Saiki Kusuo no Psi-nan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saiki Kusuo no Psi-nan
斉木楠雄のΨ難
Saiki Kusuo no Sai-nan
Logotipo japonês da série
Informações gerais
Gêneros Comédia, Slice of life, Sobrenatural
Mangá
Escrito e ilustrado por Shūichi Asō
Editoração Shueisha
Revistas Weekly Shōnen Jump
Demografia Shōnen
Período de publicação 14 de maio de 2012 – 26 de fevereiro de 2018
Volumes 25
Anime
Produção TV Tokyo, Shueisha, Shogakukan Productions, Pony Canyon, Nippon Columbia, KlockWorx, Asmik Ace, Bandai Namco Entertainment, Toy's Factory, Dear Stage inc.
Direção Hiroaki Sakurai
Roteiro Michiko Yokote
Música Psychic Lover
Estúdio de animação J.C.Staff, EGG FIRM
Distribuição/
Licenciamento
Estados Unidos Funimation (1º e 2º temp.)

Mundial Netflix

Emissoras de televisão originais TV Tokyo, TVA, TVO
Período de exibição 4 de julho de 2016 30 de dezembro de 2019
Episódios 24 (120 segmentos) (Primeira Temporada)

26 (Segunda Temporada)
6 (Terceira Temporada)

Jogo
Saiki Kusuo no Psi Nan: Shijō Psi Dai no Psi Nan!?
Desenvolvimento Bandai Namco Studios
Distribuição/
Licenciamento
Bandai Namco Entertainment
Plataformas Nintendo 3DS
Data de lançamento Japão10 de novembro de 2016
Filme
Saiki Kusuo no Sai-nan - Live Action
Direção Yuichi Fukuda
Roteiro Yûichi Fukuda
Elenco principal
Distribuição/
Licenciamento
Sony Pictures Entertainment Japan
Estúdio de animação Columbia Pictures
Data de lançamento 21 de outubro de 2017
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá

Saiki Kusuo no Psi-nan, A vida desastrosa de Kusuo Saiki (斉木楠雄のΨ難 Saiki Kusuo no Sai-nan?) é uma série de mangá escrita e ilustrada por Shūichi Asō. A série passou a ser publicada na Weekly Shōnen Jump a partir de maio de 2012. Uma adaptação em anime criada pela J.C.Staff e EGG FIRM foi ao ar no dia 4 de julho de 2016. Uma segunda temporada do anime, também produzida pela J.C. Staff e e EGG FIRM, foi exibida entre 17 de janeiro de 2018 e 27 de junho de 2018. Um especial adaptando os capítulos finais do mangá em anime foi ao ar no dia 28 de dezembro de 2018. Um filme live-action foi produzido e lançado em 21 de outubro de 2017.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Kusuo Saiki é um estudante do ensino médio que nasceu com diversos poderes psíquicos como telepatia, psicocinese, teletransporte e outros. Apesar de possuir todos esses poderes, Saiki enfrenta diversas dificuldades e tenta evitar chamar atenção o máximo possível. A história segue Saiki enquanto ele tenta utilizar seus poderes de uma forma secreta para ter uma vida normal como estudante junto aos seus colegas da P.K. Academy.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Família Saiki[editar | editar código-fonte]

  • Kusuo Saiki (斉木 楠雄 Saiki Kusuo?)
Um estudante do ensino médio que nasceu com diversos poderes psíquicos. Devido ao crescimento de seus poderes, Saiki tem que usar duas antenas rosas na sua cabeça para limita-los(criadas por seu irmão). Ele tenta o máximo possível não chamar a atenção, inclusive utilizando os seus poderes para isso (como ler as mentes das pessoas para evitar confrontamentos). Ele usa um óculos verde o tempo todo, pois se alguém olhar diretamente em seus olhos a pessoa se transforma em pedra.
  • Kuniharu Saiki (斉木 國春 Saiki Kuniharu?)
O pai de Saiki, que, de tanto bajular seus superiores no serviço, acabou adquirindo um gosto por lamber sapatos.
  • Kurumi Saiki (斉木 久留美 Saiki Kurumi?)
A mãe de Saiki. Ela ama demais seu marido que a corresponde da mesma forma. Ela possui alergia a gatos.
  • Kūsuke Saiki (斉木 空助 Saiki Kūsuke?)
O irmão mais velho de Kusuo. Um super gênio que gosta de inventar novas máquinas e aparelhos. Ele é 2 anos mais velho que Kusuo. Ele sempre usa um "cancelador de telepatas" quando está perto de Kusuo, para que ele não consiga ler sua mente. Sempre está brigando com seu irmão mais novo para descobrir quem é o mais inteligente e habilidoso, contudo ele sempre acaba perdendo, não que isso fosse problema, pois ele, como masoquista, gosta de perder para o seu irmão.

Escola PK[editar | editar código-fonte]

  • Riki Nendo (燃堂 力 Nendō Riki?)

Um estudante grande e musculoso, com um penteado moicano, uma cicatriz no olho esquerdo e queixo duplo, Nendo é a única pessoa que Saiki não consegue ler sua mente, simplesmente porque ele é idiota.

  • Shun Kaido (海藤 瞬 Kaidō Shun?)

Um colega de classe, inteligente, com cabelos azuis claros e uma baixa resistência física, que se autodenomina "Asas Negras" (漆黒の翼 Shikkoku no Tsubasa?) em razão de ele ser Chūnibyō (Síndrome do 2º ano do Ensino Médio), achando que ele vive secretamente como um rebelde contra uma organização de conspiração maligna chamada "Ordem das Sombras" (Dark Reunion).

  • Kokomi Teruhashi (美橋心美 Teruhashi Kokomi?)

Uma garota bonita, de cabelos longos e azuis, ela tem admiração de todos os homens menos de Kusuo, Kokomi tenta de todas as formas conseguir a atenção de Saiki é com sua sorte, "concedida pelos Deuses", e beleza ela quer que ele diga "OH...!" (おっふ Offu!?).

  • Kineshi Hairo (灰呂 杵志 Hairo Kineshi?)

Kineshi tem cabelos ruivos e normalmente usa uma tira nasal, ele é o representante de classe de Saiki é um estudante excessivamente energético, esportista e está constantemente tentando motivar outras pessoas.

  • Aren Kuboyasu (窪谷須 亜蓮 Kuboyasu Aren?)

Um estudante transferido com óculos de armação retangular e cabelos roxos, Aren tenta deixar seu passado, de delinquência, para trás, sendo calmo mas ele se irrita sempre que vê algum tipo bullying com seus colegas ou com ele.

  • Chiyo Yumehara (夢原 知予 Yumehara Chiyo?)

Outra colega de Saiki, ela tem cabelos castanhos e curtos e usa um laço para prende-lo. Chiyo tem uma perspectiva romantizada sobre os relacionamentos, apesar de ter um histórico de más escolhas de namorados. Yumehara com suas tentativas de fazer um encontro, estilo comédia romântica, com Saiki, acaba se apaixonando por Shinoda Takeru, mas se separa porque que ele usa as mesmas frases e outros hábitos irritantes. Futuramente ele se torna amiga de Teruhashi, mas ambas suspeitam que elas tenham uma queda por Kusuo.

  • Chisato Mera (千里 良 千里 Mera Chisato?)

Um colega transferida que usa óculos e trabalha em vários empregos de meio-período para sobreviver e saciar sua fome descomunal.

  • Mikoto Aiura (相卜 命 Aiura Mikoto?)

Uma gyaru com cabelo loiro-limão, pele bronzeada e busto grandes que se transfere para a classe de Saiki. Ela é uma cartomante que pode ler o futuro e determinar a compatibilidade do amor de alguém, pode também ver a aura das pessoas, embora a aura de Saiki seja tão intensa que ela não possa ler a dele, nem a dos outros quando ele está por perto. Aiura se mudou para escola PK pra encontrar seu amor verdadeiro.

  • Reita Toritsuka (鳥束 零太 Toritsuka Reita?)

Um médium e a primeira pessoa fora da família Saiki que conhece os poderes de Kusuo, Reita tem a capacidade de ver e possuir espíritos, ele tem uma grande personalidade pervertida é utiliza seu poderes atrair garotas.

  • Touma Akechi (明智透真 Akechi Touma?)

Um aluno transferido com cabelo castanho claro em um corte de tigela, Akechi tem habilidades de observação muito afiadas, fala muito rápido e fica raciocinando em voz alta por minutos sem parar. Ele conheceu Kusuo na escola primária e desde então suspeitou de seus poderes.

  • Metori Saiko (才虎 芽斗吏 Saiko Metori?)

Um adolescente rico e presunçoso herdeiro do Conglomerado Saiko, ele se transfere para Escola PK, por causa da Teruhashi, mas ela recusa a oferta dele, a partir disso Metori tenta deixar as pessoas da escola com ciúmes de quão rico ele é.

Mídias[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

Começou a ser publicado na revista Weekly Shōnen Jump a partir do dia 14 de maio de 2012. O primeiro volume foi lançado no dia 4 de setembro de 2012.[1] O mangá chegou ao fim com 26 volumes e 276 capítulos no dia 26 de fevereiro de 2018.[2]

As Cartas de Zener são utilizadas na série para definição das turmas da escola PK.

Anime[editar | editar código-fonte]

Uma animação em Flash baseada no mangá foi lançada na Jump Live em 4 de agosto de 2013.[3]

Uma adaptação para televisão foi anunciada na 23ª edição de 2016 da revista Weekly Shōnen Jump. A animação foi produzida pela J.C.Staff e EGG FIRM, com a direção de Hiroaki Sakurai.[4] O anime foi ao ar no dia 4 de julho de 2016 na TV Tokyo, com um episódio a cada dia da semana e um episódio especial aos finais de semana contendo uma compilação da semana anterior. Um total de 120 episódios, juntos foram acumulados 24 episódios de 25 minutos cada, formando a primeira temporada.[5] O tema de abertura é "Seishun wa Zankoku janai" (青春は残酷じゃない?) por Natsuki Hanae , enquanto que o tema de encerramento é "Psi desu I LIKE YOU" (Ψです I LIKE YOU?) pela Denpagumi.inc, do 13º episodio em diante foram "Sai Psi Sai Kōchō!" (最Ψ最好調!?) também da Denpagumi.inc e "Kokoro" (こころ?) pelo Natsuki Hanae.[6]

A segunda temporada foi lançada em 16 de janeiro de 2018 com o mesmo elenco e direção da primeira temporada. A música-tema até os 12 primeiros episódios é "Rentopurizunā" (Ψレントプリズナー?) feita Saiki-kku Lovere e cantada pelo elenco Kamiya Hiroshi (Kusuo Saiki ), Daisuke Ono (Riki Nendou) , Nobunaga Shimazaki (Shun Kaidou) e o encerramento "Hakken-den" (Ψ発見伝!?) pela Denpagumi.inc, em diante a abertura foi "Oteage Psychics" (お手上げサイキクス?) da banda Shiggy Jr. o tema de encerramento é "Duet♡ Shite Kuda Ψ" (Duet♡してくだΨ?) escrita novamente pela Saiki-kku Lover e cantada pelo elenco Kamiya Hiroshi (Saiki), Kayano Ai (Kokomi Teruhashi), Kitamura Eri (Mikoto Aiura).[7]

O anime foi finalizado em 28 de dezembro de 2018 com um especial de dois episódios apelidado de "A vida desastrosa de Kusuo Saiki: conclusão" (斉木楠雄のΨ難 完結編 "Saiki Kusuo no Psi-nan: Kanketsu-hen"?), com as mesma abertura e encerramento da última metade da segunda temporada.[8]

Anunciado no AnimeJapan 2019 a Netflix produziu uma nova série, anime original para a franquia,[9] com mesmo elenco e equipe de produção, chamando "Capitulo: Ψ Reiniciar" (Chapter: Ψ Shidou?),[10] oficialmente, Saiki Kusuo no Psi-nan: Reativado, desta vez, será continuada a história, contando de como Kusuo reativou seu poderes, estreando no dia 30 de dezembro de 2019.[11] Tendo também uma dublagem em Português brasileiro e em outras línguas.

A série também é transmitida pela Funimation, que lançou seus episódios dublados em inglês desde de 7 de agosto de 2016.[12] No Brasil, o anime estreou no dia 1 de abril de 2018 na Netflix, com legendas.[13]

Jogos[editar | editar código-fonte]

Um jogo com o título Saiki Kusuo no Psi Nan: Shijō Psi Dai no Psi Nan!? foi anunciado na 32ª edição de 2016 da Weekly Shōnen Jump. O jogo está sendo desenvolvido pela Bandai Namco Studios e distribuído pela Bandai Namco Entertainment para o console portátil Nintendo 3DS.[14]

Kusuo também aparece como um personagem jogável no jogo de luta dos personagens da Jump J-Stars Victory VS lançado em 2014.[15] As versões americanas e europeias desse jogo marcam a primeira aparição de Saiki Kusuo no Psi-nan fora do Japão.

Filme[editar | editar código-fonte]

A adaptação cinematográfica, em live action, da série, dirigida e escrita por Yuichi Fukuda foi lançada, no Japão, no dia 21 de outubro de 2017.[16] O filme arrecadou US$ 8,6 milhões nas bilheterias japonesas.[17]

Referências

  1. 斉木楠雄のサイ難 19 (ジャンプコミックス) (em japonês). Shueisha 
  2. Walker_n_Warlock. «Mangá Saiki Kusuo no Psi Nan chega ao fim». Crunchyroll. Consultado em 7 de fevereiro de 2019 
  3. «Saiki Kusuo no Psi Nan Manga's Adaptation Is a Flash Anime» (em inglês). Anime News Network 
  4. «Saiki Kusuo no Psi Nan Manga Gets TV Anime in July» (em inglês). Anime News Network. 2 maio de 2016. Consultado em 2 de maio de 2016 
  5. «Saiki Kusuo no Psi Nan Anime's Main Visual, Premiere Dates Revealed». Anime News Network (em inglês). Consultado em 30 de maio de 2016 
  6. Saiki Kusuo no Ψ-nan, consultado em 8 de fevereiro de 2019 
  7. Saiki Kusuo no Ψ-nan 2, consultado em 8 de fevereiro de 2019 
  8. Bushido. «Final de Saiki Kusuo no Psi Nan ainda este ano! OtakuPT». Consultado em 6 de fevereiro de 2019 
  9. TI, Waio Soluções em (24 de março de 2019). «Saiki Kusuo no Psi Nan: Anime ganhará uma nova série pela Netflix » Anime Xis». Anime Xis. Consultado em 30 de maio de 2019 
  10. Bushido. «Novo Saiki Kusuo no Psi Nan na Netflix é Chapter: Restart | OtakuPT». Consultado em 18 de outubro de 2019 
  11. «Anime Saiki Kusuo no Psi-nan retorna à Netflix em dezembro». www.tecmundo.com.br. Consultado em 24 de outubro de 2019 
  12. «Funimation to Stream Cheer Boys!!, The Disastrous Life of Saiki K., Puzzle & Dragons X». Anime News Network (em inglês). Consultado em 11 de julho de 2016 
  13. Nielsen Souza (1 de abril de 2018). «Saiki Kusuo no Psi-nan: novo anime estreia na Netflix». ANMTV. Consultado em 9 de dezembro de 2018 
  14. «The Disastrous Life of Saiki K. Gets 3DS Game». Anime News Network (em inglês). Consultado em 10 de julho de 2016 
  15. «J-Stars Victory Vs. Game's 52 Characters Unveiled» (em inglês). Anime News Network 
  16. Inc, Natasha. «山崎賢人が「斉木楠雄のΨ難」で主演、監督は「銀魂」も手がける福田雄一». 映画ナタリー (em japonês). Consultado em 31 de outubro de 2019 
  17. «Psychic Kusuo». Box Office Mojo. Consultado em 31 de outubro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]