Salatiel (anjo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Saeltiel)
 Nota: ""Selatiel"" redireciona para este artigo. Para o personagem bíblico de mesmo nome, veja Selatiel. Para outros significados, veja Salatiel.
Arcanjos ortodoxos
Conselho Angelical. Ícone ortodoxo com os sete arcanjos tradicionais da Ortodoxia

Miguel
Gabriel
Rafael
Fanuel
Uriel
Jegudiel
Salatiel
Jeremiel
Baraquiel


Salatiel e Herodião de Patras

Salatiel (em hebraico: שאלתיאל, Oração a Deus, Salatiel) ou São Salatiel é um dos sete arcanjos ortodoxos que têm a sua aceita pela Igreja Ortodoxa (em russo: Архангел Селафиил, Arcangel Sielafiil, Arcanjo Salatiel). Ele é relatado por estar sempre orando a Deus e orando pelo bem, salvação e saúde das pessoas em Terra. Salatiel não é relatado na Bíblia ou qualquer livro canônico, mas é relatado no Terceiro livro de Esdras ou Esdras III, um livro apócrifo:

Segundo a crença ortodoxa Salatiel seria o Anjo do Senhor não identificado que apareceu a Agar quando esta estava vagando triste pelo deserto e orou ao Senhor, Salatiel então lhe aparece:

O bispo da Igreja Ortodoxa Dom Inocêncio de Kherson escreve: "E o Senhor nos deu uma cara de anjos orando, com o seu líder Salatiel para limpar o sopro de sua boca e aquecer nossos corações para a oração legal, eles podem nos ensinar quando e como orar, para oferecer a maioria de nossas ofertas para o trono da graça. Quando vocês vêm meus irmãos, um ícone do arcanjo, de pé em uma posição de oração, com os olhos abaixados e com as mãos reverentemente ligados ao peito, você deve saber que é Salatiel".[1]

Salatiel é sempre representado em pinturas com olhar e expressão facial serena, além de ter as duas mãos cruzadas sobre o peito e prostrado, rezando.[2] Devido ao complexo alfabeto hebraico que é consonantal e que utiliza dígrafos para criar sons de vogais e dificuldades em traduções existem vários variantes do nome e também é chamado de Salatiel, Selatiel, Selafiel entre vários outros nomes derivados.

Referências

  1. Иннокентий Херсонский. Седмь Архангелов Божиих, М., 1996. С. 11-12(Dom Inocêncio de Kherson. Os sete arcanjos do Senhor)
  2. Академик В. Д. Фартусов, Москва, Синод. Тип., 1910, стр. 226—227(Acadêmico VD Fartusov, Moscou, o sínodo).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.