Sabiha Gökçen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Sabiha Gökçen em 1938

Sabiha Gökçen (Bursa, 22 de março de 1913Ancara, 22 de março de 2001) foi a primeira mulher piloto de combate o mundo e a primeira aviadora turca feminina, com 23 anos. Foi adotada por Atatürk (fundador e primeiro presidente da República da Turquia) durante sua viagem a Bursa em 1925 e foi levada para Ancara. Logo após a introdução da Lei do sobrenome, Atatürk deu-lhe o nome de família Gökçen em 19 de dezembro de 1934. Gök significa céu em turco e Gökçen significa "pertencente ou relativo ao céu '.

No entanto, ela não era uma aviadora na época, apenas seis meses depois de adotada que Sabiha desenvolveu uma paixão por voar. Ela completou sua educação na escola primária de Cankaya e no Colégio Feminino de Uskudar. Em 1935, ela foi matriculada em "Turk Kusu" Escola de Aviação Civil de Aviação da Liga turca.

Ela foi enviada para a Rússia, juntamente com sete alunos do sexo masculino para treinamento avançado em voo livre; e, posteriormente, matriculou-se na Academia de Aviação Militar em Eskisehir em 1936. Sabiha Gökçen também recebeu treinamento em Eskisehir, e voou aviões de combate e bombardeiros. Em 1937, foi presenteada com Murassa uma medalha de gratificação pela Aeronáutica Federação Turca em uma cerimônia com a presença do Presidente, o Primeiro-Ministro e do Comandante das Forças Armadas turcas. No mesmo ano, ela também recebeu o crachá de aviação militar.

Sabiha Gökçen, torna-se um piloto depois de assistir à Escola de Pilotagem em 1935. Visitando países dos Balcãs como funcionária, em Atenas, Sabiha Gökçen ficou como Instrutora Chefe em Türkkuþu até 1955. Em 1938, ela voou em torno dos países dos Balcãs com grande sucesso.

Mais tarde, foi nomeada chefe instrutora em Aviação do Campeonato Turco "Turk Kusu" onde atuou até 1955 e mais tarde tornou-se membro da diretoria da associação. Ela voou ao redor do mundo por um período de 28 anos até 1964.

Em 1953 e 1959, ela foi convidada para os Estados Unidos e durante suas visitas promovendo mulheres públicas e mulheres turcas.

Sabiha mesma foi selecionada como a única mulher piloto para um cartaz de "Os 20 Grandes Aviadores da História", publicado pela USAF - United States Air Force - em 1996.

Sua última pilotagem em um avião, um Falcon 2000, com Daniel Acton, quando ela tinha 88 anos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sabiha Gökçen


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.