SV Blau-Weiss Berlin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
SV Blau-Weiss Berlin
Nome SV Blau-Weiss Berlin
Fundação 27 de julho de 1927 (96 anos)
Estádio Sportplatz an der Rathausstraße
Capacidade 1.000
Presidente Michael Meister
Treinador(a) Marco Gebhardt
Competição Oberliga NOFV Nord (V)
Website http://www.svblauweiss.de/
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Sportliche Vereinigung Blau-Weiß 1890 e. V. é uma agremiação esportiva alemã, fundada a 27 de julho de 1927, e sediada em Mariendorf, distrito de Berlin.

História[editar | editar código-fonte]

Berliner FC Vorwärts.

A cronologia compreende o histórico do SpVgg Blau-Weiss 90 Berlin, falido em 1992, e nascido em 1927 da fusão entre Berliner FC Vorwärts 1890, criado em novembro de 1890, e Berliner Thor- und Fussball Club Union 1892, o BTuFC Union, nascido em junho de 1892.

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Os dois clubes predecessores, junto a outras 85 sociedades, foram os membros fundadores da Deutscher Fussball Bund (DFB), em Leipzig em 1900. O Vorwärts venceu o campeonato regional em 1902, 1903 e 1921. No último ano de conquista a equipe enviou quatro jogadores à Seleção Alemã e perdeu a final do campeonato nacional para o FC Nuremberg por 5 a 0. O Union venceu o título nacional do Campeonato Alemão, em 1905, batendo na final, por 2 a 0, o Karlsruher FV.

Logo após a união das duas equipes, em 1927, a nova agremiação foi relegada da máxima divisão citadina. Na temporada seguinte um terceiro time, o Arminia 1906 Berlin se uniu ao Blau-Weiss que começou lentamente o caminho para a promoção à Oberliga Berlin-Brandenburg (I). Em 1933, após a reorganização do futebol alemão por parte do Regime Nazista, o Blau-Weiss foi relegado a disputar a Gauliga Berlin-Brandenburg (I).

A Segunda Guerra Mundial e o pós-guerra[editar | editar código-fonte]

Union Berlin.

O clube, em 1937, se classificou em último lugar e, portanto, foi rebaixado, mas na temporada 1938-1939 retornou prontamente à máxima divisão regional, ao vencê-la. O Blau-Weiss conquistou um outro título regional, em 1942, e terminou em terceiro lugar nos play-offs nacionais.

No fim da Segunda Guerra Mundial as autoridades aliadas ordenaram o fechamento de todas as associações, inclusive as esportivas. A sociedade foi sucessivamente recriada com o nome de SG Mariendorf e alguns anos depois foi dividida em três partes: SpVgg Blau-Weiss 90 Berlin, reconstituído em 1949, SC Krampe Berlin e SC Mariendorf. O Mariendorf militou na primeira divisão de 1946 a 1948. O Blau-Weiss reconquistou a primeira série, a Oberliga Berlin, em 1950, na qual conseguiu resultados de médio porte até sofrer o descenso em 1960. Após três temporadas na Amateurliga Berlin (II), culminadas com a vitória da divisão, em 1963, a companhia assegurou um lugar na Regionalliga Berlin (II), a noa série formada após a reforma do futebol alemão ocorrida naquele mesmo ano através da criação da Bundesliga.

As apresentações da equipe melhoraram no início da década de 1970 quando venceu o seu grupo da Regionalliga, em 1973, mas declinou nos play-offs de promoção. Na temporada 1973-1974, com a criação da Zweite Bundesliga, a Regionalliga foi dissolvida. O Tennis Borussia Berlin, primeiro classificado, foi promovido à Bundesliga, o Wacker 04 Berlin, segundo classificado, ganhou o acesso à Zweite Bundesliga, enquanto o Blau-Weiss foi rebaixado à Amateurliga Berlin (III).

Da Bundesliga à bancarrota[editar | editar código-fonte]

Em 1978, o clube retrocedeu à quarta divisão e nas cinco temporadas seguintes militou entre a terceira e a quarta divisão. Em 1984, a equipe retornou à Oberliga Berlin (III), vencendo a divisão, mas dessa vez conquistou o posto para militar na Zweite Bundesliga (II). Em 1986, surpreendeu a todos chegando em segundo lugar na segunda divisão, conquistando de fato um lugar na Bundesliga. Mas a diferença entre as outras equipes era muito grande, portanto, o clube terminou a temporada 1986-1987 no último lugar, com dezoito pontos. O Blau-Weiss jogou por cinco temporadas na 2. Bundesliga antes de declarar falência em 1992. O time foi rapidamente reconstituído com o nome de SV Blau-Weiss Berlin e foi relegado a atuar na mais baixa divisão da cidade de Berlin. De 1996 até hoje a equipe conquistou um acesso à sexta divisão, mas atualmente milita na sétima.

Títulos[editar | editar código-fonte]

BTuFC Union
  • Campeonato Alemão: 1905;
SpVgg Blau-Weiss Berlin
  • Gauliga Berlin-Brandenburg 2: 1939, 1942;

Ligações externas[editar | editar código-fonte]