Sabonete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Sabão. (desde novembro de 2015)
Se discorda, discuta sobre esta fusão aqui.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Sabonete (desambiguação).
Sabonete de banho

O sabonete ou sabão são utilizados para a higiene pessoal e lavar determinados objetos. São encontrados em tabletes, em pó ou em cremes. Em sentido restrito, existe uma grande diferença entre sabão, um detergente e um sabonete.

O sabão geralmente é o resultado da reação química entre uma base (geralmente hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio) e algum óleo natural. Esta reação é denominada saponificação. O ácido graxo pode ser de origens vegetal ou animal.

O sabão ou sabonete é solúvel em água e, por suas propriedades detergentes, é usado para lavar. Os sabonetes podem ter uma origem industrial ou artesanal, os sabonetes artesanais, consistem naqueles que são produzidos sem a utilização de máquinas.

O mais comum de todos é o sabão de sódio. O que é praticamente neutro, que contém glicerina, óleos, perfumes e corantes, é o sabonete.

Há também o sabão de lavandaria, usado para lavar roupas, o sabão Azul e Branco é o tradicional sabão português utilizado na lavagem de roupas.

Existem sabonetes líquidos, com variadas viscosidades, até o chamado gel para banho, normalmente formulados a base de surfactantes como o dodecil sulfato de sódio.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Sabonete