Sa'dah (província)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização da província de Sa'dah, no Iêmen

Sa'dah ou Saada é uma província (mohafazah) do Iêmen, localizada ao norte do país, na fronteira com a Arábia Saudita. Segundo dados de 2004, a província tem uma população de 693.217 habitantes, cerca de 3,5% da população total do Iêmen. É uma das áreas mais inacessíveis da região, e está entre as mais pobres do país. Sua capital é a cidade de Sa'dah, também a maior cidade da província.

A província de Sa'dah é uma das poucas regiões do Iêmen habitadas preponderantemente por zaiditas, minoria religiosa do islã formada por antigos dissidentes do xiismo que se destacaram no final do século VIII, em razão de uma divergência teológica acerca da identidade do quinto imã.

Insurgência em Sa'dah[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Conflito de Sa'dah

Desde junho de 2004, conflitos violentos vêm ocorrendo na província de Sa'dah, causando a morte de centenas de pessoas e provocando deslocamentos populacionais. Estes conflitos se originaram a partir duma insurgência contra o governo do Iêmen, iniciada por um imã rebelde. A um cessar-fogo, negociado em junho de 2007, seguiu-se um acordo de paz em fevereiro de 2008. Em abril do mesmo ano, no entanto, o processo de paz estava correndo risco, à medida que cada lado do conflito acusava o outro de não implementar determinados aspectos contidos no acordo de paz. Alguns analistas sugerem que a renovação do conflito terá um impacto na situação humanitária na região.[1] Em maio de 2008, estimava-se que cerca de 77.000 pessoas haviam sido forçadas a abandonar suas casas como resultado do conflito.[2]

Em 2013, os hutis, rebeldes zaiditas, encontravam-se firmemente entrincheirados em na província de Sa'dah e ativos em várias províncias vizinhas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. IRIN 2008, "IÊMEN: Acordo de paz à beira do colapso?", IRIN, 20 de abril. Visitado em 28 de abril de 2008. (em inglês)
  2. IRIN 2008, "IÊMEN: Líder rebelde convoca a ajuda internacional", IRIN, 6 de maio. Visitado em 6 de maio de 2008. (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Iémen é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.