Sal quaternário de amônio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cátion quaternário de amônio. Os radicais R podem ser o mesmo grupo ou grupos alquílicos diferentes. Além disso, quaisquer um dos Rs podem estar conectados entre si.

Os cátions quaternários de amônio são íons poliatômicos carregados positivamente e com a estrutura NR4+, sendo R qualquer radical alquila. Ao contrário do próprio íon amônio NH4+ e dos cátions amônio primário, secundário e terciário, os cátions quaternários de amônio ficam carregados eletricamente permanentemente, qualquer que seja o pH do meio. Os cátions quaternários de amônio são sintetizados através da alquilação completa da amônia ou outras aminas.

Os sais quaternários de amônio, sais de amônio quaternário ou compostos quaternários de amônio são sais de cátions quaternários de amônio com um ânion. São usados como desinfetantes, surfactantes, amaciantes de tecido, agentes antiestáticos (ex.: em xampus e condicionadores de cabelos) e catalisadores de transferência de fase. Nos amaciantes de roupa líquidos, são geralmente usados os sais de cloreto (exemplos: cloreto de cetil dimetil amônio) ou os de sulfato de metila.

Para saber sobre a síntese dos sais quaternários de amônio, ver aminas.