Saint Onii-san

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Saint Oniisan)
Ir para: navegação, pesquisa


Saint Onii-san
聖☆おにいさん
(Seinto Onī-san)
Gênero Comédia, Sátira, Slice of life
Mangá
Autor Hikaru Nakamura
Editora(s) Kodansha
Revista Morning 2
Data de publicação 2007
Volumes 8
Filme
Ano de lançamento 10 de maio de 2010
Diretor Noriko Takao
Estúdio A-1 Pictures
Roteiro Rika Nezu
Projeto Animangá  · Portal Animangá
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.

Saint Onii-san (聖☆おにいさん, Seinto Onī-san?), também conhecido Saint Young Men, é uma série de mangá escrita e ilustrada por Hikaru Nakamura. O mangá é publicado pela Kodansha na revista Morning 2 desde 2007, com os capítulos organizados em sete volumes tankōbon.[1] A série ainda conta com um filme de animação lançado em 2013.[2] [3]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Jesus Cristo e Sidarta Gautama, fundadores do cristianismo e do budismo, dividem um apartamento juntos em Tóquio enquanto passam uma temporada de férias na Terra. A comédia do anime é basicamente feita com piadas relacionados às duas religiões, e pelo fato dos dois protagonistas tentarem esconder suas identidades e compreender a sociedade japonesa moderna.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Jesus Cristo (イエス・キリスト, Iesu Kirisuto?)
Jesus é retratado como um "sei-jin" (聖人=homem santo) despreocupado, generoso e bem-humorado. Ele, diferente de Buda, que é muito severo na relação entre ele e seus seguidores, Jesus é bem amigável aos seus apóstolos, incluindo Judas, o que de certa forma, irrita Buda. Os habitantes do Paraíso são super-protetores com Jesus e às vezes interferem nas situações quando ouvem o choro de Jesus, mesmo se for apenas por causa de uma roda-gigante. Como uma figura divina, a cabeça de Jesus brilha com uma auréola quando ele faz ou diz algo virtuoso. Quando as emoções de Cristo estão em picos (geralmente quando ele acha algo engraçado ou se assusta), milagres acontecem inesperadamente. Na série, Jesus é um verdadeiro devoto de novelas e programas de drama e faz análises deles no seu blog.
Buda Gautama (ゴータマ・ブッダ, Gōtama Budda?)
Buda é um "sei-jin" calmo, racional e gentil, mas tem problemas quando é preciso gastar dinheiro. Quando as coisas apertam, Jesus sempre "salva" a situação com sua simplicidade, mas quando a natureza despreocupada de Jesus o impulsiona a comprar, isso realmente irrita Buda. Quando ele se irrita por causa das palhaçadas de Jesus, sua auréola começa a brilhar cada vez mais até que ele se acalme ou que alguém peça desculpas. Desde que Buda conheceu Ozamu Tezuka em uma lanchonete, ele se tornou seguidor de suas obras, principalmente a que fala sobre ele.
Animais
Animais de todos os tipos frequentemente aparecem para ajudar as duas figuras divinas com tudo o que os seus corpos são fisicamente capazes de fazer, como protegê-los da chuva e até sacrificar a eles mesmos para servir de comida.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Saint Onii-san recebeu em 2009, o prêmio de melhor obra curta de mangá do ano pela Tezuka Osamu Cultural Prize.[4] A série também foi a décima série de mangá mais vendida em 2009 de acordo com a Oricon, vendendo certa de 2,6 milhões de cópias.[5] Os volumes três e quatro da série estão entre os 25 mais bem vendidos de 2009.[6] Como resposta à sua popularidade, a revista se esgotou rapidamente nas bancas, e por isso, em maio de 2009, a Kodansha começou a disponibilizar a venda online[7]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. モーニング公式サイト - 『聖☆おにいさん』作品情報 (em japanese). Kodansha. Página visitada em 7 de março de 2010.
  2. Saint Young Men Comedy Manga Gets Anime Film. Anime News Network (2012-9-26). Página visitada em 2012-9-26.
  3. Saint Young Men Anime Film Slated for May 10. Anime News Network (2012-11-17). Página visitada em 2012-11-18.
  4. 13th Tezuka Osamu Cultural Prize Winners Announced (Updated). Anime News Network (19 de abril de 2009). Página visitada em 7 de março de 2010.
  5. 2009's Top-Selling Manga in Japan, by Series. Anime News Network (4 de dezembro de 2009). Página visitada em 7 March 2010.
  6. 2009 Japanese Comic Ranking, #1-25. Anime News Network (3 de dezembro de 2009). Página visitada em 7 de março de 2010.
  7. Morning 2 Mag Posted Online for Free on Shipping Date. Anime News Network (21 May 2009). Página visitada em 7 de março de 2010.

Links externos[editar | editar código-fonte]