervenção identificadas: Futebol Profissional, Academia Nacional e Programas Internacionais, suportadas pelas áreas Financeira, Marketing e Comunicação.

Marca do equipamento e Parceiros[editar | editar código-fonte]

A equipa de futebol utiliza equipamento da marca Adidas e tem como parceiros a Casa da Piriquita, Hamburgaria do Campo e a Casa do Preto.

Referências

  1. The end of women's team accessed by 14 March 2019
Bandeira de PortugalSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol portugueses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.