Sala Precisa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Sala Precisa (Brasil) / Sala das Necessidades (Portugal) é um dos aposentos da fictícia Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts da série britânica Harry Potter, escrita por J.K.Rowling.

Essa sala foi citada pela primeira vez no livro Harry Potter e o Cálice de Fogo por Dumbledore:

"- Ainda hoje de manhã, a caminho do banheiro, virei para o lado errado e me vi em um aposento de belas proporções que eu nunca vira antes. Quando voltei para investigá-lo mais de perto, descobri que o aposento desaparecera. Mas preciso ficar atento para reecontrá-lo. Talvez só apareça quando quem procura está com a bexiga cheia."

Harry poderia imaginar que Dumbledore lhe dera uma piscadela. (Pág. 331, versão brasileira).

Esta sala só aparece quando é realmente necessário. Ela se adapta ao que a pessoa precisa, formando o ambiente perfeito para situação. Para abri-la é nessário se concentrar em algo e passar por ela três vezes. Esta sala é sede do Grupo de alunos de Hogwarts, denominado Armada de Dumbledore no quinto livro. Ela nunca aparece no Mapa do Maroto; por isso, quando Harry Potter está seguindo Draco Malfoy e este desaparece, pede ajuda a Dobby e a Monstro, que descobrem que ele está na Sala Precisa. No último livro da série se descobre que nesta sala também estava escondido Diadema de Ravenclaw, que era uma das Horcruxes de Voldemort. Após a Horcruxes ser descoberta e Harry Potter junto com Rony Weasley e Hermione Granger salvarem Draco Malfoy, Vicente Crabbe e Gregório Goyle do Fogo Maldito, a sala pega fogo e todos os objetos dela são destruídos.