Saia Justa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saia Justa
Saia Justa
Informação geral
Formato talk show
Duração 60 minutos
Criador(es) Suzana Villas Boas
País de origem  Brasil
Idioma original português
Temporadas 22
Produção
Diretor(es) Patricia Rubano
Roteirista(s) Elizabeth Ritto
Apresentador(es) Astrid Fontenelle
Larissa Luz
Bela Gil
Gabriela Prioli
Exibição
Emissora original GNT
Transmissão original 17 de abril de 2002 – presente

Saia Justa é um programa de televisão exibido no canal por assinatura brasileiro GNT desde 2002, sendo originalmente apresentado por Fernanda Young, Mônica Waldvogel, Marisa Orth e Rita Lee. Atualmente é apresentado por Astrid Fontenelle, Larissa Luz, Bela Gil e Gabriela Prioli.

História[editar | editar código-fonte]

O Saia Justa estreou no GNT no dia 17 de abril de 2002 e, desde então, é um dos programas de maior audiência do canal. Ancorado pela jornalista Mônica Waldvogel, a primeira formação contou com as participações da cantora e compositora Rita Lee, da atriz Marisa Orth e da escritora Fernanda Young. Em 19 de maio de 2004, Rita Lee se despediu do programa na edição especial de número 100. Depois de um período recebendo convidados especiais diferentes a cada semana, a cantora e compositora Marina Lima somou-se ao grupo em agosto do mesmo ano. A formação permaneceu até o final da temporada 2004.

Em maio de 2005, o programa estreou nova temporada tendo Mônica Waldvogel com a filósofa e escritora Márcia Tiburi e as atrizes Betty Lago e Luana Piovani, incluindo também novo cenário e quadros inéditos. Luana deixou o programa em maio de 2006. Em agosto do mesmo ano, estreia a nova formação com Mônica Waldvogel, Márcia Tiburi e Betty Lago ganhando a companhia da atriz Maitê Proença e da cantora Ana Carolina. No fim de janeiro de 2007 Ana Carolina foi substituída por Soninha Francine, vereadora de São Paulo, jornalista - com passagem pela TV Cultura - e ex-VJ da MTV Brasil. Porém, por questões relacionadas à vida política, Soninha deixou a atração em janeiro de 2008.

As apresentadoras Márcia Tiburi, Betty Lago, Maitê Proença e a âncora Mônica Waldvogel continuaram a apresentar o programa até maio de 2010, quando surgiram rumores que o elenco não estava mais se dando bem. Durante essa formação, o programa foi alvo de uma polêmica na mídia portuguesa devido ao fato de ter divulgado um vídeo em que Maitê Proença ridiculariza os portugueses, cometendo diversas gafes sobre a história de Portugal e chegando mesmo a cuspir numa fonte do Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa.[1] Todos os vídeos originais foram retirados da Internet pela Globosat, que alegou direitos autorais sobre eles, mas os portugueses conseguiram submeter à SIC o que havia passado em canal de lá.

Entre junho e novembro de 2010, o programa ficou temporariamente fora do ar, voltando em dezembro de 2010 ainda sob comando de Mônica Waldvogel, agora ao lado das novas "saias": a atriz Christine Fernandes e a escritora Teté Ribeiro. Desde então, o programa passou a contar também com um elenco masculino que se revezou durante o mês para sentar no sofá do Saia Justa: os atores Dan Stulbach e Eduardo Moscovis, o músico Leo Jaime e o jornalista Xico Sá. Christine deixou o programa por motivos de saúde familiar e foi substituída por Camila Morgado em abril de 2011. Com a saída da atriz Camila Morgado em maio de 2012 para as gravações de uma novela global, o programa ganhou uma nova integrante a partir de agosto de 2012, a atriz Maria Fernanda Cândido.

Na início de 2013, o GNT fez uma temporada especial, chamada Saia Justa de Verão, apresentada somente pelos homens que se revezaram ao longo da temporada.

No dia 6 de março de 2013, teve início a nova temporada do Saia Justa. Pela primeira vez, houve uma renovação completa no time das apresentadoras. Mônica Waldvogel, que fazia parte desde a primeira formação como âncora, deixa seu posto para a jornalista Astrid Fontenelle, ex-VJ da MTV. Completam o time: a jornalista Barbara Gancia e as atrizes Maria Ribeiro e Mônica Martelli. O programa é exibido às quartas-feiras, às 21h30, no GNT.

Mais uma vez, o quarteto formado por Dan Stulbach, Eduardo Moscovis, Leo Jaime e Xico Sá volta ao Saia Justa para a temporada de verão estreando em 1º de janeiro de 2014 enquanto as mulheres estão de férias. Em 5 de março de 2014, após férias, o mesmo quarteto da temporada passada volta para comandar o bate-papo do Saia Justa.

Em 21 de dezembro de 2016, o GNT anunciou a saída de Barbara Gancia e Maria Ribeiro do programa e do canal, com rumores de brigas entre as duas. Taís Araújo foi então confirmada como nova integrante do elenco, sendo a primeira mulher negra na posição de apresentadora do programa.[2] Sua entrada poderia ter sido uma tentativa de dar pluralidade e responder às críticas em relação ao público ao qual se dirige.[2] Em 10 de fevereiro de 2017, a emissora anunciou a cantora Pitty como nova integrante do programa .[3]

Em 20 de setembro, foi anunciado a saída de Taís Araújo, que ocorreu em 29 de novembro. Em 04 de outubro, foi anunciado que a substituta de Taís no programa seria a cantora Gaby Amarantos a partir de março de 2018.[4]A temporada também contou com participação temporária da jornalista Fernanda Gentil, que ficou até 27 de dezembro de 2017[5][6].No mês de janeiro e fevereiro de 2018, Maria Júlia Coutinho, Leilane Neubarth, Andreia Sadi e Ana Paula Araújo se revezaram no comando do programa.[7]

A partir de 30 de março de 2022, a atração passa a ser apresentada por Sabrina Sato, Luana Xavier e Larissa Luz, que se juntam a Astrid Fontenelle, a única a permanecer. Nesse mesmo dia, a atração ganhou novo cenário e novas dinâmicas.[8] Em 8 de março de 2023, Sabrina Sato e Luana Xavier deixaram o programa para se dedicarem a outros projetos. Em seus lugares entraram Gabriela Prioli e Bela Gil.[9]

Apresentação[editar | editar código-fonte]

Apresentadores Temporadas
2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023
Mônica Waldvogel
Fernanda Young
Marisa Orth
Rita Lee
Marina Lima
Márcia Tiburi
Betty Lago
Luana Piovani
Maitê Proença
Ana Carolina
Soninha Francine
Teté Ribeiro
Christine Fernandes
Camila Morgado
Maria Fernanda Cândido
Astrid Fontenelle
Mônica Martelli
Barbara Gancia
Maria Ribeiro
Pitty
Taís Araújo
Gaby Amarantos
Larissa Luz
Sabrina Sato
Luana Xavier
Bela Gil
Gabriela Prioli

Temporada de férias[editar | editar código-fonte]

Apresentadores Temporadas
2011 2012 2013 2014 2015
Dan Stulbach
Eduardo Moscovis
Leo Jaime
Xico Sá

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Qualidade Brasil - Melhor Programa da TV a cabo de 2006

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]